quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Como Tudo Começou?



O debate acerca do inicio do mundo,”criação” , gera grandes debates e desentendimentos por parte das pessoas, entre esta crenças ,três são as que se propõem a explicar : materialismo, panteísmo e teísmo, logo depois disso o debate se desenvolve sobre a existência ou não de um criador , ou se as coisas foram criadas e depois progrediram ao acaso, se surgiram de um sistema de evolução, estes últimos sistemas são chamados criacionismo e evolucionismo, como abordaremos o sistema Teísta de criação por crermos no Deus da sagrada escritura, no qual parte da explicação bíblica sobre a criação, e em virtude do relacionamento com a ciência, esta posição foi, e é fortemente agredida pela posição evolucionista, onde inclusive alguns cristãos tentam conciliar a criação com a evolução.
1-Materialismo:
No materialismo existe o entendimento que a matéria sempre existiu e portanto tudo é proveniente dela.(1)
2-Panteísmo:
No panteísmo a crença de que tudo é emanação de deus, todas as coisas são deus e todas as coisas voltam a deus.(2)
3-Teísmo
No teísmo a crença de um criador, um ser inteligente que planejou minunciosamente os detalhes de sua criação, que criou segundo a sua vontade do nada, e embora sua criação seja emanente dele, ela não é Deus, ela foi criada por ele e ela continua dependente dele, mas não são a mesma coisa, para entendermos sobre esse sistema , apesar de não podermos provar, podemos ver nitidamente as marcas deixadas na criação pelo criador, porque cremos que o Deus da bíblia e não a outro deus, pode ser atribuída a criação.


Provas de Deus,na natureza(3)
Primeiramente porque o Deus da bíblia é um Deus em três pessoas,(4) mas é monoteísta, não politeísta, não são 3 deuses mas apenas um ,e igualmente as marcas como de um grande artista, existem marcas evidentes de um Deus criador, o mundo é medido pelo tempo: passado , presente , futuro. (3 em1), o mundo é entendido por medidas: altura x largura e profundidade(3 em1), a vida DNA é divida em :átomos prótons e nêutrons (3 em 1), essas são apenas pequenas marcas do grande criador, a natureza comprova as obras de suas mãos.(5)


Sistema evolucionista
No sistema evolucionista , é defendida a ideia que a terra possui bilhões de anos e logo os seres foram evoluindo de maneira a chegarem ao estado em que se encontram hoje, o preponente desta teoria, Charles Darwin, mas embora exista uma grande ensinamento sobre a origem , Darwin em seu livro: “origem das especies “ defende a continuidade das criaturas e não a criação propriamente dita, e também diferentemente do ensino erroneamente ensinado até mesmo em escolas, sua tese não é de que o homem veio do macaco ,mas sim de que o macaco e o homem vieram do mesmo ancestral, a base central de sua explicação é que os organismos mais fortes sobreviveram e foram criando características superiores de sobrevivência e por meio destas formulações foram sendo feitos acréscimos de necessidades superiores para desenvolvimento .
Teoria e realidade
Para esse sistema destacamos algumas constatações cientificas, devemos primeiramente expor que na ciência exitem duas posições muito distintas embora confusas, realidade cientificas e teorias cientificas , a teoria cientifica parte de uma pressuposição para que possa ser feita uma análise e não necessariamente essa pressuposição é verdadeira, nem sempre ela pode ser comprovado, já a realidade científica se refere a tudo que é comprovado por testes específicos, não se limitando a pressupostos mas sim a testes que comprovem .
No caso da evolução,temos que destacar que a transmissão de material genético é comprovado por meio de realidade cientifica, ou seja o material genético(DNA) de uma mamífero continua mamífero , uma réptil continua réptil , isso é uma realidade, o que já torna a questão evolucionaria por mutações impossível, existe uma grande diferença entre a microevolução e a macroevolução(6).
Teístas evolucionistas:
1- Tendo por base os teístas evolucionistas, que acreditam que Deus criou tudo ,mas que as espécies foram sendo modificadas através da evolução ao longo de bilhões de anos, isso não é compatível com as escrituras, porque vemos em Gênesis que Deus criou todas as espécies e criaturas de maneira perfeita.
2- Em segundo lugar a questão dos dias serem considerados longas eras em relação ao relato bíblico de 24 horas, é muito mais passível de preferência do que de provas cientificas, porque se levarmos em consideração aos fósseis analisados, a maneira de datação de cada um deles deve ser levada em consideração, a radiometria pode oscilar conforme o teste realizado e portanto não pode dar certeza em sua analise(7).
Provas cientificas e datação de idade
Na realidade hoje, apesar de muitas provas científicas sejam verídicas, como é o caso da divisão do reino vegetal e animal, está intimamente influenciada pela tendência evolucionista ,quando retrata a idade media em milhões de anos , então é necessário separar as duas coisas, uma é a confirmação científica de divisão como fato científico comprovado, a outra é a datação de idade com base em pressuposições, testes como carbono 14 ,radiometria e outros podem variar de precisão conforme o tempo e métodos aplicados.
Em consideração com o texto bíblico é impossível conciliar as duas coisas, porque em Gênesis, Deus criou , em estado final, e por certo Deus não precisou de milhões de anos para formar suas criaturas e criação. Vários cientistas não cristãos já deixaram sua provas contrárias a evolução:

émais fácil um tornado varrer um depósito de sucata e construir sozinho um Boeing 747 com o material nele contido do que formas superiores de vida emergirem através dos processos evolutivos!”(8)


A evolução pode ser considerada como uma espécie de religião mágica. A magia é simplesmente um efeito sem causa, ou pelo menos sem causa competente. “acaso”, “tempo”, e “natureza” são os pequenos deuses mantidos nos templos evolucionistas. Esses deuses não podem, porém, explicar a origem da vida. Eles são impotentes. Desse modo, a evolução fica sem uma causa eficaz e é, portanto, apenas uma explicação mágica para a existência da vida…”(9)


Toda ciência bem entendida e toda escritura bem interpretada não são contraditórias, porque as duas procedem do mesmo Deus,(10), todo relato bíblico sobre a criação é condizente com a ciência, embora existam algumas divergências quanto a idade da terra e a idade do surgimento do homem, é certo que Deus não precisou de milhões de anos de experimentos até acertar para formar um rato, então o ponto principal deve ser, Deus criou todas as coisas do nada (exnihilo), e embora existam divergência entre os o tempo certo, sem sombra de dúvidas a evolução deve ser excluída de toda consideração, porque ela não é ,nem bíblica e nem científica.

Em Cristo

Guinho



Notas-
1-Em filosofia, materialismoé o tipo de fisicalismo que sustenta que a única coisa da qual se pode afirmar a existência é a matéria; que, fundamentalmente, todas as coisas são compostas de matéria e todos os fenômenos são o resultado de interações materiais
2-Quando nos referimos a deus, no panteísmo, usamos a escrita em letras minúsculas, porque não se refere ao Deus descrito pela Bíblia.
3-Estas colocações sobre a assinatura de um artista, comparada a Deus na natureza, retirados do livro Genesis 1 e 2 ,A mão de Deus na criação, Adauto Lourenço, Editora Fiel
4-Segundo o ensino bíblico , o mesmo Deus, é um em essência ,mas três pessoas distintas, Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito, o que se dá o nome de Trindade.
5-Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
Romanos 1:20
6-micro evolução é aquela que ocorre adaptando um ser a sobreviver em condições ambientais mutáveis, mudando de cor, de pele, de tamanho, formato de bico, de garras, etc. Esse fato por ser visto em diversos exemplos na natureza. São elas chamadas de micro-mudanças, que preservam a espécie sem criar novos tipos.
A macroevolução é aquela que diz que todos os animais descendem de um ancestral comum, ou seja uma criatura unicelular, e isso sem nenhuma intervenção inteligente, através da chamada “seleção natural”,ou seja,  por um processo cego, sem Deus.
Ela pressupõe que uma espécie evolui de um unicelular até se transformar em seres complexos e no processo dando origem a outras espécies, através da chamada seleção natural.
Uma bactéria ao ser atacada por um antibiótico, sobrevivendo a ele, dará origem a outras bactérias também resistentes aquele antibiótico, e isso é visto como uma evolução da bactéria. Na verdade, ela se adaptou, e continuou sendo uma bactéria não deu origem a um novo organismo ou a outra espécie no que se chamaria de macroevolução.
Por outro lado, seleção,  pressupõe uma inteligência atuando, e não a natureza cega, nela os animais se adaptam e os mais aptos sobrevivem, mas nunca se viu a seleção natural criando um nova espécie na história dos seres vivos.
A microevolução é usada como prova para a teoria da evolução das espécies, porém a microevolução é visível e a macroevolução é invisível, ou seja, nunca se viu. O fato de uma existir visivelmente não pode ser usada  como prova de ocorrência da outra.  Base no livro “Não tenho fé suficiente para ser um ateu”, Norman Geisler/Frank Turek 
7-testes realizados com bases em constatações comprovadas por meio de experiência conclusiva.
8-Frase de Sir Fred Hoyle.
9-Randy L. Wysong (Instrutor de anatomia humana e fisiologia), em seu livro The Creation-Evolution Controversy,
10-Frase do professor Adauto Lourenço, formado em física pela Bob Jones University, mestrado em física pela Clemson University(EUA)

Um comentário:

  1. O calcanhar de aquiles de todas as teorias é a moralidade e a ética humana, nennhuma das posições é clara nesse aspecto, apenas o teísmo resolve por completo essa questão.

    ResponderExcluir