quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Você Pergunta... A Bíblia Responde #11




Colocar Deus em primeiro lugar na minha vida quer dizer renunciar a tudo do mundo? Eu não poderia assistir na televisão: Jornal, Esportes/Futebol e UFC (luta livre)?


Não, colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas não significa renunciar a tudo no mundo.

Posições desse tipo podemos observar na vidas dos monges espalhados pelo mundo, que se retiraram do “mundo” para não se contaminarem com tudo o que ele oferece. Por mais que seja uma realidade, que o cristão deve realmente se afastar de diversas práticas comuns na nossa sociedade, essa posição dos monges, não é uma posição ensinada por Deus nas escrituras.

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.” 1 Co 10:23

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” 1 Co 6:12

Paulo nos ensina que podemos fazer qualquer coisa, assistir televisão, esportes, jornais, UFC, mas ele também nos diz que nenhuma dessas coisas podem nos dominar.

O que significa isso? Que nenhuma dessas atividades devem tomar o lugar que é de Deus em nossas vidas, ou seja, eu dedico o mesmo tempo e a mesma disposição com oração, com estudo diligente da Palavra de Deus, com minha família e com minha Igreja? Essas coisa me edificam de alguma maneira?

Vivemos hoje uma grande dicotomia entre o sagrado e o profano, aquilo que pode e o que não pode. Sendo que deveríamos entender que podemos todas as coisas, desde que Deus seja glorificado nelas.

Por exemplo: eu posso glorificar a Deus assistindo um bom jogo de futebol, eu posso glorificar a Deus vendo um bom filme, um bom documentário, um telejornal. Em contrapartida não consigo ver como glorificar a Deus através de uma novela global ou um programa humorístico com forte apelo sexual.

O meu conselho é sempre o bom senso, é importante que Deus esteja sempre em primeiro lugar na sua vida, coloque na balança, verifique se o tempo dispensando por todas as outras coisas é igual ou maior que o tempo dispensado com Deus. Devemos sempre buscar o caminho da santificação conforme nos alerta Hebreus 12:14, sem santificação ninguém verá o Senhor.

Tenha também muito cuidado com a televisão conforme nos alerta o Rev. Hernandes Dias Lopes:

A mídia televisiva.A televisão é ainda o mais poderoso instrumento de comunicação de massa em nossa nação. É considerada o quarto poder. A televisão brasileira é conhecida em todo o mundo pela sua descompostura moral. As telenovelas brasileiras são as mais imorais do mundo. Talvez nenhum fenômeno exerça mais influência sobre a família brasileira do que as telenovelas da Rede Globo. O argumento usado para essa prática é que a televisão apenas retrata a realidade. Ledo engano. A televisão induz a opinião pública. Ela não informa, mas deforma. Não esclarece, mas deturpa. Agora, de forma desavergonhada a televisão brasileira abraçou a causa homossexual com o propósito de induzir a sociedade a aceitar como opção legítima a relação homoafetiva. Não se trata de um esclarecimento ao povo sobre o referido assunto, mas uma indução tendenciosa. Os programas que tratam da matéria são feitos com a intenção de escarnecer dos valores morais que sempre regeram a família e exaltar a prática homossexual, que a Escritura chama de um erro, uma torpeza, uma abominação, uma disposição mental reprovável, uma paixão infame, algo contrário à natureza (Rm 1.24-28).”


Leia também esses dois ótimos textos, que irão te esclarecer ainda mais sobre o assunto em questão:

Alguns princípios cristãos sobre o lazer e o entretenimento:

Dica aos cristãos:

Que Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário