quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Você Pergunta... A Bíblia Responde #13




É verdade que a lei de Deus também foi feita para os que não acreditam Nele?
Sim, a Lei de Deus foi feita para todos. Somos criaturas de Deus, então, todos estamos sujeitos às Leis do nosso Criador. Uma pessoa pode não acreditar em Deus, mas isso não quer dizer que Deus não exista e que isso exima a pessoa das consequências da Lei de Deus.

Existem as Leis escritas para o Povo de Deus, que orientam o nosso proceder para nos relacionarmos com Ele e para que encontremos o caminho para a salvação na pessoa de Jesus Cristo, leis essas que são as encontradas na Bíblia; existe uma chamada “Lei moral”, ideia muito defendida pelo escritor C S Lewis, que trata da moralidade que existe em cada ser humano, uma noção do certo e errado; e ainda, existem leis físicas, como por exemplo a lei da gravidade, onde o homem não possui a opção de rejeitá-la.

A diferença está em como nos relacionamos com essas Leis. No Salmo 1 existe um belo paralelo entre o ímpio e o que teme a Deus.

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.” Salmos 1:1-6

O cristão tem prazer na Lei do Senhor, nessa lei ele medita de dia e de noite. Enquanto o ímpio, anda segundo os conselhos de outros ímpios, ou seja, tentam fazer suas próprias leis, e esse caminho perecerá.

Um grande pregador chamado Jonathan Edwards em um sermão pregado em 08 de julho de 1741 nos EUA disse o seguinte acerca do ímpio, e que define muito bem sua dúvida:

Os ímpios já estão debaixo da sentença de condenaçãoao inferno. Eles não só merecem ser lançados ali, mas a sentença da lei de Deus, esse preceito de eterna e imutável retidão que o Senhor estabeleceu entre si mesmo e a humanidade, também se coloca contra eles, e assim os mantém. Portanto, tais homens já estão destinados ao inferno. "...o que não crê já está julgado." (Jo 3.18). Assim, todo impenitente pertence, verdadeiramente, ao inferno. Ali é o seu lugar, ele é de lá, como temos em João 8.23: "vós sois cá debaixo" e para lá é destinado. Este é o lugar que a justiçam, a Palavra de Deus e a sentença de sua lei imutável reservam para ele.”[1]

Outro bom texto sobre o assunto está em Romanos:

Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.
Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;
Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;
No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.” Romanos 2:12-16


1 - Leis mais sobre o sermão de Jonathan Edwards: http://www.monergismo.com/textos/advertencias/pecadores_maos_deus_irado.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário