sábado, 4 de abril de 2020

O amor ao próximo Quando o cristão sai da teoria para prática- Parte I







“Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes” Mt 25:40


                 Este trecho do Evangelho de Mateus, simplesmente me choca, todas as vezes que o leio. A percepção vívida do que Jesus espera de seus seguidores é tão clara que quase podemos segurá-la.

          O discurso de Jesus ao contar as parábolas no capítulo 25, finalizando com o discurso do grande julgamento traz luz a maneira como devemos tratar uns aos outros, em especial os irmãos em Cristo. É maravilhosa a forma como Jesus leva seus ouvintes a perceberem a forma de tratamento que deve ser entre os crentes.

             Ele está descrevendo o destino daqueles que serão separados para viver a plenitude da vida eterna daqueles que serão atirados no fogo e perdição eterna. Jesus explica que aqueles que são destinados para a vida eterna tem como características o cuidado que eles tiveram com Ele, enquanto estava presente, falando a respeito de ter lhe alimentado quando Ele teve fome, ter lhe vestido quando ele estava nu,  ter lhe dado de beber quando teve sede, cuidado dele quando esteve doente.

Então em uma interlocução aqueles que o ouviam perguntam com certo espanto, porque de fato nunca o haviam feito diretamente a Jesus, quando eles haviam feito aquelas coisas, como se dissessem:

               “Eu não recordo, eu não lembro de ter agido dessa maneira”

Então Cristo respondendo diz: Sempre que vocês cuidaram daqueles que creem em mim, todas as vezes que vocês os alimentaram, todas as vezes que vocês estenderam a mão, é o mesmo que estar fazendo para mim!

Ao se deparar com esse texto, simplesmente não podemos mais ser os mesmos, nossa perspectiva de ajuda, nossa perspectiva de tratamento não pode e não será mais igual.
Cuidar uns dos outros, diz respeito primeiramente a como se fosse cuidar do próprio Cristo! Quando eu estou disposto a escutar um irmão, é como se eu estivesse fazendo isso ao próprio Cristo!!!!

             Quanta coisa muda a partir desse momento! Minhas perspectivas no tratamento com meus irmãos, passa a fazer parte do meu tratamento com o próprio CRISTO!

                Se eu contribuo financeiramente para ajudar meus irmãos em Cristo, é como se eu estivesse fazendo ao próprio Cristo. Todas as vezes que eu posso suprir as necessidades, sejam elas quais forem, é como se eu estivesse fazendo ao próprio JESUS!

             Embora tantas vezes repitamos que “devemos amar o próximo como a nós mesmos”, creio que a perspectiva que Jesus nos dá no Evangelho de Mateus, clarificam ainda mais como isso acontece na prática. Creio que todas as vezes que lembrarmos dessas palavras de Jesus, passamos do passo teórico do saber para o passo pratico do “fazer”.

           Isso vale para ABSOLUTAMENTE TUDO, para a parte financeira(iremos desenvolver mais nos outros textos), para a parte física, para a parte emocional. Jesus deixa muito ampla a ilustração, seria maravilhoso todos os dias, gastarmos algum tempo em oração pedindo a Deus que grave isso em nossos corações para diariamente lembrarmos como deveríamos proceder. Certamente que isso nos ajudará a sermos muito mais dispostos e a abrirmos mão de nós mesmos e partirmos para o negar-se a si mesmo” (Lc 9:26).

“Todas as vezes que cuidamos dos cristãos, dos irmãos em Cristo é como se estivéssemos cuidando do próprio Cristo”



Em Cristo


















Nenhum comentário:

Postar um comentário