quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Pai, Pregador, Sacerdote e Exemplo


http://lh3.ggpht.com/-WwmP0g6uHEo/TkeMQeVWwMI/AAAAAAAABas/_F1mUa9Q3dY/exemplo-pai-modelo-carater-hombridad.jpg


E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.” Deuteronômio 6:6-7

O pai é o primeiro pregador na vida de seu filho, é um sacerdote no lar, o representante de Deus na vida dos seus familiares. Deus espera isto de cada homem, de cada pai.

Vemos, seguidamente o povo de Israel se desviando dos caminhos do Senhor, geração após geração, acontecia a mesma coisa, após curto espaço de tempo. Por qual motivo? Um dos motivos é que os pais falhavam na sua missão de transmitir a Palavra de Deus para a geração seguinte, esqueciam de Dt 6:6-7.

Voltando para a nossa época, existe alguma realidade mais assustadora do que esta? Os pais nem sabem quem é Deus, não conhecem nada das Escrituras Sagradas, que triste futuro nos espera. Crianças crescendo em lares onde o próprio umbigo é deus, criadas sobre a supervisão e influência dos televisores e internet.

Nós, pais Cristãos temos a obrigação de cumprir nosso papel, de realizar aquilo que a nação de Israel tanto negligenciou. Não podemos fazer pouco caso das nossas crianças, temos que gastar tempo com nossos filhos, temos que ensinar, é um chamado de tempo integral.

Sejamos, em primeiro lugar, exemplo para os nossos filhos. Não podemos ser hipócritas em exigir algo deles se nós mesmos não vivemos o que pregamos. Você quer que seu filho tenha uma vida de oração, então tenha você uma vida de oração para que seja modelo ao seus filhos. Da mesma maneira, com a leitura e meditação nas Escrituras, com a vida de serviço na Igreja, com os relacionamentos pessoais. Enfim, em todas as áreas da vida seja exemplo, pois sempre você será o modelo a ser analisado aos olhos das crianças.

Quando falo de pais, isso inclui também as mães, obviamente Deus destinou um papel de liderança para o homem, mas necessariamente é a mãe a pessoa mais influente em nossa casa, são elas que têm a atenção das crianças. Elas exercem papel decisivo nesse processo.

Mães, não abandonem seus filhos por uma carreira de sucesso. Qualquer pessoa que passe maior tempo com seu filho exercerá maior influência sobre ele do que você. E, se isso acontecer somos indesculpáveis perante ao Senhor, pois ele delega essa função aos pais, a educação dos nossos filhos cabem única e exclusivamente a nós, pais e mães.

E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. Efésios 6:4

Que Jesus nos ajude.

Fernando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário