segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Como se manter nos caminhos do Senhor?...A Bíblia responde#68









O que a Bíblia fala sobre pessoas que dependem dos irmãos/pastores para manter-se no caminho do Senhor, como se precisassem de vigilância 24hs para não cairem?




Ola´!

Como cada caso é muito específico e precisaria saber mais a respeito da condição desta pessoa, tentarei dar um resumo geral do ensino bíblico, mas isso não quer dizer que sirva perfeitamente para este caso que você está citando, porque podem haver outras situações que levam a estes fatos, como se a pessoa vive em pecado deliberadamente.

Em um sentido todos nós precisamos de pessoas mais experientes para aprender, esse é o discipulado. Precisamos nos reunir como Igreja para ter comunhão (Hb 10.25) e aprendermos mais através da exposição da Palavra de Deus feita pelo pastor, também é sábio aprender daqueles que tem mais sabedoria de Deus e conhecimento das Escrituras para nos aconselharmos.


No entanto, a Bíblia nos ensina e nos adverte que é necessário crescermos em conhecimento da Bíblia, nos tornando mais parecidos com Cristo. Vemos no livro de Hebreus a forte repreensão sobre a necessidade de aprender e crescer no entendimento das verdades bíblicas e colocá-las em prática ( Hb 5.12). Vários textos bíblicos nos ordenam a aprender mais de Cristo, crescendo no conhecimento dele, nos tornando mais maduros (Cl 1.10, 2 Pe 3.18), com isso também aprendendo a vigiar sobre as possíveis situações que nos tentam e nos levam a pecar (1 Pe 5.8). 

Aqui existem duas possibilidades pelo menos:

1- Instruir e ensinar pela Bíblia este irmão que tem necessidade de cuidados de que é necessário aprender da Bíblia e colocar em prática, com amor considerando sempre os outros superiores a nós mesmos (Ef 5.21). O interesse sempre deve ser o de edificar com nossas palavras, não de destruir, mesmo quando for necessário mais energia para correção de erros.

2- A Bíblia nos ensina que nenhum homem é capaz de guardar outro, em primeiro lugar porque somos finitos e não podemos estar sempre juntos, em segundo lugar porque esta obra pertence a Cristo. Uma vez que verdadeiramente confiamos nele, nos arrependemos de nossos pecados. Ele nos promete que nos guardará até o final. Nenhum homem seria capaz de perseverar sem ajuda e conservação do Espírito Santo de Deus (Jo 10.28-29). 

Por isso comecei escrevendo que sem entender a situação de maneira mais particular não tenho como aconselhar especificamente sobre o assunto, mas minha sugestão seria:

1- Certifique-se que esta pessoa entendeu o que é o Evangelho, sobre a necessidade de um Salvador, de que o pecado é uma ofensa a um Deus santo, de que um crente abandona o pecado.

2- Instrua, ensine que esta pessoa deve aprender a caminhar com suas pernas o caminho da fé cristã, porque a salvação é individual, ninguém de nós pode salvar outro.

3- Sempre lembre que a obra da conversão é uma obra de Deus, o que chamamos de novo nascimento, e quando isso realmente acontece os frutos de uma nova vida irão acontecer, porque somos salvos por Cristo passamos a fazer parte de seu povo, dedicado á pratica daquilo que a Bíblia nos ensina (Tt 2.14), uma pessoa que nasceu novamente, ela não vive na pratica do pecado, porque agora quem vive nela é Cristo (1 Jo 3.9).

Em Cristo










Nenhum comentário:

Postar um comentário