quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Texto fora de contexto... Mateus 18:20


Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio delesMateus 18:20

Lembro como se fosse hoje! Eu, ainda criança, chego com meus pais na igreja para o culto. Notamos, então, que apenas a nossa família e mais outra estão presentes, e mais a família do pastor. Parece uma situação triste, pouca gente no culto. O que o pastor falaria, então, para consolar e animar aos presentes? Ele escolheu citar Mateus 18:20 para sabermos que Cristo estava entre nós! Mas, espera aí: Acho que não é bem assim...

Poucos textos são tão utilizados de maneira errônea quanto Mateus 18:20. Eu mesmo já ouvi este trecho sendo usado para oração em grupo, e até como base para dizer que não é preciso ir para o culto, pois a família com filhos já soma no mínimo 3! Porém, é da maneira como foi usado nesta minha experiência que ele mais é utilizado, para motivar a um grupo pequeno no culto, afirmando que, embora poucos, Cristo está presente.

Em primeiro lugar, não é errado motivar aos irmãos lembrando-lhes da presença de Cristo no culto. Porém, outros textos poderiam ser usados, pois o de Mateus 18:20 definitivamente não trata disso. De que trata, então?

Regrinha básica em ação: analise o texto no seu contexto. Fazendo isso, você notará que o contexto trata de disciplina na igreja. Jesus está ensinando aos seus discípulos sobre como lidar com um irmão que peca. Primeiro passo, falar com ele. Segundo passo, levar mais uma ou duas testemunhas (decore estes números). Terceiro passo, falar para a igreja. Se, depois de tudo isso, a pessoa recusa-se a abandonar o seu pecado, ela deve ser excluída da igreja.

Assim, os versos 18 e 19 mostram que este processo é autorizado por Deus. Preste bem atenção e você verá Jesus falando de “terra” e “céu” algumas vezes nestes versículos. O que ele quer dizer é que, embora o tratamento do pecado lide com problemas “aqui da terra”, Deus, que está “no céu”, também está relacionado.

Desta forma, veja que o versículo 20 começa com um “Porque”. Se começa assim, então ele está completando uma ideia anterior e, por isso, para entendê-lo, é preciso entender o dito anteriormente. Mas nós já sabemos que o contexto fala de Deus autorizando “no céu” o tratamento do pecado “na terra”. Portanto, o versículo 20 fala exatamente sobre isso também, sobre tratamento de pecado, e sobre autorização divina!

O ensino deste verso, então, é que quando dois ou três se reunirem para lidar com o pecado de um irmão, isto terá a autoridade da presença espiritual do próprio Cristo! O próprio Senhor Jesus estará presente quando o segundo passo começar a ser praticado, dando peso àquela situação de exortação.

Por isso, não use Mateus 18:20 para motivar os poucos crentes presente no culto. Mas você pode usar muito bem para motivar aos presentes em uma assembleia onde se discutirá um pecado a ser tratado de alguém, pois é sobre isso que este texto fala.

Pr.Antônio Neto

[Via]

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O Que a Bíblia Diz Sobre... Pular Carnaval?



Sem entrarmos no mérito da origem do carnaval, ou da definição etimológica do termo “carnaval”, todos sabemos que esta festa está estritamente relacionada a práticas imorais. Não é à toa que o governo realiza campanhas em favor do uso de preservativos neste período. Também, é neste período que mulheres desfilam praticamente nuas em uma avenida. Enfim, não seria nada difícil provar que o período carnavalesco é um período onde as pessoas dão vazão à imoralidade sem os devidos constrangimentos típicos da sociedade.
Por conta disso, não seria difícil também concluir que um crente no Senhor Jesus não deve querer participar desta festa, visto ordens bíblicas como “Fugi da impureza” (1 Coríntios 6:18) e “vos abstenham da prostituição” (1 Tessalonicenses 4:3). Porém, alguém pode ainda pensar em assistir aos “belos” desfiles das escolas de samba na TV, ou mesmo que mal haveria em ir a uma “confraternização” de carnaval da empresa. Por mais absurdo que pareça, não custa nada pensarmos: o crente pode pular carnaval?
Em primeiro lugar, é importante que se diga que a Bíblia não fala da festa do carnaval. Esta festividade é bem mais recente do que a Bíblia. Porém, a Bíblia fala com clareza sobre o que se fazno carnaval. O texto que me vem à mente é o de Efésios 5:3-11.
Neste trecho desta carta de Paulo, ele está falando sobre a santidade requerida daqueles que foram unidos a Cristo e unidos aos demais irmãos no Corpo de Cristo, que é a Igreja. Esta dupla união deve nos levar a “não mais andar como andam os gentios” (4:17). Como o próprio apóstolo enfatiza em 5:8 “outrora, ereis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz”.
Com isso em mente, chegamos ao versículo que, entendo eu, aplica-se perfeitamente à questão do carnaval. Veja o que o texto bíblico diz nos versículo 11.
“E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém reprovai-as”.
A palavra “cúmplice” possui a ideia de uma participação com alguém. É como ser cúmplice de um crime. É qualquer forma de participação intencional. E a exortação bíblica é que não devemos participar intencionalmente das obras infrutíferas das trevas. O pr John Macarthur, na sua Bíblia comentada, nos explica bem este trecho. Ele diz “os cristãos [..] não devem se envolver, de modo algum, com os caminhos maus e com as obras de Satanás e do mundo” (pg 1608). Portanto, ser cúmplice das obras infrutíferas das trevas é associar-se intencionalmente com qualquer prática que se origina de uma fonte contrária a Deus, como o mundo e o diabo.
O carnaval, claramente, é uma festa originada “nas trevas”. É uma festividade que em absolutamente nada glorifica a Deus, mas exalta o pecado, especialmente a imoralidade, a lascívia, a impureza. Desta maneira, podemos dizer que não deve haver nenhuma cumplicidade, ou nenhuma associação intencional entre o crente e o carnaval. Associações do tipo assistir aos desfiles na TV ou na cidade, ir a alguma festividade em praias, clubes ou praças, não seriam, portanto, recomendadas. Pelo contrário, o dever do crente é “reprovar”, rejeitar, acusar como ruim todas estas coisas.
Geralmente, as igrejas promovem retiros neste período para que os jovens, ou mesmo as famílias das igrejas tenham um tempo de reclusão deste período tão marcado pelo pecado. Esta é uma boa estratégia. Porém, se você não vai participar de um retiro assim no carnaval, retire-se a si mesmo e à sua família. Desligue a sua TV neste período. Evite praias, clubes, ou qualquer ambiente onde você sabe que está havendo festejos. Se possível, combine com sua igreja momentos de comunhão. Aproveite os feriados para ficar com sua família e com seus irmãos em Cristo.
Portanto, o que a Bíblia diz sobre pular carnaval? Ela diz que isso é associar-se com aquilo que não agrada a Deus e, por isso, não é recomendável àqueles que desejam andar na luz. Que este seja, enfim, o desejo e a postura de todos que queremos honrar ao Deus Santo.
Pr.Antônio Neto

[Via]

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Você Pergunta...A Bíblia Responde#32






'Hão de construir casas e as ocuparão; e hão de plantar vinhedos e comer os seus frutos. Não construirão e outro terá morada; não plantarão e outro comerá. Porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore; e meus escolhidos usufruirão plenamente o trabalho das suas próprias mãos.” (Isaías 65:21, 22) Os judeus, a quem Deus fez essas promessas, tinham certeza de que sua terra — na realidade a Terra inteira — um dia se tornaria um paraíso para o benefício eterno da humanidade. O Salmo 37 confirma essa esperança, dizendo:

 'Os próprios mansos possuirão a terra.” (Salmo 37:11) Esse versículo não fala apenas do restabelecimento temporário da nação de Israel na Terra Prometida. O mesmo salmo especifica: 'Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre.” (Salmo 37:29)* Note que esse salmo diz que a vida eterna na Terra será uma recompensa para os 'mansos”. PERGUNTA ... COMO AS RELIGIÕES DO MUNDO AFIRMAM QUE VAMOS MORAR NO CÉU ?


Obrigado pela interessantíssima pergunta, de fato muitas pessoas fazem confusão sobre o que é o céu, mas é importante fazermos um pequeno resumo, citando os versículos que você destacou, entendermos qual a intenção de seus escritores, para entender a ideia de moradia eterna das pessoas, que é totalmente  diferentemente das outras religiões, para no final definirmos biblicamente onde moraremos, lembrando que isto (moradia) segunda a Bíblia sempre estará vinculado com  Cristo, se moraremos com Ele (em um lugar), ou longe dEle (em outro lugar).

Sabemos que primeiramente, precisamos sempre ler as Escrituras a luz de seu contexto, primeiramente do capítulo inteiro, passando para livro e depois para a Bíblia como um todo.

O profeta Isaías, escreveu seu livro para trazer dois tópicos principais, os capítulos 1-39 vinculados principalmente ao julgamento e os capítulos 40-66 ao consolo, Isaías traz nos versículos que você citou, a certeza da esperança de que um dia Deus iria julgar os ímpios (não tementes a Deus), mas que sempre existiria um remanescente (povo escolhido por Deus para sua glória),  conforme destacamos, é importante que você leia os versículos anteriores para entender que Deus prometeu um dia criar novos céus e nova terra, para que seu povo (em Cristo não há mais separação de judeus e gentios, são agora um só povo, Gl 3.28), possa habitar e viver para Sua glória eternamente. Se refere ao tempo de consolo vindo da parte Deus.

O Salmo de Davi,  que você descreveu também traz uma mensagem semelhante,  sobre Deus estar ciente de todas as coisas que acontecem, a despeito de que os impíos vivem de maneira a dizer "não há Deus", nada passa despercebido, e o julgamento de Deus é iminente, não falhará e nós crentes devemos viver a luz disso e da confiança em Deus.

Agora lembrando que as Escrituras são um livro que se completa, sabemos que através destes versículos é tratado de que existirá um julgamento futuro, onde o próprio Deus julgará, sendo que aqueles que não receberam a seu Filho como seu Salvador, estarão condenados eternamente e aqueles que o receberem desfrutarão de uma vida eterna em sua presença. Mas o Novo Testamento, nos traz mais entendimento para várias questões escatológicas (futuras), que os próprios profetas não sabiam, como a vinda do Senhor Jesus, no tempo e na história, trazendo seu Reino no presente, mas que embora inaugurado (Mt 10.27), ainda não veio em sua plenitude, este também era um entendimento sobre "Reino" que os judeus desconheciam, porque eles esperavam um Rei para governar e tomar novamente a "terra", de imediato,  mas que o Senhor Jesus deixa claro que não seria da forma como os judeus achavam, e sim conforme o plano eterno de Deus, veja este topico sobre o "reino":

http://respirandodeus.blogspot.com.br/2013/06/o-reino-ja-veio.html

Sobre o julgamento, as Escrituras nos revelam que o Senhor Jesus voltará e fará a separação dos seus, como se fazem com as ovelhas dos bodes (Mt 25-31,34), de um dia de prestação de contas, que a Bíblia nos descreve como o juízo final (Ap 20.11-15, Mt 10.15, 1 Co 4,5), talvez você se pergunte:

Mas e aqueles que morrem antes disso?

As Escrituras ensinam que a alma vai imediatamente para a presença de Deus, cheia de alegria vivem imediatamente com o Senhor nos céus (2 Co 5.8, Fp 1.23, Lc 23.46 e Hb 12.23 este último versículo, traz o ensino que quando os crentes morrem estarão com Deus nós céus e com os justos aperfeiçoados, no céu).  Sobre o assunto do estado intermediário da alma, você pode ver a posição Bíblica aqui:

http://respirandodeus.blogspot.com.br/2013/04/o-estado-intermediario-da-alma.html

Então é fato, o céu é real. As Escrituras nos dizem que ele é um lugar já no presente, embora hoje sua localização seja desconhecida e sua existência impossível de ser percebida por nossos sentidos naturais,  então o que é o céu? Na era presente, o lugar em que Deus habita é frequentemente chamado "céu" nas Escrituras. O Senhor diz "o céu é meu trono" (Is 66.1) e Jesus nos ensina a orar " Pai nosso, que estás nos céus"(Mt 6,9), e  Jesus agora, "depois de ir para o céu, está a destra de Deus" ( 1 Pe 3.22). Outra citação de Jesus foi na sua promessa, "...vou prepara-vos lugar" (Jo 14.2), de fato o céu pode ser definido da seguinte maneira:

Céu é o lugar onde Deus torna conhecida da forma mais completa a sua presença para abençoar. Veja este texto:

http://www.gotquestions.org/Portugues/ceu-real.html

Entendemos por estes versículos, que existirá um dia de julgamento futuro, que as pessoas serão separadas entre os crentes em Jesus e os  não crentes,  que existe um lugar de morada eterna junto ao Senhor Jesus Cristo, que será somente para aqueles que confiaram suas vidas e creram no Senhor Jesus e em sua obra vicária, onde muitas vezes os crentes chamam de "céu" que as Escrituras descrevem como novos céus e nova terra  (2 Pe3.13, Ap 21). Veja este outro texto:

http://www.gotquestions.org/Portugues/ceu-como.html

Então é fato que viveremos eternamente com Deus nos novos céus e nova terra ( Is 65.17 anterior a sua citação), que os cristão chamam céu, veja sobre isso:

http://www.gotquestions.org/Portugues/novos-ceus-nova-terra.html

Mas o mais importante de fato não é o local onde viveremos, apesar que será maravilhoso, mas pensar em poder viver para sempre junto do Senhor, em uma sucessão infinita de tempo, que chamamos de eternidade.

Em Cristo.








          

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Você Pergunta...A Bíblia Responde#31







 O fato de Samuel ter dito ", e amanhã tu e teus filhos estareis comigo; 1 Samuel 28:19" a Saul, quer dizer que naquele tempo o céu e o inferno ficavam tipo no mesmo lugar? Como funcionava antes? Havia separação no lugar da habitação dos mortos? Obrigado!!


Olá!

O texto que você descreveu nos traz no contexto que  Saul desobedeceu a Deus, tanto como rei contra Amaleque (v 18) , como depois tentando consultar mediuns, algo extritamente proibido pelo Senhor (Lv 20.27). Essas desobediências acarretaram na mensagem proferida através de Samuel, a certeza que em breve Saul morreria, assim como Samuel tinha morrido. Dos versos 16 a 18, vemos que Samuel repreende Saul por suas atitudes terríveis de desobediência, inclusive por tentar se comunicar com ele.

Adiante disso, vemos o que aconteceu no desfecho de 1 Sm 1.31-36, de fato Saul morre na mão dos filisteus, exatamente como Samuel disse que aconteceria. Penso que a intenção dentro do contexto era predizer a morte de Saul, não necessariamente falar do lugar em que estava Samuel, antes podemos ver no contexto do texto sobre o "estado" de Samuel,  em outras palavras Samuel disse, por tudo que você fez, inclusive tentar me consultar, é certo que morrerá, o que vemos no desfecho da certeza da predição de Samuel sobre a morte de Saul do cap 31.

O local de perdição eterna em que chamamos inferno, e o local de presença do Senhor eternamente que chamamos de céu, não estavam misturados nem nunca estiveram, penso que a maior intenção dentro do contexto do capítulo inteiro era Samuel demonstrando que Saul e seus filhos morreriam, sendo que Samuel se encontrava morto fisicamente, e este seria o destino de Saul (v19).


Em Cristo







  
     

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Você Pergunta...A Bíblia Responde#30





 Fui indagado em uma pergunta, mas minha resposta nao convenceu. -me perguntaram; se a humanidade surgiu no Oriente médio, como se explica humanos na América (Indios, Incas, Maias)? minha resposta foi a teoria da Pangéia, mas a duvida ficou se na época da Pangéia ja existia o ser humano. -Gostaria de uma explicaçao teísta! -DESDE JÁ AGRADEÇO.
    


Obrigado pela interessante pergunta.

Pois bem, a explicação de como existiam índios e outras raças em outros lugares, são facilmente explicadas, inclusive esta sempre foi uma das grandes dificuldades de acomodação da teoria da evolução, a explicação Bíblica se dá primeiramente em Gn 10-32, onde relata que os descendentes de Noé, foram os que povoaram a terra depois do dilúvio, na continuação do texto em Gn 11-8-10, após o ocorrido na torre de babel, Deus decidiu dispersar toda a população pela face da terra.

Além de ser possível passar através das ilhas ao norte da Europa para América, também poderíamos levar em consideração que Noé era um homem que sem dúvidas sabia fazer barcos, afinal ele construiu a arca e seus descedentes tambem aprenderam sobre isso, então pelo relato Bíblico, apesar da vida ter comecado no oriente, de fato, este relato demonstra como foram espalhadas as pessoas por toda a terra.

Poderia ainda ser levantada uma outra questão, como explicar a diferença de raças que existem...

Também é explicado, inclusive com base em dados de cientistas não cristãos. Isso se deve ao fato  de que todos viemos de uma única e mesma mulher, uma pesquisa feita pela bióloga Dra Rebeca L. Cann, após o estudo mitocondrial de 147 indivíduos das cinco populações geograficas de nosso planeta, concluiu que todos esses indivíduos, representantes de todos os grupos de seres humanos, possuiam um DNA mitocondrial identico, ou seja, vieram da mesma mulher, Eva.

O primeiro casal, Adão e Eva possuiam todo material genético armazenado para esta variadade de raças, o que novamente é o oposto da teoria da evolução. Somente pela transmissão de código genetico é possível continuidade, isso é fato, não teoria.
 
Exatamente como no relato de Gênesis, quanto a termos todos vindo de um mesmo homem-Adão e uma mesma mulher-Eva.

Apesar de que muitas vezes os cientista partem de pressupostos quanto a data, isso não anula a verdade descoberta referente ao DNA, todavia, muitos tem aderido a mentiras evolucionistas, quanto ao relato da origem. Para que possam ser relevantes, precisam de milhões e milhares de anos, para desenvolver a origem do homem. Lembremos, a Bíblia nos relata, Adão foi criado perfeito, não um homem das cavernas, isso é basicamente uma influência evolucionista.

Por fim, quanto as diversas "teorias" de tempo, este texto irá lhe ajudar bastante:

http://www.gotquestions.org/Portugues/idade-da-terra.html

Então muitas das teses defendidas por cientistas hoje, sao baseadas em "teorias" e não provas, e muitas vezes no meio cristão, existe uma tendência a querer valorizar mais a ciência do que as Escrituras, mas as duas quando bem interpretadas não são contraditórias.

Lembremos que toda ciência bem aplicada e toda Escritura bem interpretada, não são contraditórias, nunca, porque toda verdade vem de Deus.

Em Cristo




     

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Você Pergunta...A Bíblia Responde#29


 



Qual a orígem do Zen? Quem criou e fundou Zen? O Zen é de origem budista, indiano ou japonês? Quais são as teorias e práticas realizada pele Zen? Cite figuras, artes e atividades realizadas por quem pratica o zen.
Zen é o nome japones da tradição religiosa chan, que surgiu na China por volta do século VII . O zen costuma ser associado ao budismo do ramo maaiana. A pratica do zen, na sua versão japonesa e monastica, é o zazen, tipo de meditacao  contemplativa que visa a levar o praticante à "experiência direta da realidade" através da observação da própria mente .
 
O zen, tal como conhecido hoje, só foi possível devido à forte influência que o budismo sofreu do taoismo. Para alguns estudiosos, o zen nada mais é que a síntese dessas duas correntes de pensamento (budismo e taoismo). Outros concluem que o zen deveria ser considerado à parte do budismo, pois sua natureza e tradição tão peculiares só foram possíveis e criadas devido à influência do pensamento chines. Uma descricao que pode lhe ajudar do budismo:
Todos estes ensinos são totalmente contrarios ao ensino das Escrituras, quanto a criação do homem, existe um Deus criador e pessoal no qual todas as coisas só existem por sua permissão,  enquanto que na perspectiva budista, panteísta de mundo, deus não é um ser pessoal e criador, tudo é deus e deus é tudo, o que novamente e totalmente contrário a descrição da criação nas Escrituras.
 
Em relação ao pecado, que claramente as Escrituras descrevem que o pecado é a transgressão da lei de Deus, não um estado de ignorância no sentido de que o homem pode um dia se tornar um deus, sabemos pelas Escrituras que ao homem é dado viver e morrer apenas uma vez, vindo após isso o juizo. (Hb 9.27). Apesar de parecer uma boa ideia a perspectiva de que ser "zen" esta relacionado com calma, auto-controle e paciência, as Escrituras nos descrevem que existem caminhos que aos olhos dos homens parecem bons, mas que sao caminhos que levam a destruição (Pv 16.35).
 As Escrituras ensinam que somos criaturas que cairam, pecaram, e que só podemos ter acesso novamente ao criador, através de um caminho (Jesus), pela iluminação do Espírito de Deus, não por meditações da propria mente.
Só existe um caminho que pode nos salvar, e esse caminho é através do Senhor Jesus, diferentemente dos ensinos budistas, as Escrituras nos dizem que Jesus é o caminho a verdade e a vida.
Em Cristo.





 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Você Pergunta...A Bíblia Responde#28






 Em uma breve pesquisa virtual não achei uma resposta que sanasse minha dúvida. Já conhecia o "site" e resolvi perguntar. Em tudo o que a Bíblia diz sobre a criação da terra por Deus nada se diz, ao meu ver, sobre o espaço sideral. Não se tratando de vida fora da terra, mas sobre a complexidade dos planetas, por exemplo. Toda a grandeza, tipos rochosos, gelo, satélites naturais, buracos negros etc foi também criado por Deus? Em algum lugar da Bíblia isso está implícito? Obrigado desde já.
 
Primeiramente é importante entendermos qual o tema que perpassa por toda Escritura, tendo em vista que ela foi escrita por um único autor, Deus, sendo assim podemos achar unidade por toda Ela,  o tema central que passa por toda a Escritura é de que Deus tem um plano em redimir um povo para Sua glória, então diante desta perspectiva a  intenção das Escrituras é descrever a maneira como Deus se revelou ao homem, Ela é um livro baseado em relatos históricos, Ela conta a história do universo, dos grandes impérios, das civilizações e do ser humano, sua mensagem histórica é muito relevante não somente pelo conteúdo preciso e altamente didático, mas pela relevância de seu autor: o Deus que não pode mentir.

Esta é a prioridade dela, nos mostrar como devemos viver e de que maneira podemos ter contato com esse Deus, todo poderoso, criador, soberano,  pelo motivo de que o homem, quando pecou na descrição da desobediência de Adão em Gênesis 3, se tornou inimigo de Deus por causa do pecado, e Deus providenciou um meio novamente através de Seu filho Jesus (Jo 14-6), nos descrevendo que Ele é o caminho (único), a verdade e a vida, para podermos ter relacionamento novamente com esse Deus criador.

 Então poderíamos neste sentido dizer que a Bíblia  é um livro historico que nos conta os fatos do plano da promessa de Deus em ter um povo para Sua glória, atrávés dos relatos históricos  que começam com a criação, a grande vantagem de confiar nela (Bíblia), se encontra no fato que não contém erros porque Seu autor é o próprio Deus, diferentemente dos historiadores que contam as histórias baseadas em opiniões ou relatos de terceiros, assim podendo conter erros, porque eles não estavam lá!

A Bíblia neste sentido é unica, também porque seu autor nunca precisou de relatos, porque Ele é o próprio condutor da história, então fica evidente que sua preocupação está muito mais relacionada em descrever como o homem pode se relacionar com esse Deus criador, do que relatar fenomênos ou fatos cientificos, isso não quer dizer que ela não possa se encaixar com a ciência, porque toda ciência bem entendida e toda Escritura bem interpretada, vem do mesmo dono da verdade, Deus, toda verdade é de Deus, porém é importante salientar que as Escrituras tem primazia, porque foi a maneira como Deus decidiu se revelar de maneira especial.

Tendo destacado essa perspectiva sobre a Bíblia, podemos nos aprofundar sobre o que Ela ensina na criação:

Como a intenção das Escrituras é descrever que a criação é obra de Deus, Ela não se detem em dar informações exaustivas sobre os fatos que você relacionou, inclusive é importante lembrar que estas nomenclaturas, espaço sideral, satélites naturais, são nomenclaturas relativamente novas, em comparação com as Escrituras que foram escritas milhares de anos atrás. Por isso é importante salientar que no livro de Genêsis, existe uma das afirmaçoes mais explícitas sobre a criação de todas as coisas, mas por causa de muitos pressupostos, que são trazidos para interpretação do texto bíblico, como coisas que hoje falamos, como chamar o planeta de Terra, ou pensar no céu apenas no contexto do planeta Terra, comprometem o entendimento. Os escritores bíblicos, quando se relacionavam  com céus e terra, estavam se referindo a criação como um todo:

"O que fez os céus e a terra, o mar e tudo quanto há neles, e o que guarda a verdade para sempre." Salmos 146:6

Todavia, vemos referências claras quanto ao Sol, satélites naturais, estrelas, espaço sideral, toda obra da criação revela a grandeza de Deus criador, e a cada descoberta que o homem faz sobre planetas, estrelas... só torna o homem ainda mais culpado de não reconhecer a grandeza da glória daquele que criou todas estas coisas (Rom 1-18,21). É isso que as Escrituras querem nos ensinar em relação a toda criação, quer nos céus (inclui o espaço sideral), quer na terra, quer no mar.

Alguns textos bíblicos que retratam bem essa idéia:

"E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos." Genêsis 1 -14,18". (Referência explícita ao Sol, Lua e Estrelas).

"Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de Suas mãos". Salmos 19-1,7.( referência a glória de Deus na criação e controle da criação nos céus)

"Conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes."Salmos 147:4

"Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste." Salmos 8:3

Existem ainda muitas outras referências claras sobre a criação de Deus de todas as coisas a partir da palavra de Seu poder, ou seja todas as coisas existem para glória de Deus, e nós fomos feitos com este propósito.

      Glórias a Deus,
     

     

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Você Pergunta... A Bíblia Responde #27




Olá gostaria de saber existem evidencias arqueológicas de que a cidade de Nazaré existiu no século 1, muitos céticos afirmam que não há evidencia e logo que seria uma farsa a narração bíblica; isto esta correto?


Olá, obrigado pela sua pergunta. A fé cristã sempre foi atacada de diversas maneira e diversas formas, uma delas é através das alegações de falta de evidências arqueológicas. Entretanto nunca, ninguém chamais conseguiu provar que Jesus Cristo não existiu, a ausência de provas arqueológicas não prova que algo não existiu. Portanto, mesmo que não existissem nenhuma prova arqueológica sobre a cidade de Nazaré, isso não provaria que ela nunca existiu.

Por exemplo, temos muito mais evidências arqueológicas para contar a história de Jesus Cristo, do que temos para contar a história do filósofo Platão, mas ninguém nega que Platão de fato existiu.

Vamos nos ater agora a sua pergunta. Segundo os evangelhos, Nazaré foi o lar de Jesus e Seus pais desde o retorno do Egito até mudar-se para Cafarnaum, por volta dos trinta e poucos anos de idade. Seus pais viveram ali antes de seu nascimento e Ele, com certeza, possuía parentes entre os habitantes do vilarejo.

"Nazaré foi uma cidade rural insignificante e pouco conhecida, que nunca reuniu mais de vinte e cinco famílias," corrobora o historiador bíblico, Prof. Ory N. Mazar. "O que nós encontramos, apenas, é que a partir de meados do Séc. I D.C., uma significativa comunidade Cristã começou a emergir na cidade."

Nazaré sequer foi mencionada no Velho Testamento e nunca foi escrito sobre ela pelo historiador do primeiro século, Josefo. O que colaborou para o fato de muitos duvidarem que de a cidade de Nazaré de fato existiu.

Confirmando a insignificância do vilarejo onde viveu Jesus, temos o fato de que nem o Antigo Testamento nem Josefo ou sequer o Talmude, mencionam seu nome em qualquer parte de seus textos. Daí entendermos o comentário de Natanael, preservado por João: “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?” (Jo 1:46).

Depois de séculos de negligência, alguns estudiosos e pesquisadores seculares começaram a desenterrar o que restou da antiga cidade. Eles estão investigando os restos da Nazaré antiga e o que eles descobriram inclui algumas evidências notáveis advindas da comunidade Cristã primitiva daquela cidade.

Uma das descobertas mais intrigantes em Nazaré foi revelada pelo arqueólogo italiano, P. B. Bagatti. Ele encontrou um antigo sepulcro do primeiro século, próximo da moderna Igreja da Anunciação. Isto é, onde a tradição coloca a Anunciação do Arcanjo Gabriel a Maria. (Lc 1:30-33)

De maneira interessante, quando Bagatti começou a investigar a sepultura, ele notou alguns intrigantes símbolos inscritos nas paredes da gruta que incluíam a marca da cruz. Os sinais, "são notavelmente semelhantes aos símbolos achados dentro das catacumbas Cristãs de primeiro século, em Jerusalém, reconhecidas como pertencentes à primeira comunidade Cristã daquela cidade" disse o arqueólogo.

Ao investigar mais a tumba, surpreendentemente, Bagatti achou vários dedicações hebraicas que indicam claramente que a catacumba realmente tinha pertencido a alguns dos inúmeros primeiros cristãos de Nazaré.

Há ainda outra evidência que também parece sustentar a historicidade da cidade de Nazaré. Ao escavar alguns estratos abaixo da antiga igreja bizantina de Nazaré, Bagatti encontrou os alicerces de outra igreja do 3° século, construída no mesmo formato de uma Sinagoga judaica. A presença de símbolos cristãos, como o peixe, certificaram que se tratava de uma estrutura da comunidade judaico-cristã que viveu no local por volta do ano 200.

Hoje, os restos dessa “igreja-sinagoga” e da igreja bizantina posterior podem ser vistos num sítio que se estende desde fora até dentro da moderna Igreja da Anunciação. Alguns estudiosos também acreditam ser ali o local da casa onde morava Maria, mas quanto a essa posição faltam-nos elementos sólidos que permitam uma alegação conclusiva a respeito do assunto.

Existem elementos suficientes para crermos que a Nazaré bíblica existiu conforme os relatos das Escrituras, não existe nenhum elemento forte que prove o contrário.

Em Cristo.



terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

07 características de um pregador fraco e despreparado


Por Renato Vargens

 Ouvir determinados pregadores exige uma dose extra paciência.
Lamentavelmente, do Oiapoque ao Chuí o que mais vemos são pregadores despreparados assumindo os púlpitos de suas igrejas. Na verdade, ouso afirmar que encontrar um bom pregador cuja teologia seja saudável é quase uma missão hercúlea.
Confesso que estou cansado de ouvir pregações vazias, superficiais, materialistas, humanistas e triunfalistas, de gente que contraria totalmente o ensino bíblico.

Isto posto, sirvo-me deste post para elencar as 07 principais características de um pregador fraco e despreparado teologicamente:
  1. Um pregador fraco e despreparado costuma interromper sua mensagem várias vezes mandando o público repetir frases descabidas, sem nexo, bem como desprovidas de inteligência.   
  2.  Um pregador fraco e despreparado repete alucinadamente o jargão "fale para o irmão que está ao seu lado..."
  3.  Um pregador fraco e despreparado interrompe o sermão continuamente mandando o povo profetizar bênçãos e vitórias.
  4. Um pregador fraco e despreparado não prega a palavra, antes pelo contrário, promove entretenimento, levando o povo ao êxtase mediante piadas, casos e contos.
  5. Um pregador fraco e despreparado só fala em dinheiro, em bênçãos financeiras e riquezas oriundas da confissão positiva.
  6. Um pregador fraco e despreparado prefere Marx, Freud, às Escrituras Sagradas.
  7. Um pregador fraco e despreparado é autoritário e  maldizente, fazendo do púlpito plataforma de condenação, escravidão e opressão.
Caro leitor, se o seu pastor se encaixa nesse perfil, converse com ele, incentive-o a mudar, a pregar as Escrituras deixando de lado essa baboseira gospel. Agora, se ele, é daqueles que prefere o engano, deixe-o sozinho e procure uma Igreja que pregue as Escrituras e que faça da Palavra de Deus sua única e exclusiva regra de fé!
Pense nisso!