quarta-feira, 30 de julho de 2014

As Dúvidas de Sofia: ‘Se eu desobedecer meus pais, vou para o inferno?’





quinta-feira, 24 de julho de 2014

Obrigado Deus!








Hoje começo o dia agradecendo a Deus de uma maneira especial, não porque eu deixe de relembrar e colocar diante de Deus meus sinceros agradecimentos pela vida de minha esposa. Mas, mais especificamente hoje Deus lhe abençoou para completar mais um ano de vida. Agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de caminhar ao seu lado esta jornada como peregrinos.

Enquanto escrevo esta carta, consigo lembrar a maneira como Deus lhe usou para me levar até Cristo, esta é outra razão pela qual lhe devo minha gratidão. Vivendo com você ao meu lado, consigo entender exatamente a explicação de Santo Agostinho, quando disse que a mulher foi tirada do lado, para que não ande na frente, e tão pouco atrás, mas porque desta forma a mulher fica do lado, sendo uma auxiliadora. È exatamente desta forma que enxergo você, tantas vezes me consolando, incentivando e principalmente aconselhando, usado os dons que nosso Deus lhe deu.

Tantas coisas por dizer, mas o espaço no papel não é suficiente, tento resumir para que possa caber. Minha alegria é ver você servindo a Deus com seus talentos, sendo uma mãe que teme a Deus e ensina nossas filhas no caminho do Senhor, uma esposa que amorosamente se submete a ser liderada, mesmo em meio a erros meus, me auxiliando e apoiando em todo tempo.

Meu desejo e oração é de que você possa cada vez mais ser usada por Deus, que seu prazer e alegria no aprendizado e obediência da Palavra sejam cada dia mais fortalecidos, que seu principal objetivo seja, acima de qualquer outra coisa, viver para glória de Deus.

Parabéns pelo seu aniversario, minha oração é de que Deus continue cuidando e derramando todo tipo de bençãos em sua vida, que a levem a se tornar mais parecida com Cristo. Você é um presente muito especial de Deus, valorosa, dedicada, linda, inteligente.

Você tem sido uma benção para todos aqueles que podem estar perto e conhecê-la melhor, e a cada ano, Deus tem acrescentado temor e tremor na sua maneira de viver, lhe concedendo graça no caminho de sua santificação, posso sem medo dizer como espero que nossas filhas possam seguir seu exemplo de mulher temente a Deus.

Te amo, obrigado por sua companhia e que Deus lhe abençoe.


Seu esposo que te ama
Guinho





quarta-feira, 23 de julho de 2014

Me torno morador do Reino quando sou salvo?... A Bíblia responde #42








Hoje em dia é muito comum algumas denominações religiosas adotarem um sistema de células ou visão celular, realizam um retiro chamado de encontro com Deus e ali realizam palestras mostrando o passado pecaminoso dos participantes, na maioria pessoas que já são convertidas, pergunto, quando a gente aceita Jesus como nosso salvador pessoal já é o suficiente para a salvação? Algumas denominações chegam a pregar que salvação e Reino de Deus são coisas diferentes, isso é verdade baseado pela Bíblia?

Sobre os movimentos que você cita, existem muitos tipos e fica difícil falar especificamente de cada um deles. A Escritura nos ensina que Ela é útil para instrução, para exortação, correção, ensino (2 T 3.16), e muitas vezes os pequenos grupos são bons caminhos para poder aprender mais especificamente sobre as Escrituras, principalmente porque muitas vezes nem todos podem fazer bons seminários de teologia.

 O ponto crucial de sabermos se um grupo desses é benéfico ou não, esta ligado intimamente com o compromisso de aprender a Bíblia, e pela Bíblia como devemos viver, todavia, muitos grupos pensam somente em aumentar seus "membros", mas que muitas vezes não tem cuidado em fazer verdadeiros discípulos de Jesus, comprometidos com seu Senhor (Mt 28). Um bom teste que você pode fazer tanto na igreja, quanto nos grupos, é ver se é Deus quem está sendo exaltado, ou o homem, se o ensino é Cristocêntrico  ou totalmente antropológico.  


Dentre estes ensinos é de vital  importância de compreendermos a influência do "pecado" na nossa vida e na das pessoas, somente quando realmente entendemos a "anatomia" do pecado, poderemos dar a devida importância ao Salvador, em outras palavras, reconhecer Jesus como seu Salvador, implica saber de onde e do que fomos libertos, outra forma ainda de entender: Saber que estávamos mortos em pecados e éramos inimigo de Deus, mas que em Jesus somos reconciliados com Deus, por causa dele recebemos perdão e passamos de criaturas adotados para a família e podendo ser chamados de filhos (essa é a boa notícia chamada Evangelho, existe um Salvador para nossa situação, e tudo isso pela Graça de Deus, não por nosso méritos).

Tendo dito isso, o ensino fundamental principalmente do Novo Testamento, é a salvação somente pela fé, em Jesus, e isso está intimamente ligado, mais uma vez, não com um simples reconhecimento de que Jesus existiu, mas de um depósito de confiança, necessidade na pessoa de Cristo, esta é a fé que a Bíblia fala. Quando falamos em crer em Jesus, conforme o Apóstolo Paulo fala, se alguém ensina outro evangelho diferente deste da graça de Deus, seja anátema (Gl 1.8). Todos aqueles que depositam sua confiança em Jesus, vivem para Ele como seu único Senhor e Salvador, passam automaticamente para  o  Reino, toda pessoa salva, já participa do Reino aqui e agora, Jesus declarou que Ele já trouxe Seu Reino, de maneira invisível dentro de cada crente, mas que virá um dia em sua plenitude, onde o Senhor reinará também de maneira visível para julgar.



 A ideia do ensino na Bíblia sobre o Reino é de que ele já chegou, porém, ainda não em sua plenitude, esta será em sua segunda vinda. Um estudo sobre o Reino pode lhe ajudar a entender melhor:


Em Cristo







quarta-feira, 16 de julho de 2014

As Dúvidas de Sofia: Existe um anjinho que guarda a gente?




terça-feira, 15 de julho de 2014

Exposição de João 7:37-39





sexta-feira, 11 de julho de 2014

Exposição de João 7:40-43





domingo, 6 de julho de 2014

"UMA NOITE DE ESCATOLOGIA". Em debate: "O MILÊNIO"


http://www.escolacharlesspurgeon.com.br/

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Como ser um jovem cheio do Espírito?... A Bíblia Responde #41




Quais os principais passos, para se tornar um jovem cheio do Espírito Santo e da presença de Deus?

Olá, fico muito contente em ajudar um jovem em busca de santidade.

Basicamente quero falar com você sobre crescimento espiritual. Deus deseja que todo crente atinja a maturidade espiritual. Sua Palavra nos ordena: “Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” 2Pe 3:18. Esta é nossa obrigação e privilégio. A cada dia podemos progredir em nossa vida espiritual, prosseguindo em um conhecimento mais pleno, mais elevado, mais pessoal e mais experimental a respeito de Deus e de Cristo.

O pastor americano John MacArthur define crescimento espiritual por prática aliada a posição. Em Cristo, nossa posição é de absoluta perfeição. Agora, Deus quer que manifestemos essa posição através de uma experiência progressiva. Tal crescimento é essencial.

O crescimento espiritual não é místico, sentimental, devocional, psicológico ou resultado de truques secretos. Vem através da compreensão e da prática de princípios fornecidos pela Palavra de Deus. Dentre esses princípios quero destacar brevemente ao menos três deles.

1) Estudo da Palavra de Deus – não podemos conhecer a Deus, nem termos intimidade com Ele se não tivermos um relacionamento verdadeiro e sincero com as Escrituras Sagradas. Deus se revelou por meio de um livro e todo livro deve ser lido e estudado.

Seja um estudante eterno da Bíblia, leia, medite, se possível invista em bons livros que nos auxiliam a entender as Escrituras.

2) Oração – a Bíblia é a maneira de Deus falar conosco e a oração é nossa maneira de conversar com Deus. Gaste tempo em oração, inclusive antes de ler as Escrituras, ore pedindo discernimento e entendimento. Peça a Deus para ser cheio do Espírito Santo, confesse seus pecados a Ele.

3) Comunhão – Deus nos criou para vivermos em comunidade, Deus ordenou que fizéssemos discípulos e consequentemente que fossemos discípulos de alguém.

Não sei como é a sua Igreja, nem se de fato você frequenta uma, mas é essencial que o lugar onde você congregue priorize o ensino das Escrituras, uma boa pregação é aquela que você sai tendo aprendido um pouco mais da Bíblia.


Leve a sério o estudo das Escrituras, sua vida de oração e a comunhão com outros cristãos. Fazendo isso você certamente, mediante a graça de Deus, crescerá espiritualmente. O crescimento espiritual não vem por passe de mágica, requer dedicação e esforço da nossa parte.

Quero também te indicar alguns blogs (além do GotQuestions) e editora para te ajudar nessa questão, e te ajudar a conhecer a Deus de maneira Bíblica.


Que Deus te abençoe.