segunda-feira, 19 de outubro de 2015

A besta descrita em Apocalipse é o dinheiro?...A Bíblia Responde#65











Salve meus irmãos. Que a paz do nosso verdadeiro DEUS e PAI esteja com vocês. Quero fazer duas perguntas. 1ª - Por que as pessoas vão ao culto vestidos de preto e vermelho que são cores negativas e não de branco como é descrito em Apocalipse 7 ? 2ª - Apocalipse 13,18 diz: "Quem tiver sabedoria calcule o nº da besta que é o nº de um homem". Siga meu raciocínio. Numero de um homem. Isso pode significar alguma que está no masculino e esta coisa concluo que é o DINHEIRO (Dinheiro está no masculino em qualquer parte do mundo)Ninguém manipula dinheiro com os pés somente com as MÃOS e ele está na cabeça de todo mundo (Isto é, na testa) Então entendo que o dinheiro pode ser a besta do apocalipse. (por que não) O mundo todo se ajoelha diante dele, inclusive os que se dizem religiosos. Hoje qualquer instituição religiosa de renome mundial é milionária. SEM A BESTA DO APOCALIPSE (o DINHEIRO) NINGUEM COMPRA E NINGUEM VENDE NADA. ABRAÇOS A TODOS E BOA NOITE. Cláudio

Olá, Cláudio. Obrigado por suas perguntas.

Como regra para uma boa leitura da Bíblia, sempre precisamos ler a luz de seu contexto histórico e gramatical, sabemos que a Bíblia interpreta a própria Bíblia e devemos sempre ter dentro dela os princípios para nossas vidas, tanto de conduta como fé.  Podemos claramente retirar os princípios relacionados a vestimentas das Escrituras que não sejam imorais, ou que tenham declarações de qualquer tipo que venham a denegrir a mensagem do Evangelho ou coisas do tipo,  no entanto, devemos ter cuidado quanto a imposição de regras ou elementos alheios a Bíblia, ou em outras palavras, não devemos ir mais longe do que a Bíblia vai, creio que este seja o caso de determinação de cores nas roupas que um crente deve ou não usar. Estas regras podem facilmente se tornar um tipo de legalismo sobre o que deve ou não usar.

Por isso devemos sempre lembrar o contexto imediato das passagens que lemos, no caso de  Apocalipse diz respeito aqueles glorificados que tem suas vestes brancas se referindo a pureza em relação a impureza do mundo. O livro de Apocalipse traz várias alusões a esta realidade (6.11, 7.9, 19,8) se referindo a Igreja glorificada. No mundo antigo as vestes brancas eram comumente usadas nas festas e celebrações. Todavia, é ir longe demais usar estas passagens para tirar aplicações da obrigação de se usar roupas brancas ao invés de outras cores, porque a pureza do crente começa primeiramente dentro, através da ação do Espírito Santo convencendo do pecado (Mt 5.8).

Sobre a segunda pergunta, embora a Bíblia de fato condene o amor ao dinheiro como sendo um adversário diante do amor para com Deus (Mt 6.24), o texto de Apocalipse declara que está relacionado com um governante e embora o dinheiro possa de fato governar as pessoas quando elas vivem suas vidas buscando riquezas materiais, a questão está em cima do interesse do coração humano, se ele se sujeita a Deus ou se ele se sujeita as riquezas. Não podemos dizer que o dinheiro tenha poder de agir sozinho, porque a Bíblia condena o "amor ao dinheiro" não o dinheiro em si, sabemos que o dinheiro pode ser usado de maneira que honre a Deus.

Novamente olhando o contexto do capítulo 13 está descrevendo sobre uma personagem físico, vivo e que não honrará a Deus, a besta e o anticristo são utilizados como sinônimos e por isso não se refere ao dinheiro. Também relevante é de que a "marca" da besta é o que possibilita ou impossibilita as pessoas de adquirir, é algo que está vinculado ao poder da besta, mas não é a besta.

No Império Romano a marca era um símbolo identificador comum, que os escravos e os soldados levavam em seu corpo. Alguns cultos místicos também apreciavam bastante estas tatuagens que eram o que identificava seus membros com um tipo de culto.
Este texto pode lhe dar mais esclarecimento:



Nenhum comentário:

Postar um comentário