quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Por que devemos orar se Deus é soberano?... A Bíblia Responde #106


A paz de Deus, irmãos! Gostaria de deixar-lhe as seguintes questão: De acordo com Jó 14:5 e Sl 139:16, Deus sabe e tem os dias de cada ser humano contados. Então, sendo assim, qual é o sentido de orar para o Senhor nos livrar da morte se tudo já está predestinado e escrito por Ele? O Fôlego da vida se refere ao espírito ou à alma do ser humano?


Obrigado irmão pela sua pertinente pergunta, oro a Deus para que possa lhe dar um resposta que elucide sua dúvida.

Essa é uma dúvida que está presente no meio evangélico constantemente. Se Deus é soberano em todas as coisas, soberano inclusive na salvação das pessoas, conforme Ap 13:8 que diz que Deus escreveu o livro da vida antes da fundação do mundo, porque devemos orar para pessoas serem salvas se Deus já definiu isso há muito tempo atrás?

Basicamente sua dúvida é a mesma, porque devemos orar se tudo está debaixo da soberana vontade de Deus?

E a resposta é porque a Bíblia nos diz que devemos orar. É dever de todo cristão orar, colocar diante de Deus todas as coisas, relativas a sua própria vida e ainda interceder pelos outros.

Um caso semelhante é o do rei Ezequias, ele orou e Deus lhe concedeu mais 15 anos de vida. Como podemos compreender essas coisas? Na minha opinião não é algo que podemos entender mas aceitar. A Bíblia nos apresentam alguns paradoxos que não conseguimos explicar racionalmente.

Por exemplo: é possível explicar a santíssima trindade racionalmente? É possível conciliar racionalmente a soberania divina e a responsabilidade humana?

A resposta é não, mas são todas verdades contidas nas Escrituras Sagradas e devemos aceitá-las como algo que demostra a grandeza de Deus e que de certa forma nos humilha em nossa inferioridade em relação a Sua grandeza.

Quanto ao fôlego da vida que Deus soprou em nossas narinas está se referindo ao trazer a existência, que quem dá a vida é Deus, isso pode ser visto pelo fato de em Gênesis usar a mesma expressão para Deus trazendo a vida aos animais.

O ponto principal é que, apesar de haver outras posições sobre o assunto, pelo que vejo na Bíblia não existe a separação da alma e do espírito no homem, essa dicotomia que alguns ensinam é contrária ao que as Escrituras ensinam, como podemos observar em Hebreus 4:12 “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”

O autor de Hebreus está usando de ironia para mostrar o imenso poder da Palavra de Deus, sendo capaz de dividir algo que não é possível dividir. Não podemos separar a alma do espírito, sendo assim, o sopro de vida é o que nos traz a existência e não uma referência a alma ou ao espírito.

Em Cristo.

Leia mais sobre os assuntos tratados aqui:




Nenhum comentário:

Postar um comentário