terça-feira, 30 de julho de 2013

A Ética Cristã Em Um Mundo Pós-Moderno




O tema proposto para esse breve texto certamente é assunto de obra literária, entretanto, não é de meu propósito estender o assunto em questão a tal nível de debate, apenas ilustrar uma realidade na qual todo cristão está inserido no momento.

PÓS-MODERNISMO

Pensadores e historiadores defendem que o pós-modernismo teve o seu início com a ascensão do ceticismo, da subjetividade e do relativismo na nossa forma de pensar, a crescente desconfiança em relação à razão, o fracasso das ideologias e mudanças nas formas de acumular capital marcam uma nova etapa para a humanidade, com implicações na filosofia, nas artes, no comportamento, na economia, na política e até mesmo na teologia.

De forma geral, o pós-modernismo filosoficamente entende que a realidade é uma construção conceitual, produto do nosso conhecimento científico e da mediação da linguagem, uma ideia que se contrapõe a de uma realidade “natural e objetiva”, que existiria independentemente dos seres humanos. Dessa forma, a rejeição de uma realidade natural e objetiva implica também que não há “Verdades” absolutas para o pós-modernismo. Outra crítica diz respeito à crença de que o conhecimento científico e a evolução tecnológica levarão o ser humano inevitavelmente a ter uma vida melhor. Para o pós-modernismo, a supremacia da razão e da lógica pode ser opressiva e destrutiva.

Por fim, entre as noções filosóficas pós-modernistas mais importantes está a que contesta as grandes teorias que procuram explicar o mundo natural e o social. Para o pós-modernismo essas grandes metanarrativas, como é o caso do marxismo, por exemplo, são perniciosas não só por não conseguirem explicar a contento o que acontece na história humana como também por serem totalitárias e opressivas ao marginalizarem e silenciarem outras perspectivas e discursos.

Resumidamente, não existe uma verdade absoluta no mundo pós-moderno, não existe uma regra infalível a ser seguida. Portanto, as Escrituras Sagradas é amplamente rejeitada, consequentemente qualquer ética desenvolvida a partir dela.


ÉTICA NA ERA PÓS-MODERNA

A ética em um contexto social é diluída em mera moralidade, construída fundamentalmente, a partir de estatísticas. É levado em consideração o que a maioria da humanidade determina como “moral”.

Um bom exemplo é o ato sexual pré-nupcial, se regressássemos no tempo em 100 anos, esse ato certamente seria considerado como imoral para a sociedade, pois apenas uma minoria concordava com o ato; hoje em outro contexto histórico-social essa forma de conduta é amplamente defendida e praticada, transformando em algo moralmente aceito e transferindo qualquer crítica para a minoria atual que não compactua com esse comportamento.

Com essa nova forma de pensar a ética foi inevitavelmente retirada da sociedade, por mais que não se admita publicamente isso, por conceitos moldáveis de acordo com as necessidades históricas e culturais da humanidade.

A verdade não mais é objetiva, cada pessoa pode possuir suas verdades e defendê-las. Um conceito que na prática é insustentável, ninguém consegue de fato viver dessa forma, somos regidos por normas e regras éticas, existem algumas que podem ser quebradas mas outras jamais serão.

O PROCEDER CRISTÃO

Como deve um cristão proceder dentro desse quadro atual na sociedade? Essa pergunta deve ter eco em nossas mentes. Seremos subjugados pelo relativismo e engolidos por essa maneira de pensar? Ou seremos luz nesse mundo e lutaremos pelas verdades absolutas que cremos e nos devotamos?

É necessário e fundamental importância o estudo dedicado na Palavra de Deus, mais do que uma simples lista de “faça” ou “não faça”, a Bíblia nos dá instruções detalhadas de como um Cristão deve viver. A Bíblia é tudo que precisamos para saber como viver a vida Cristã. No entanto, a Bíblia não se dirige diretamente a exatamente todas as situações que vamos ter que encarar em nossas vidas. Como então ela é suficiente? Em situações assim é que temos que aplicar a Ética Cristã.

Ética Cristã pode ser definida como os princípios que são derivados da fé Cristã e pelos quais agimos. Enquanto a Palavra de Deus talvez não cobre cada situação que temos que encarar em nossas vidas, seus princípios nos dão os padrões pelos quais devemos agir nas situações onde não temos instruções explícitas. Por exemplo, a Bíblia não diz nada diretamente sobre o uso ilegal de drogas, no entanto, baseado nos princípios que aprendemos das Escrituras, podemos saber que é errado.

O decálogo é uma fonte extremamente rica de preceitos para nos direcionar em nossas ações e conduta diária. Usando os princípios extraídos das Escrituras, e em especial do decálogo os cristãos podem determinar seu caminho em qualquer situação. Em alguns casos, vai ser bem simples, em outros casos, no entanto, temos que cavar mais fundo. A única maneira de fazer isso é orar e estudar a Palavra de Deus.


CONCLUSÃO

Vivemos em um momento de manifestações e conflitos políticos em nosso país, oportunidade para o cristão se posicionar em suas convicções. Observamos as pessoas indo as ruas, clamando por reforma política, lutando contra a corrupção. Mas essas mesmas pessoas que hoje lutam por causas legítimas são aquelas que anualmente sonegam o seu imposto de renda, são as mesmas que nos seus empregos dão o chamado “jeitinho brasileiro” passando por cima de normas estabelecidas para receberem algum tipo de favorecimento.

Esse é o reflexo dessa cultura relativista que estamos inseridos. Onde o que a maioria tolera é moral, regras construídas por estatísticas, sem qualquer alicerce para o padrão ético em suas vidas. Onde condenamos as atitudes dos outros mas não somos capazes de condenar as nossas próprias atitudes.

O cristão deve como diz a Palavra de Deus: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. 2Tm 2:15.

Devemos manejar bem a palavra da verdade, devemos ter intimidade com a Bíblia e não apenas ouvintes, mas praticantes da Palavra do Senhor (Tg 1:22). Não compactuando e lutando contra o pecado na sociedade e em nossas vidas, lutar contra o homossexualismo, contra o aborto, contra a desigualdade social, contra a corrupção, assuntos tão em foco em nossos dias, devemos nos posicionar biblicamente contrários a essas práticas. Mas da mesma maneira que nos posicionamos contra essas coisas, devemos possuir uma conduta de vida que mostre o Deus que servimos, nos posicionando também em questões corriqueiras como sonegação de imposto, pirataria, ato sexual pré-nupcial, entre tanto outros assuntos praticados pela grande maioria da sociedade e considerados como moralmente aceitos.

A conduta cristã, a ética cristã, se faz no proceder diário, seremos julgados pelo nosso proceder e não pela quantidade de livros que lemos nem pela teoria que sabemos.

Que Jesus nos ajude.

Fernando Di Domenico



Fonte:
R.C.SPROL. Como Devo Viver Nesse Mundo?. Editora Fiel.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Você Pergunta...A Bíblia Responde 8#





Por que existem pragas? 


Obrigado pela pergunta, apesar da pergunta ser bastante ampla, a Bíblia nos descreve pelo menos duas situações que podemos entender como referência as pragas:

Na natureza:

Em primeiro lugar vemos em Gênesis 3, por causa  da entrada do pecado, Deus amaldiçoou a terra, então todas as consequências disso se manifestaram tanto aos homens, doenças,  quanto a própria  natureza, terremotos, furacões, etc..  Toda criação ficou grandemente marcada por causa do pecado, em Romanos 8 Paulo destaca que a própria criação, natureza, anseia a libertação deste estado (Romanos 8.22).

No homem:

Em segundo lugar temos as pragas como resultado do justo juízo de Deus, podemos ver isso tanto no passado (caso do livro de Êxodo com faraó), e também vemos no futuro, como justo juízo, o derramar da ira de Deus, sobre os que não o temem, e que não tem Cristo como seu Salvador (Apocalipse).

Por fim podemos saber que quando Cristo voltar, ele restabelecerá novamente a criação, e os crentes nele, poderão desfrutar novamente de um mundo perfeito, como foi criado no início antes da entrada do pecado.Tanto na natureza, quanto no homem.(Is 65.17, 2 Pe 3.13).

 Em Cristo

terça-feira, 23 de julho de 2013

Você Pergunta... A Bíblia Responde #7




Minha dúvida é: em Atos 2 acontece o pentecoste e os apóstolos agora tem a autoridade do espirito para realizar de maneira efetiva o que jesus falou em Mt 10;7,8,9. Em Atos 3 os apóstolos realizam o primeiro milagre depois da decida do Espírito Santo a pergunta é: quando Pedro pediu que o coxo fixasse os olhos neles o Espírito Santo revelou a eles a necessidade real daquele homem e testemunho vivo que ele poderia ser, assim como revelou a ele (Pedro) a tentativa de engano de Ananias em Atos 5. Em Atos 5 Pedro revela que Ananias mentiu ao Espírito Santo, em Atos 3 ao olhar fixamente para aquele homem o Espírito Santo o revela o que deveria ser feito? É correto meu entendimento? Se não porque esse pedido do apóstolo ao coxo?


Devemos, primeiramente, entender o que são “revelações”.

Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,” Hebreus 1:1.

Seria impossível o homem conhecer a Deus, se Ele não se revelasse a nós. Então, Deus se revelou de muitas maneiras, sendo através de Jesus a mais importante de todas. Depois de Cristo ressuscitar, Deus inspirou divinamente homens que escreveram diversos livros que revelaram por completo toda a santavontade de Deus. Se quisermos saber qualquer assunto, ele está revelado para nós na Bíblia.

Revelação é tudo o que temos na Palavra de Deus. Em nossos dias existe muita distorção em torno da palavra “revelação”, temos toda a revelação necessária na Bíblia, diferentemente dos apóstolos que ainda não possuíam toda a Escritura pronta. Por esse motivo, quero que isso esteja bem esclarecido.

Sem dúvidas os apóstolos e os discípulos andavam cheios de alegria e do Espírito Santo (At 13:52), assim como nós também, como discípulos de Cristo, devemos buscar andar.

Creio, portanto, que sim, Pedro estava atento a direção do Espírito Santo, portanto ele fez aquilo que o coxo realmente necessitava, a cura do seu problema de nascença, bastou andar em obediência a Palavra de Deus.

Isso não significa dizer que iremos receber revelações especiais do Espírito Santo, e sim que teremos uma conduta de vida em obediência a Palavra de Deus, que mostra que realmente somos seguidores de Jesus Cristo.

1 João 3:24 “E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado.”

Por exemplo, se encontro uma pessoa mendigando na porta da Igreja onde congrego, e percebo que essa pessoa possui um grave ferimento que precisa ser tratado. Será que eu precisaria de uma revelação especial do Espírito Santo para saber que a maior necessidade dela é o auxílio médico do que apenas o meu dinheiro?

Se eu andar no Espírito Santo, em obediência a Deus, certamente irei ajudar essa pessoa com muito mais do que apenas a minha esmola.

Quando alguém menciona certas coisas que acontece entre cristãos, dizendo que estão recebendo uma mensagem do Espírito Santo, confesso que é algo que me cheira a espiritismo. Tudo o que o Espírito Santo nos quis revelar está na Sua Palavra e é dela que devemos falar. Se alguém estiver em pecado, o Espírito Santo me dará discernimento para falar àquela pessoa, mostrando na Palavra de Deus, a Bíblia, onde ela está errando, por quê está errando, como deve proceder, etc.

domingo, 21 de julho de 2013

Todos os pecados são iguais diante de Deus?





quinta-feira, 18 de julho de 2013

Você Pergunta... A Bíblia Responde #6




Amado estava lendo o Livro de Jonas, e de repente, o édito do rei para o Jejum, me chamou a atenção Cap. 3, nos versos,7- Não provem coisa alguma.... nem os animais, nem bois , nem ovelhas, não comam, nem bebam água.- 8 Mas .... e os animais estarão cobertos de pano e saco, e clamarão fortemente a Deus, e se converterão, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos.- A Pergunta é. (Os animais)... nominalmente bois, ovelhas etc... Isso não é sentido figurativo,me parece real. Que interpretação se deve dar a isso?
Obrigado pela pergunta, primeiramente gostaria de esclarecer que o livro de Jonas deve ser entendido como uma narrativa histórica, apesar dos grandes e miraculosos acontecimentos, uma vez que o relato gira em torno de um profeta identificável do Antigo Testamento que viveu no século 8 a.c, então depois de explicado isso: Esta passagem não tem sentido figurado, é totalmente literal, pelo que entendi, a dúvida se dá na ordem de se converterem, se abrangia também aos animais, uma vez que está junto no texto.

Em Jonas 3, ele percorre a cidade inteira, cidade muito grande, anunciando para que se arrependesse, pois era uma cidade extremamente pagã, ou seja cultuadora de vários deuses como Dagon, Nanshe, o povo persa costumava incluir os animais nas cerimonias de lamentação, mas o fato da conversão era destinada aos homens, sem dúvidas, mas em virtude da importância do fato, era de costume incluir os animais, creio que sua dúvida na expressão do verso 8, e clamarão fortemente a Deus, está destinado aos homens, e a parte anterior do mesmo verso, mas sejam cobertos de pano de saco tanto homens quanto animais, se refere na extensão da ordem do rei, ou seja o jejum abrangeria todos tanto homens quanto animais (verso 7), em virtude de seus "costumes" de incluir animais nas cerimonias de lamentação, como já descrevi antes.

Em Cristo,

sábado, 13 de julho de 2013

A vida começa na concepção!





O valor da vida humana aos olhos de Deus, é tão maior do que qualquer animal, que em Sua Palavra, o homem é descrito como feito “a Sua imagem e semelhança.” 

Isso deixa muito claro e evidente a Sua norma para a vida, sabemos que é na concepção que a vida é gerada, a Palavra nos descreve,(Sl 139.13; Gn 25.22-23) e cientificamente falando, o embrião, a partir da concepção não recebe mais nenhum material genético até sua morte, a única coisa que ele recebe é alimento, para seu crescimento, todas as características humanas estão na concepção.

De maneira nenhuma não podemos considerá-lo como não sendo humano, porque o próprio Deus assim não considera. Também não carecemos de alimento e não mudamos nossa aparência conforme crescemos? As mudanças extrínsecas não mudam a substancia essencial do ser.

Que repudiemos o aborto, assim como valorizamos a vida humana, porque ela é a imagem e semelhança de Deus, distorcida pelo pecado, mas ainda a Imagem. O fundamento em oposição ao aborto deve ser caracterizado pela princípio da santidade da vida.

Segue um testemunho vivido da plena humanidade da criança antes de nascer (uma menina por exemplo)¹.

Primeiro mês: A realidade

Concepção: Todas as características humanas estão presentes.
Ela se implanta ou se “aninha” no útero de sua mãe(uma semana ou pouco mais).
Seu músculo cardíaco pulsa(três semanas).
Sua cabeça, seus braços e pernas começam a aparecer.

Segundo mês: Desenvolvimento
Suas ondas cerebrais podem ser detectadas (40 a 42dias).
Seu nariz, olhos, ouvidos e dedos aparecem.
Seu coração bate e seu sangue (do seu próprio tipo sanguíneo) flui.
Seu esqueleto se desenvolve.
Ela tem impressões digitais únicas.
Ela é sensível ao toque em seus lábios e apresenta reflexos.
Todos os seus sistemas corporais estão presentes e em funcionamento.

Terceiro mês: Movimento
Ela engole, faz caretas e nada ao redor.
Ela segura com suas mãos e movimenta sua língua.
Ela até consegue chupar o dedão.
Ela pode sentir dor orgânica (8 a 12 semanas).

Quarto mês: Crescimento
Concepção: Todas as características humanas estão presentes.
Seu peso aumenta seis vezes.
Ela cresce ate atingir 20 a 25 cm comprimento.
Ela pode ouvir a voz da sua mãe.

Quinto mês: Viabilidade
Sua pele, seus cabelos e suas unhas se desenvolvem.
Ela sonha (sono do tipo MRO).
Ela pode chorar (se houver ar presente).
Ela pode viver fora do ventre.
Ela está a meio caminho da data marcada para seu nascimento.

Aquela foto, é de um bebe de 12 semanas, não parece de um ser humano?

Do ponto de vista bíblico, Deus é soberano sobre a vida, não os seres humanos. Nós crentes devemos ter a seguinte atitude:

O Senhor o deu, e o Senhor o tirou; bendito seja o nome do Senhor”. Jó 1.21


Guinho

1- Ética Cristã, Norman Geisler, Ed. Vida Nova.

O que posso fazer?






O que podemos chamar de ética?

Ética, é o nome dado ao conjunto de conceitos morais reunidos. Podemos entender também de maneira geral, como regras ou maneira de conduta, de onde tiramos nossos conceitos de certo e errado.

Perguntas surgem desse axioma em relação ao que correto. O que define o certo? Qual o padrão? Para que existam leis, de modo geral, sempre é necessário que exista um legislador, aquele que define estas leis ou regras.

Os sistemas éticos podem ser divididos em duas grandes categorias para evidenciar suas explicações [1]:

Deontológica (centrada no dever) e teleológica (centrada nos meios e nos fins).

Ética deontológica:

1- A regra determina o resultado.
2- A regra é a base do ato.
3- A regra é boa independente do resultado
4- O resultado é sempre calculado dentro das regras

Ética teleológica:

1- O resultado determina a regra.
2- O resultado é a base do ato.
3- A regra é boa por causa do resultado
4- O resultado algumas vezes pode ser usado para quebrar regras.

Existem padrões éticos descritivos e prescritivos:

1- Descritivo e relativo:

1.1- O padrão da ética secular, geralmente é descritiva porque as regras são subjetivas, ou em outras palavras, pragmáticas. As regras não são baseadas necessariamente em uma prescrição, mas sim aquilo que determinará o que é melhor para si e para humanidade, muitas vezes a ética é definida em perspectiva de quantidade (se a maioria faz é porque deve ser o certo).

1.2- O padrão da ética secular é relativa, porque depende de opiniões próprias do indivíduo em determinada ocasião, muitas vezes o fim justifica os meios. Não existem leis morais obrigatórias, estas só podem ser encontrados na medida em que acontecem, o que torna o padrão ético extremamente individualista e subjetivo, porque o homem é a própria causa das regras existentes. Dentre estes sistemas, os mais conhecidos estão o emotivismo, niilismo e situacionismo.

2- Prescritivo e absoluto:

2.1- O padrão da ética cristã é prescritiva, ou seja, ela tem uma norma externa a ela, a Palavra de Deus. Ela se baseia na revelação de Deus, os cristãos não encontram seus deveres éticos em uma padrão de cristãos, mas em um padrão para os cristãos: A Bíblia[2].

2.2- O padrão da ética cristã é absoluta, porque Deus instituiu um padrão através de sua Palavra. Por ser Deus absoluto, a ética pode ser baseado nele, porque sua norma não é mutável, Deus é imutável. Existe um norte garantido ao cristão pela própria imutabilidade de Deus. A certeza de uma realidade fora do próprio homem que prescreve as regras, um Legislador, não influenciado pela cultura, moda ou política e a transgressão destas regras, deste padrão, é pecado.

Dentre tantos assuntos que poderiam ser abordados, existe a questão da sexualidade de acordo com o padrão prescrito pela Bíblia:

"Dentro do padrão moral de Deus, existe um padrão moral para sexualidade. Este padrão é o exercício da sexualidade humana em um relacionamento entre homem e mulher no ambiente do casamento. Nesta área, a Bíblia só deixa duas opções para os cristãos: heterossexual e monogâmico ou uma vida celibatária. A luz das Escrituras, relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo são vistas não como opção ou alternativa, mas sim como abominação, pecado e erro, sendo tratado como prática contrária a natureza[3]."

Padrão ético da sexualidade (homossexualidade x heterossexualidade).

Diante das duas perspectivas éticas: Relativismo e absolutismo, podemos evidenciar em nossas dias esta questão bastante evidente, referida a sexualidade, existe um padrão a ser seguido, absoluto, imutável, ordenado por Deus, e a mudança desta perspectiva acarretará em caminhos totalmente contrários, errados e prejudiciais conforme descrito a seguir:

Relativismo:
Para o padrão de sexualidade dentro da ética relativa, o prazer (hedonismo) é o que deve mover a vida da pessoa, porque essas constroem seu padrão moral de sexualidade. Neste caso também o fim justifica o meio, se para o indivíduo ser feliz com a prática sexual contrária a natureza, masculina e feminina, mesmo assim ele está disposto, porque a finalidade (sua felicidade), justifica o meio para alcançar isso, mesmo que seja contrário ao normal.

Alguns argumentos muitas vezes usados em relação a prática homossexual[4]:
1- Não deve haver constrangimento sexual entre adultos que consentem com a pratica.
2- O direito a privacidade protege a homossexualidade.
3- Os padrões morais tem mudado ao longo dos anos.
4- Tendências sexuais são herdadas.

Absolutismo (baseado na prescrição pela palavra de Deus):

O fato de Deus ter dito aos seres criados que deveriam se reproduzir (Gn 1.28), revela que tal afirmação deve ser entendida como uma manifestação biológica de masculinidade e feminilidade [5].

Sem o padrão de sexualidade definido pelo valor absoluto da palavra de Deus, não existiria mais sociedade, a reprodução por parte do homem e mulher só é possível em uma relação heterossexual, mesmo em casos onde existam possibilidades de inseminação artificial, o material genético necessário sempre é masculino e feminino, nenhuma sociedade é sustentada por práticas homossexuais. Para sua própria existência a sociedade depende de relações heterossexuais sadias e sustentáveis, ninguém jamais teria sido gerado por relações homossexuais.

Em resposta aos argumentos relativistas para prática homossexual, seguem algumas refutações [6]:
1- O consentimento adulto mútuo não torna o ato correto, o fato deles consentirem não quer dizer que o ato esteja certo, esse argumento erra em afirmar que o consentimento de adultos justifica o ato, afinal, o consenso entre adultos pode muito bem ter como finalidade a prática do mal, dois adultos podem consentir em roubar um banco, isso serve também para aqueles que consentiram. Duas pessoas podem consentir em mutilar o corpo uma da outra, mas isso não transforma tal ato em algo certo.

2- O direito a privacidade não é direito a imoralidade. Nosso direito a privacidade não se estendem a atividades antiéticas, por exemplo, não temos o direito de matar ou estuprar alguém em nossa privacidade. Mudar a localização de um ato imoral não muda sua violação da lei moral.

3-A moralidade não muda, princípios morais básicos não mudam, o que muda é a nossa compreensão deles e a forma como nós os praticamos. Confunde-se um mandamento moral absoluto com nossa compreensão relativa dele, existe uma confusão entre os valores morais imutáveis e práticas morais mutáveis. Há uma confusão entre moral e costumes.

4-Tendências homossexuais não são herdadas, não existe nenhuma evidência científica inquestionável que apoie o argumento que tendências homossexuais são genéticas, pelo contrário, existem muitas evidências que este comportamento pode ser aprendido. Mesmo que houvesse comprovado uma tendência herdada ainda assim isso não justificaria a prática de atos homossexuais. Algumas pessoas parecem herdar uma tendência violenta, nem por isso é certo ser violento, dizem que outras pessoas possuem uma tendência herdada que os leva a abusar do álcool, mas isso não justifica a bebedeira.

A Bíblia declara que a homossexualidade é inatural e que surge quando um indivíduo abandona suas inclinações naturais (Rom 1,26,27). A Bíblia ensina que todos nós herdamos uma tendência ao pecado, mas que somos responsáveis pelos pecados que cometemos.

A ética cristã se diferencia de todos os outros sistemas éticos, basicamente por :

1- A ética cristã é absoluta.
A partir do fato que o caráter de Deus é imutável (Ml 3.6, Tg 1.17), chega-se a conclusão que as obrigações morais derivadas de sua natureza são absolutas.

2- A ética cristã baseia-se na revelação de Deus, tanto geral (Rm 1.19-20), quanto especial (Rm 2.18). Deus revela-se a si mesmo tanto na natureza, quanto nas Escrituras. Desconhecer a Deus como fonte de dever e moral não exime ninguém, nem mesmo um ateu de suas obrigações morais.

3- A ética cristã é prescritiva.
Uma vez que o direito moral é prescrito por um Deus moral, ele é prescritivo.

4- A ética cristã é deontológica.
A regra determina o resultado, a regra é a base do ato.

Para o cristão, existem Leis determinadas pelo padrão absoluto e imutável do grande legislador, o próprio criador, o Deus das Escrituras, encontramos na sua regra o padrão de conduta que uma pessoa possa viver e agradá-lo, não como salvação, porque esta só se encontra pela fé no Senhor Jesus, mas pela gratidão e amor em obedecê-lo. Viver para glorificar a Deus.


Notas:

1-Tabela 1.1 sobre visões de ética- Norman Geisler, Ética Cristã, Ed. Vida Nova, pág 18.
2- Ética Cristã, Norman Geisler, Ed. Vida Nova, pág,17.
3-http://tempora-mores.blogspot.com.br/2013/06/um-engano-chamado-teologia-inclusiva-ou.html
4- Ética Cristã, Norman Geisler, Ed. Vida Nova, pág, 335.
5- Ética Cristã, Norman Geisler, Ed. Vida Nova, pág, 227.
6- Ética Cristã, Norman Geisler, Ed. Vida Nova, pág, 341.














quinta-feira, 11 de julho de 2013

Você Pergunta... A Bíblia Responde #5




Indo direto a pergunta, porque a mulher de Jó ficou viva? Já que Deus permitiu que tira-se tudo que ele tinha.

Sua pergunta é muito semelhante ao questionamento levantado pelo próprio Jó escrito no livro que leva seu nome no capítulo 21 versículos 7-10: “Como é, pois, que vivem os perversos, envelhecem e ainda se tornam mais poderosos? Seus filhos se estabelecem na sua presença; e os seus descendentes, ante seus olhos. As suas casas têm paz, sem temor, e a vara de Deus não os fustiga.”

Depois desta pergunta, dentre tantas outras, levantadas por Jó, Deus o responde através de um redemoinho conforme você pode ler nos capítulos 38, 39, 40 e 41 do livro de Jó. Ao final das colocações do Senhor podemos ver a resposta de Jó no capítulo 42:1-6: “Então, respondeu Jó ao Senhor: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntei, e tu me ensinarás. Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.”

Jó entendeu que existem muitas coisas que não podemos compreender, mas devemos confiar naquele que é o mais sábio e poderoso Juiz do universo. O apóstolo Paulo fala claramente em Efésios 1:11 que Deus “faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade”.

O ponto principal que quero que compreenda é esse, podemos confiar que todas as decisões do Senhor, por mais sem sentido que pareçam para nós, ainda sim, é a melhor decisão sempre. Pois Deus é infinitamente mais sábio do que nós, e infinitamente mais justo do que nós.

No caso específico da esposa de Jó, creio que Deus preservou sua esposa pois iria restituir Jó em todas as coisas, inclusive lhe dando outros sete filhos e três filhas (Jó 42:13). De modo semelhante como fez preservando Judá, irmão de José; Deus preservou a linhagem que seria, muito tempo depois, a linhagem de Jesus Cristo, nosso Salvador.

A vontade do Senhor é sempre boa, perfeita e agradável. (Rm 12:2).

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Você Pergunta... A Bíblia Responde #4






Bom dia, Tenho sido grande apologista dos vossos pontos de vista sobre o Batismo no Espírito Santo. Só há dois textos que me parecem contraditórios de aceitarmos o Batismo no Espírito Santo como o momento em que aceitamos o Evangelho. O primeiro, Atos 8:16 (ARC): "(Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus.)" Depois temos Atos 19:2: "Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo, quando crestes?[...]" Podem ajudar-me?

Obrigado pela sua interessante pergunta. Primeiramente antes de respondê-la, é importante situar com que intenção foi escrito o livro de Atos, é basicamente uma narrativa histórica e não normativa para Igreja, narra o período de transição do ministério de Jesus para o ministério dos apóstolos.

Em Atos 8:16, se trata exatamente disso, um período de transição no qual era necessário a confirmação dos apóstolos, porque existia animosidade entre os judeus e os samaritanos, então era de grande importância que os samaritanos recebessem o Espírito na presença dos líderes de Jerusalém, com o propósito de manter a Igreja unida, ou seja, de mostrar que era possível que Samaritanos fizessem parte da igreja, que a igreja era a união de judeus e gentios, e dessa forma sua membresia tornou-se inquestionável.

No caso de Atos 19.2, o verso seguinte leva ao entendimento que só haviam recebido o batismo de João,(de arrependimento) e que de fato ainda não eram crentes, lembre-se que João anunciava o Messias, então somente depois de Paulo explicar-lhes que Jesus era aquele a quem o batismo de João indicava, creram e forma batizados em nome de Jesus e novamente Paulo impondo-lhes aos mãos, veio sobre eles o Espirito, novamente isso significava a inclusão deles na igreja, era necessário esse sinal, porque sequer haviam ouvido que o Espirito havia vindo. Os apóstolos sempre estiveram presentes tanto no nascimento da Igreja (cap2), e também quando samaritanos (cap8) e gentios (cap10) foram incluídos, sempre o propósito era enfatizar a unidade da igreja, através da autoridade apostólica, e por isso as necessidades de confirmações do Espirito Santo por parte dos apóstolos.

Em Cristo.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Alegremente Seguros!




Como é reconfortante para um filho saber que a palavra dada por seu pai é digna de confiança, pequeninos, confiam na integridade das palavras de seus pais, por mais estranho e difícil que possa parecer, eles confiam e sentem-se protegidos, seguros. Sua confiança está ligada a figura daquele que prometeu, por vezes não sentem medo, porque acreditam que seu pai tem capacidade para  protegê-los. Muitas vezes é nos braços de seu pai que as crianças acreditam não existir lugar mais seguro onde poderiam estar.


Todavia, como podem estes pais ter confiança? Muitas vezes o mesmo sentimento que os pequeninos tem, não são mais possíveis em seus pais porque eles cresceram, viram quão frágeis são suas vidas e quão curta é a passagem neste lado da eternidade, é necessário um alicerce, um refúgio, onde eles possam também se sentir seguros, verdadeiramente seguros.


Oh, amados, provai e vede o quanto o Senhor é bom, Ele é motivo de confiança, conforto, segurança, podemos ter plena confiança em suas promessas, porque seu caráter é imutável. Ele não muda, não mente, porque Ele é a verdade, e a expressão máxima de confiança.
Podemos nos refugiar em suas promessas, porque suas palavras são mais integras do que de todos os homens, como crianças desfrutar do cuidado do Pai, e tão mais preciosas são do que a que os pais mortais fazem a seus pequenos filhos, porque eles não tem controle de suas próprias vidas, não podem ter certeza de quando terminará, ela é como a névoa que hoje existe e amanhã se dispersa. 


Os convido a desfrutar das promessas preciosas, um verdadeiro tesouro, corramos para a sombra das asas do Altíssimo, confiando que nada é demasiado grande ou insignificantemente pequeno que Ele não saiba, ainda que muitas vezes nosso pai mortal nos despreze, existe um Pai imortal que pode nos consolar de maneira plena, os crentes podem olhar com a firme esperança de que suas vidas não estão soltas, existe com nós a presença do Senhor, afinal Emanuel não nos diz Deus conosco? 


Que o Espírito Santo nos conduza através dessa confiança, de sua presença com nós e através de nós a viver nossas vidas sem temor em meio as dificuldades, porque não estamos á deriva, sozinhos,  aquele que prometeu é fiel para cumprir suas promessas! 


Quanta segurança há nisso, louvado seja o nome do Senhor!


Glórias a Deus.


Guinho

terça-feira, 2 de julho de 2013

Você Pergunta... A Bíblia Responde #3




Supondo que surgisse uma seita cristã, com diversas semelhanças com o cristianismo, mas sendo ela diferente por Jesus não ter o nome de "Jesus", por Deus possuir outros nomes, por acreditar-se em outras coisas "secundárias" que diferem da doutrina cristã, como por exemplo: Acreditar que a mulher é a "cabeça" da família ao invés dos homens, possuir algum ritual que eles precisem beber sangue de animal (muitos cristãos não consideram consumo de sangue errado, tal como aquele sangue no churrasco, nesse caso beber sangue seria apenas algo estranho). Resumindo, essa seita seria igual ao cristianismo mas com alguns conceitos secundários diferentes (muitos cristãos entre si possuem essas diferenças secundárias, tal como o uso correto ou não de tatuagens etc...) Então, eles poderiam ir para o céu? agora supondo que eles acreditassem que o cristianismo fosse falso, mas o deles verdadeiro, ainda poderiam ir para o céu?


A salvação apenas é possível através de Jesus Cristo.

João 14:6 “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”

Não existe maneira, segundo as Escrituras Sagradas, de uma pessoa ser salva senão através de Jesus Cristo.

E isso acontece mediante a fé, crer que o Cristo relatado na Bíblia é o filho de Deus que veio ao mundo, morreu, pagando uma dívida que era minha, ressuscitou e hoje vive.

Jesus é o único caminho para a salvação porque Ele é o Único que pode pagar o preço pelos nossos pecados (Romanos 6:23). Nenhuma outra religião ensina a profundidade ou seriedade do pecado e das suas consequências. Nenhuma outra religião oferece o pagamento infinito que só Jesus poderia dar pelo pecado. Nenhum outro “fundador religioso” foi Deus vindo como homem (João 1:1,14) – a única forma pela qual um débito infinito poderia ser pago. Jesus tinha que ser Deus para que pudesse pagar nosso débito. Jesus tinha que ser homem para que pudesse morrer. A salvação está disponível apenas pela fé em Jesus Cristo! “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4:12).

Essa é a questão principal e que depende toda a nossa salvação, existem entretanto, questões “secundárias” como você citou, algumas dessas questões são de fácil elucidação, outras nem tanto. Por exemplo: acreditar que a mulher é a “cabeça” da família é uma posição claramente contrária às Escrituras (1Co 11:3, 1Tm 2:12-13, Ef 5:23).

Um cristão verdadeiro, terá a Bíblia como regra de fé para sua vida, acreditará que ela é infalível, inerrante e totalmente suficiente e seguirá com humildade todo o ensino claro que ela transmite. Buscará o estudo zeloso e não acrescentará nenhum ensino, muito menos seguirá um caminho contrário ao dela.

Já questões como o uso ou não de tatuagens é uma questão bem mais ampla e difícil de se conseguir um consenso, entrando, podemos enquadrar esse assuntonas questões de escândalo explicadas por Paulo em 1Co 8. Outro exemplo seria o pedobatismo, onde não existe consenso entre diversas denominações cristãs. Mas questões como essas de maneira alguma influenciam na salvação de uma pessoa. Apesar de não concordarem com alguns desses pontos secundários continuam crentes em Jesus Cristo como seuSenhor e Salvador.

Claramente através do ensino da Palavra de Deus nenhum grupo de pessoas que não se sujeitem as Escrituras, por mais que suas doutrinas e ensinamento sejam parecidos com o cristianismo, jamais encontrará a salvação por esse caminho. Existe apenas um cristianismo autêntico e verdadeiro.

Se eu creio em Jesus Cristo, eu amo e guardo as Leis do Senhor, ou seja, todos os mandamentos e ensinos da Bíblia. João 14:21 “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.”

Se eu creio em coisas diferentes, ou ensinos contrário aos da Bíblia, então não sou de fato um cristão, não sou de fato um seguidor de Jesus Cristo, e, consequentemente não serei salvo.



Leia mais sobre o assunto em questão aqui:

Para mais perguntas sobre a Bíblia acesse: http://www.gotquestions.org/Portugues/

segunda-feira, 1 de julho de 2013

O fim das novas revelações


Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho” (Hebreus 1:1)

“…E quando ele fala de os últimos tempos, Ele intima que não há mais nenhuma razão para esperar nova revelação; porque não foi uma palavra em parte que Cristo trouxe, mas a conclusão final. É neste sentido que os Apóstolos tomam ‘os últimos tempos’ e ‘os últimos dias.’ E Paulo quer dizer o mesmo quando diz, ‘para quem já são chegados os fins dos séculos’ (1 Cor 10:11). 

Se Deus então falou pela última vez, é certo avançar até aqui; como também quando tu vens a Cristo, tu não deves ir além: e estas duas coisas são muito necessárias para nós sabermos. Porque foi um grande obstáculo para os judeus que eles não consideravam que Deus tinha reservado uma revelação mais completa para outro tempo; assim, estando satisfeitos com a sua própria Lei, eles não avançavam para o alvo. Mas desde que Cristo apareceu, um mal oposto começou a prevalecer no mundo; porque os homens desejaram avançar além de Cristo. Que mais é todo o sistema do papado, mas o ultrapassar dos limites que o apóstolo fixou? Assim pois, o Espírito de Deus nesta passagem convida todos a vir tão só a Cristo, e então os proíbe de irem além no tempo que resta que ele menciona. Em suma, o limite da nossa sabedoria é dita aqui ser o Evangelho...”

Fonte: João Calvino - Comentário de Hebreus 1:1