quinta-feira, 30 de abril de 2015

Sou casado e tenho dificuldade em resistir as mulheres, a Bíblia pode me ajudar?... A Bíblia Responde #54




Onde posso encontrar auxilio na Bíblia, por uma carência muito grande em resistir as mulheres, sou casado e vivo pecando nesse sentindo não com tanta frequência mas confesso que sou fraco em resistir e sei que estou errado preciso de ajuda. Deus abençoe.

Vivemos em uma época extremamente sexualizada, você dificilmente verá um comercial na televisão que não explore a sexualidade. Tudo buscando gerar no homem o impulso e desejo sexual. Existem inúmeros cristãos que vivem diariamente uma luta nesse sentido, sem nem mencionar a questão da pornografia em que temos acesso a um clicar do mouse. É raro encontrar um homem que não passe por dificuldade nessa área. Eu passo, você passa e muitos passam.

Isso tudo é o que a Bíblia chama de tentação. A Bíblia fala que seremos tentados, não estamos livres nem imunes a ela, mas a Bíblia também diz que somos tentados de acordo com nossos próprios desejos e que nenhuma tentação é maior do que podemos suportar, e ainda, que sempre que somos tentados Deus providencia o livramento.

Tiago 1:14 “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.”

1Co 10:13 “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.”

Ser tentado pelo desejo por outras mulheres não necessariamente é algo incomum ou errado, o problema é quando essa tentação se transforma em pecado. E pelo visto esse é o seu problema, você tem deixado a tentação se transformar em pecado por diversas vezes.

Quanto a isso, tenho a obrigação de deixar muito claro que isso desonra em primeiro lugar a Deus, todo o pecado denigre a imagem de Deus, além disso o seu pecado desonra a sua própria esposa e ainda as demais pessoas envolvidas. Lembre-se que foi pelo seu pecado que Cristo derramou todo o seu sangue precioso naquela cruz. Jesus sofreu, foi espancado, humilhado e morto por causa do seu e do meu pecado, lembre-se disso, sempre que a tentação se fizer presente na sua vida, lembre-se do sofrimento de Cristo naquela cruz.

Não quero dizer que o cristão para de pecar depois da conversão, pois isso não é possível, mas o cristão verdadeiro não sente prazer no pecado, o pecado incomoda, dói, entristece, toda a vez que um cristão peca em seguida vem o arrependimento, em seguida o cristão confessa a Deus o seu pecado e pede perdão por isso, e uma das características de um arrependimento autêntico é o fato de não repetir o pecado com frequência.

Se essa é uma área de extrema dificuldade na sua vida procure ajuda, procure seu pastor, ou algum irmão de confiança e confesse seu pecado, peça oração, peça ajuda.

Se possível for confesse a sua esposa, tenha a sensibilidade de perceber se ela está preparada para isso, mas creio que um grande passo para demonstrar verdadeiro arrependimento é se humilhar para sua esposa e pedir o perdão e ajuda dela.

Enfim, o que posso lhe dizer é que a Bíblia é clara: “Porque o salário do pecado é a morte,”Rm 6:23, e um verdadeiro cristão é “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” Jo 14:21.

Abandone esse pecado, ame os mandamento e os guarde, lembre-se do sofrimento de Cristo por você, não desonre a Jesus Cristo, pois um prazer momentâneo e finito pode ter um custo eterno em nossas vidas.

Que Deus te abençoe.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Discípulo Radical -Parte 4/4



                                        

Este é a última parte de uma série de meditações sobre o preço de seguir a Cristo, extraídos do Evangelho de Lucas 14:25-34, onde Jesus descreve que o preço de segui-lo é a própria vida, as outras meditações:


Só teremos a capacidade e vontade de renunciar a tudo por Cristo, quando o valor desta troca for considerado total para nós, Cristo tem que ser o bem mais valioso, então pela graça de Deus, sua afeição e seus olhos o enxergarão diferente, isso é o que a Bíblia chama de Novo nascimento, antes você não queria a Cristo, não o amava. Todavia, pela regeneração do Espírito, Cristo passa a fazer parte em tudo que você faz e  sua alegria só pode ser completa se tudo o que você fizer Ele estiver com você (Ex 33.14).
Em nossos dias, justamente por causa de pessoas que nunca nasceram novamente, temos um desleixo quanto a maneira de como os discípulos devem viver no mundo. A obediência vem justamente pela confiança que temos na mensagem do Evangelho. Esta mensagem faz discípulos radicais, que não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
Jesus nos ordena como discípulos a fazermos diferença no mundo, a vivermos de maneira diferente, devemos ser sal neste mundo, porque os discípulos são sal, mas também alertou sobre os perigos de não sermos genuinamente discípulos:
Bom é o sal; mas, se o sal degenerar, com que se há de salgar? Lucas 14:34

No texto que temos aprendido de Lucas 14, Jesus faz a comparação de que os discípulos devem ser como o sal. O sal deve servir tanto de um intensificador de sabor, como para conservar. No primeiro século, na Palestina o sal era usado como conservante, pelo calor extremo era ele, o sal, que se usava para que os alimentos não estragassem, e é importante ser usado na medida certa e uma vez que não tenha as características importantes e necessárias para ele, de nada servem. 
sal encontrado na região do mar morto, por onde eles passavam com frequência, era um sal que não era puro, era misturado. Em outras palavras ele não servia de nada, ao contrário do sal necessário com boas funções para conservar.
As Escrituras não classificam pessoas boas o suficiente para fazer parte do cristianismo daquelas que não são boas o suficiente, essa é a ideia falsa do que é a verdadeira religião. Para a Bíblia, não existe nenhuma pessoa merecedora, nenhuma pessoa bondosa (Rom 3.23), a diferença está entre aqueles que se arrependem de seus pecados, daqueles que não se arrependem. Consegue entender a diferença?
O discípulo radical de Cristo deve ser um conservador de alimento, ele deve ser um intensificador de sabor. Essas são as características dos seguidores de Cristo. Aqueles que não tiverem essas características, Jesus diz que não serve para nada. Embora a pessoa possa se sentir participante do Reino, ela não terá parte dele, a porta estará fechada:
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Mateus 7.23
Nós não podemos ser utópicos, sabemos que o problema do homem é interno, no coração (vontade) e somente a mensagem do Evangelho da glória de Cristo pode salvar e libertar. Sabemos que até Jesus voltar, continuarão muitos problemas no mundo por causa do pecado. Mas precisamos , como discípulos, sermos sal.

Essa é a nossa ordem. Esse é o nosso dever.
O padrão é alto, porque ele se alicerça em um nascimento que vem espiritualmente de Deus. Um nascimento que não é simplesmente natural, mas antes, sobrenatural. É a presença do Espírito Santo que nos capacita a amar Deus acima de todas as coisas, é o entendimento da alegria de termos um Salvador que nos direciona a obediência.
Quando os discípulos pedem a ajuda do Senhor Jesus para capacitá-los a perdoar como deveriam (Lc 17.5) Jesus disse que a fé por menor que seja, pode ser do tamanho de um grão de mostarda (Lc 17.6), se estiver colocada no lugar certo, (em Jesus) ela trará segurança para alma e capacitação pelo Espírito. Embora tenhamos dificuldade, sabemos onde devemos recorrer em oração pela ajuda de Cristo, muitas vezes por mais difícil que possa ser, desejamos obedecer e honrar a Cristo acima de nós mesmos. Isso sem duvida exige uma atitude radical de abandono do "eu".

Quando estamos em união com Cristo, seremos diferentes, seremos sal para este mundo em trevas, seremos luz. Melhor dizendo:
Nós não somos a luz, Cristo é a verdadeira luz, mas se estamos verdadeiramente nele, essa luz será refletida através de nossas vidas.  Da mesma forma como o sol reflete e irradia sua luz mesmo através de águas sujas, assim Cristo nos usa para sua glória.
Cristo só habita em vasos regenerados, refeitos, Cristo não faz remendos, é impossível conter vinho novo em odres velhos (Lc 5.37). Seu coração não é apenas amolecido, porque antes ele era duro, seu coração velho é retirado (Ez 36.26). Aquele coração rebelde, indisposto, desobediente de Deus, amante da escuridão (Jo 3.19) é substituído e em seu lugar Deus coloca um novo coração que só consegue sentir a verdadeira, completa e duradoura alegria no Amado.
Por causa deste novo coração, regenerado pelo Santo Espírito, seus interesses já não são mais os seus, antes os do Senhor (Gl 2.20). Você começa a ser capaz de levar todo pensamento cativo a obediência de Cristo (2 Co 10.5). Agora, depois da regeneração, você começa a se tornar disposto para ser Luz, você tem desejo de ser como seu Senhor, você passa a ter a mente de Cristo. Você deve ser sal.
No trabalho:
Você deseja ver Cristo glorificado, você não se molda mais aos costumes pecaminosos que existam no seu trabalho, mas você molda seu trabalho à obediência de Cristo.
Na família:
Você não os ama simplesmente, agora seu amor tem um refinador e um intensificador. Seu amor por sua família é feito através dos ensinamentos de Cristo, pelas Escrituras.
Na vida:
A maneira como você passa a enxergar a vida, seus óculos, sua cosmovisão é através da compreensão das Escrituras. Nos submetemos a sua autoridade, mesmo que existam coisas que ainda não compreendamos completamente, nosso desejo de submissão para com a Bíblia, passa a ser constante. Os pecados de estimação são cada vez mais abandonados, porque Cristo é a nova perspectiva.
Para o discípulo radical, viver é Cristo e se for para viver sem Ele é melhor morrer para poder estar definitivamente com Ele (Fp 1.21).

O discípulo de Cristo passa a ter o desejo de obedecer a Cristo e ser sal, de conservar e intensificar o sabor em prol do Reino. Não é uma questão de moralidade, de coisas que podemos fazer e coisas que não podemos fazer, mas passa a ser uma questão de onde depositamos valor, afeição e alegria.
O desejo do discípulo é mudado, sua vida não pode mais ser vivida como se Cristo não fosse o Senhor de tudo, em outras palavras, não existe um centímetro deste mundo, onde Cristo não seja Senhor e reine. Para a vida do discípulo radical, o culto não termina no domingo, ele não separa seu culto de domingo do restante da semana. Pelo contrário, ele sabe que não pode ser sal somente na Igreja, ele é chamado e ordenado por Cristo a ser sal em tudo, no trabalho, em casa, no lazer, na escola e em qualquer área de sua vida.
Pelo menos duas maneiras práticas de sermos sal neste mundo:
Em primeiro lugar:
Viver e fazer como o manual do fabricante descreve, Deus é o fabricante e seu manual é a Bíblia, portanto podemos usá-la para crescer em conhecimento de Deus. 
Nos lares, sermos pais e mães segundo o padrão bíblico. Conservando como o sal, sendo luz para o mundo, para que todo incrédulo que não conhece o significado de família possa glorificar a Deus através da vida dos discípulos (1 Pe 2.12). Em meio a um mundo em trevas não molde sua família nos costumes e cultura secularizados, transforme a cultura para o padrão das Escrituras. Trabalhe honrando ao Senhor, não somente sendo honesto, mas trabalhe para demonstrar diferença do padrão que as pessoas estão acostumadas, rejeitando ao manual e ao fabricante. Não se curve ao mundo, mas somente a Deus e Sua  Palavra.
Na moda, principalmente para as mulheres, não aceitemos os ditames indecentes e pecaminosos do mundo, nos vistamos para a glória de Deus (1 Co 10.31), para que Cristo seja honrado e os esposos não esqueçam que Cristo nos ordena a santificar nossas esposas através do ensino das Escrituras, diferentemente do padrão mundano que apresenta sua esposa como troféu.
No lazer, se para se alegrar você precisar ver coisas ou fazer coisas que Cristo choraria em seu lugar, cuidado porque este pode ser um grande sinal que Cristo não é Senhor e de que você não deseja ser sal.
Em segundo lugar:
Levar tudo em consideração para Cristo ser glorificado, se Cristo for para você seu maior tesouro, você conseguira encontrar alegria e ser feliz em seu casamento, no seu lazer, no seu trabalho e em toda sua vida.
Sabe por quê?
Porque sua felicidade estará em Cristo e não nas coisas. Levando seus pensamentos obedientes a Cristo, todo discípulo radical tem um manual radical pra lhe guiar, escrito com sangue por todos aqueles peregrinos que viveram de maneira radical antes deles. 

Sem subjetivismo e misticismo, mas com o manual do fabricante inerrante e inspirado.
Meça o custo de seguir a Cristo, para que você não fracasse em sua jornada por encontrar algo mais precioso, algo que você ame mais que Ele, algo que você acha mais interessante que Ele. Podemos facilmente ser religiosos, orar em Seu nome, mas o difícil mesmo é o amarmos internamente. Amarmos a Cristo acima de nós mesmos. Avaliem o preço, você está disposto?

E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus. Lucas 9:62


Deus nunca prometeu em Sua palavra que nossa jornada seria tranquilo, somos peregrinos na terra (1 Pe 2.11). O Senhor Jesus nos deixa bem claro através do texto (Lc 14. 25-34) que é preciso ser radical, devemos ter por certo que as aflições desse tempo não podem ser comparadas com a glória que há de ser revelada (Rm 8.18).
Nos alegremos nisso, coloquemos nossas forças e esperança em tesouros eternos (Lc 12.34, Mt 6.19), desfrutemos estes dias presentes levando em consideração os dias futuros, olhos no alto. Não devemos viver por viver, antes viver para Cristo. Desta forma nosso valor será o mais alto, nossa afeição será certeira e nossa alegria completa.
Aquele que começou a boa obra em nós é fiel para terminá-la (Fp 1.6). Sermos discípulos de Cristo nos leva a viver como sal,  então que possamos refletir:
1-Percebemos que o mundo jaz no maligno a ponto de identificar aquilo que não é compatível com o Reino de Cristo?
2- Temos vivido de forma a demonstrar Cristo para os incrédulos através de nossas vidas, atitudes e pensamentos?
Em Cristo.