sexta-feira, 20 de março de 2020

O testemunho da esposa no lar (1 Pedro 3:1-6)



                  



                                      O TESTEMUNHO DA ESPOSA NO LAR

          Texto 1 Pedro 3 :1-6

Igualmente, vocês esposas, estejam sujeitas, cada uma a seu próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho sem palavra alguma, por meio da conduta de sua esposa, 2ao observar o comportamento honesto e cheio de temor que vocês têm3Que a beleza de vocês não seja exterior, como tranças nos cabelos, joias de ouro e vestidos finos, 4mas que ela esteja no ser interior, uma beleza permanente de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus. 5Pois foi assim também que, no passado, costumavam se enfeitar as santas mulheres que esperavam em Deus, estando cada qual sujeita a seu próprio marido6Foi o que fez Sara, que obedeceu a Abraão, chamando-o de “senhor”, da qual vocês se tornaram filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma.
          
                                  Explicação contexto imediato da carta

A carta de Pedro tem a intenção de incentivar os crentes a viverem vidas de acordo com tão grande salvação que eles têm em Cristo. Pedro,  a partir do capítulo 2, trata sobre os vários níveis de submissão que os crentes devem ter como forma de um bom testemunho. Ele já falou sobre a submissão aos governantes (2:13), ele já falou sobre a submissão aos chefes (2 :18), e agora Pedro entra no assunto de submissão das esposas aos seus esposos.

“A submissão bíblica envolve obedecer a palavra de Deus por confiança na soberania de Deus em todas as coisas.”

A importância do testemunho da esposa no lar.

Em primeiro lugar:

A testemunho de vida da esposa é uma ferramenta usada por Deus:

“Igualmente, vocês esposas, estejam sujeitas, cada uma a seu próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho sem palavra alguma, por meio da conduta de sua esposa”

    A esposa deve desejar a conversão de seu marido, porem da maneira correta, deve ser bíblica, deve realmente seguir as instruções bíblicas, aqui aprendemos que o testemunho fala sem PALAVRAS. Essa ênfase no procedimento em lugar das palavras também é aplicável a outras situações que os cristãos se vêm no contato regular diário com incrédulos (trabalho, família, colégio).

       Muitas vezes a vontade e o desejo é correto, mas a atitude é errada porque ela não é bíblica, o proceder é equivocado.

             Embora exista logicamente momentos para expor a palavra, Pedro indica que geralmente o proceder, a conduta que é a maneira que irá “ganhá-lo” para Cristo. Então se seu marido for descrente, (não obedece a palavra), ele está em rebelião contra DEUS, argumentar com ele de nada vai adiantar, porem suas atitudes, sua conduta, sua semelhança a Cristo, isso é o que segundo o texto, o ESPÍRITO SANTO usará para convencê-lo.

                                  ADVERTÊNCIA DO QUE NÃO FAZER:  

Quanto mais amarga ou ríspida, pior é, quanto mais você tentar sendo grosseira impondo suas vontades, pior será o tratamento dele com você, é um círculo vicioso.  

Vocês não devem viver suas vidas baseadas no que seu marido faz ou não faz, e sim nos mandamentos de CRISTO, seja piedosa mesmo que ele não seja.

“Aquele que está em Cristo deve andar como ele andou. 1 Jo 2.6”

 “O proceder deve começar por nós mesmos, não nos outros. A Bíblia não nos ordena esperamos os outros mudarem para então mudarmos. Pedro está deixando isso bem claro aqui.”

Em segundo lugar:

 2- A maneira de viver da esposa é uma pregação sem palavras.

   “2ao observar o comportamento honesto e cheio de temor que vocês têm...”

Pedro nos ensina que o esposo está “observando”, a maneira como esta palavra é utilizada no grego, traz a ideia de alguém que para e fica reparando. Alguém está analisando algo por meio da observação. Neste caso é necessário ver um comportamento que tem reverência por Deus e que é transmitido pelo testemunho de vida.

Pedro também pode estar orientando as mulheres cristas a não se tornarem um obstáculo a conversão do marido pelas tentativas constantes de ganhá-los com argumentos, discussões, disputas e até mesmo ameaças. Muitas esposas bem intencionadas acabam afastando o marido descrente mais e mais pela maneira insistentemente irritante de convencê-lo por argumentos.

                               A IMPORTANCIA DA AUTO ANÁLISE

Existem pelo menos duas boas perguntas para serem feitas a todas as mulheres, qual tipo se encaixa melhor a você:

A- Um exemplo de testemunho:

Seu esposo enxerga em você, embora ele não conheça a CRISTO, uma serva de CRISTO, ele sabe que suas atitudes estão baseadas na palavra dele, que você tem como verdadeiros princípios de vida firmados na palavra de DEUS?

B- Uma pedra de tropeço:

Seu esposo enxerga em você uma mulher que parece uma goteira, que está sempre questionando todas as decisões, que não se comporta com doçura, com mansidão. Em outras palavras uma mulher chata.... uma mulher briguenta, uma mulher que não aceita nenhuma decisão que venha de seu marido e assim desobedecendo aquilo que Deus ordenou.

“A sua conduta diária será a parte visível de uma ação sobrenatural invisível que acontecer quando você creu em Cristo como Seu salvador”

Em terceiro lugar:   

3- A esposa deve se preocupar com a beleza que agrada a DEUS.

“3Que a beleza de vocês não seja exterior, como tranças nos cabelos, joias de ouro e vestidos finos, 4mas que ela esteja no ser interior, uma beleza permanente de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus”

 Pedro ensina que a beleza que realmente deve ocupar a mente e o coração das mulheres que são cristas. A maior preocupação não de consistir em coisas visíveis e externas, que perecem, mas em realidades espirituais invisíveis que são eternas. A principal beleza não é a que por vezes achamos ser a mais importante, porque essa com o tempo se desgasta, é passageira.

                                                   UM ALERTA:

 Não é uma condenação a beleza exterior, não confundir deixar de se arrumar, se cuidar, até mesmo uma melhor saúde para poder servi-lo melhor a Deus.

“Mas sim dando o verdadeiro valor pra cada uma delas, o que realmente fará a diferença para a vida de seu marido é você se preocupar primeiramente com o seu coração, uma beleza que não perece, que tem valor eterno que é vista em um espírito manso (humilde) e tranquilo (sua maneira e reagir em relação ao marido e ao mundo)  E ISSO É O CARATER DE CRISTO.”
  
                    O exemplo do passado serve de exemplo para o presente

5Pois foi assim também que, no passado, costumavam se enfeitar as santas mulheres que esperavam em Deus, estando cada qual sujeita a seu próprio marido”

    Esse é o exemplo das mulheres santas de Deus no passado, que tem em Sara o exemplo de uma beleza que agrada a Deus, que não é o exterior.Mulheres que “esperavam em deus” (confiavam e obedeciam a Deus) e assim essas mulheres se vestiam com um espírito manso e tranquilo, se sujeitando a seus maridos, pela confiança e obediência a palavra de Deus.

                “Enquanto cultivar um espírito manso e humilde tem valor eterno, o cultivar da beleza de joias, roupas irá perecer e desaparecer.”

             Talvez muitas mulheres reconheçam a necessidade da mudança, mas nunca coloquem em prática. Uma vez que a verdade exposta alcançou o alvo do coração, é necessário partir do conhecimento para a prática.

                               SUGESTOES PRÁTICAS PARA O COMBATE:

11-    Organize sua vida de tal forma a você ter um momento íntimo e diário em oração a Deus.
2
22-  Programe sua rotina diária de tal forma que você terá tempo para ouvir a voz de Deus através da leitura Bíblia.
33-   Não subestime jamais que você está em guerra, guerra contra o pecado, contra o mundo e contra Satanás, vigie diariamente o que você vê e o que você faz.

“Peca a Deus diariamente que lhe conceda a alegria que está em Cristo como seu maior tesouro e insista em pedir a Deus que lhe dê esse vislumbre da glória que está em Cristo para que o pecado se torne cada vez mais amargo e Cristo cada vez mais doce.”

Por isso a importância do testemunho da esposa no lar é uma ferramenta utilizada por Deus para conversão dos maridos descrentes. O testemunho de vida tem o poder de ser uma pregação diária sem palavras e as mulheres devem se preocupar com a beleza que não perece, a preocupação da beleza que agrada a Deus.

Em Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário