quinta-feira, 24 de março de 2016

O que é pecado fora do corpo e pecado contra o corpo?... A Bíblia Responde #86



O que é pecado fora do corpo e pecado contra o corpo?

Certamente você está se referindo ao texto de 1 Coríntios 6:18 que diz: “Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo.”

Analisando o texto verificamos que há um sentido no qual o pecado sexual destrói a pessoa como nenhum outro porque se trata de algo tão íntimo e tão entrelaçado que corrompe o nível mais profundo do ser humano. Todavia, Paulo está provavelmente relacionando à doenças venéreas, predominante e devastadora tanto em seus dias como nos dias de hoje. Nenhum pecado tem tanto poder para destruir o corpo, algo que o cristão tem que evitar por causa da realidade que a própria sequência do texto nos diz:

v.19-20 “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.”

Portanto, querido irmão, o pecado fora do corpo é todo pecado que não atinge ao santuário do Espírito Santo, ou seja, o nosso corpo humano.

Exemplo, saber da responsabilidade de ajudar principalmente os irmãos em Cristo e não ajudar. Isso é um pecado de omissão, não fazer o que deveríamos fazer (Tg 4.17), ou saber o que fazer mas não fazer (Mt 25 41-46). É um tipo de pecado que é feito fora do corpo, que não atinge o nosso corpo físico.

E, pecado contra o corpo é todo o pecado que atinge diretamente nosso corpo físico, que conforme analisamos no texto é o santuário do Espírito Santo.

Exemplo, como o próprio texto nos mostra a impureza sexual é um pecado contra o corpo. Podemos também usar o exemplo do vício em cigarros como um pecado contra o corpo.

Em Cristo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário