quarta-feira, 3 de outubro de 2018

O que é a Felicidade?










           “Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram” Rom 12:15


Sem sombra de dúvidas, a alegria é perseguida por toda a humanidade, e isso não é de forma alguma ruim, no entanto as pessoas tem uma impressão muito vaga de alegria, me incluindo nisso. Porque temos a tendência de olhar a alegria apenas por aqueles momentos em que temos algum tipo de êxtase, sendo assim, sabemos que esses momentos não duram para sempre.

Creio que podemos destacar duas formas de compreender a verdadeira alegria, como lutar por sua permanência e sempre que a perdermos de vista, saber onde procurar.

Em primeiro lugar, a alegria não é segundo a bíblia, apenas um “estado de espírito” antes a alegria é uma pessoa, ou repousa em uma pessoa: JESUS.

Parece que o apóstolo Paulo compreendeu bem isso, em sua carta ao Filipenses, quando ele diz: alegrem-se no Senhor... Mais uma vez lhes digo alegrem-se sempre no Senhor!

Além de ser uma ordem ao Cristão, para viver alegres, ele diz como fazer isso:

- Olhe pra Cristo, corra pra Jesus, ele é a mais poderosa e garantida forma de encontrarmos alegria, sempre podemos recorrer a Cristo e sua obra, para relembrarmos a verdadeira alegria, não há mais condenação para aqueles que estão em Cristo! Talvez, aqui se encontre o maior problema no qual me incluo também, não temos meditado e relembrado profunda e verdadeiramente sobre Cristo, por isso procuramos alegria em outros lugares que são passageiros.

Não quero parecer aqui duro, ou sem dar valor para outras alegrias que desfrutamos na vida e que são ótimas!


Já pensei muito a respeito da seguinte frase que li certa vez, “ que os momentos felizes sejam os mais demorados” ainda simpatizo com esta frase, mas reconheço que isso se deva ao fato de minha alegria constantemente ser depositada nas coisas passageiras!

Assim como os discípulos ao regressarem alegres, por terem tido êxito com a submissão dos demônios e curas de enfermos (Lc 10:20), mas Jesus os corrigiu, “ a verdadeira alegria” deve ser por seus nomes terem sido redimidos por mim, agora vocês sendo moradores do céu!

               É uma questão do que deve ser o fundamento supremo da alegria cristã!


Em segundo lugar, é importante aprender e compreender que a alegria na Bíblia, envolver três pessoas:

Jesus, os outros e a nós mesmos e a principal lição é colocar Jesus em primeiro lugar, os outros em segundo e você em terceiro lugar, um exemplo tão simples que até mesmo uma criancinha pode compreender. Todavia, novamente, continuamente  caímos no erro de inverter essa ordem de cabeça para baixo, nos colocando em primeiro lugar e Jesus em último. Sendo assim, nunca estamos plenamente alegres, porque a verdadeira alegria não diz respeito primariamente a você, e sim a Jesus.

Minha oração é para que se você, assim como eu, tem encontrado dificuldades em conseguir depositar toda sua alegria na pessoa de Jesus, desfrutando da alegria verdadeira e não sendo mais “enganado” por mera alegria passageira, que Deus Espírito possa nos conduzir a compreender a profundidade e maravilha dessa ordem de nos alegramos no Senhor!


            “Regozijai-vos no Senhor, outras vez digo, regozijai-vos” Filipenses 4:4


Em Cristo

Guinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário