segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Porque mesmo com todos argumentos, alguns não querem acreditar em Cristo?...A Bíblia Responde#79











 Por que a fé é algo tão dificil de conquistar para uma mente tão critica?





Olá!

Obrigado pela interessante pergunta, esta é uma constatação que vemos realmente no dia a dia, como também vemos por tantos exemplos bíblicos.

A fé é a convicção da verdade de algo, relacionado a Deus e seu relacionamento, depositando confiança nisso, a fé é o principio ativo, a confiança. A diferença entre crença e fé, é que crença é acreditar na verdade sobre algo, e fé é acreditar e confiar nela. A crença em sua existência histórica (Jesus) e na verdade de suas doutrinas pode ser produzida pela evidências externas, mas a fé referente a missão de Cristo através do testemunho de Deus (Jo5,24) e do próprio Cristo (Jo 3,18) e a confiança nele para salvação não se consegue do mesmo modo, ela é dom de Deus (Ef 2.8) O espírito aplica a verdade a alma.


Tentando tornar mais simples, podemos e temos argumentos externos sobre a historicidade de Cristo, podemos até mesmo "sermos mais convincentes" em um debate sobre argumentos e fatos, mas o ponto é que a Bíblia nos ensina que a fé é um dom de Deus concedida pelo Espírito Santo, ou seja, ela é sobrenatural. Sem a ação sobrenatural de Deus a pessoa jamais irá acreditar, mesmo que você tenha os melhores argumentos possíveis. 

Minha dica e sugestão é:

Devemos estar preparados para explicar a razão de nossa fé (1 Pe 3,15), devemos ler as Escrituras constantemente, demonstrar a sua verdade com esforço e determinação, mas jamais devemos pensar que a fé pode estar sendo produzida nos outros por melhor argumentadores que sejamos, porque ela é um dom de Deus (Ef 2.8), no entanto Deus pode nos usar como instrumentos para falar a verdade e despertar os eleitos dele a fé (Tt 1.1-4), porque a fé é despertada através da pregação do Evangelho (Rm 10.17). 

A fé cristã não é irracional, como muitos pensam, podemos claramente demonstrar os acontecimentos históricos pelos quais nossa fé também se apoia, mas como expliquei antes, tudo isso faz parte da crença sobre algo e é diferente da fé que deposita sua confiança e vida nela, que só pode acontecer por meio da ação de Deus.

A Bíblia descreve que antes que Deus conceda a fé salvadora, todos estão mortos em delitos e pecados (Rm 3.23), então porque muitas vezes mesmo com provas suficientes sobre a verdade do Evangelho eles não creem? Novamente a Bíblia ensina que estão em uma cegueira espiritual (2 Co 4.4) e por isso não desejam a Cristo, precisamos saber explicar a mensagem do Evangelho, sobre a morte de Cristo por nossos pecados (Jo 3.16) e sua ressurreição (Rm 10.9) para que eles venham a fé dada por Deus, tudo isso deve ser feito com uma postura humilde de nossa parte, clamando a Deus em oração que os salve. 



Em Cristo




Nenhum comentário:

Postar um comentário