quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Jesus é Deus?...A Bíblia Responde#52








Preciso fazer outra pergunta, Se Jesus e Deus são um só, por que Estevão viu jesus a direita do poder de Deus? a direita significa que havia algo a esquerda o que poderia ser?



Olá!

Sim, a Bíblia, nos ensina que Jesus é Deus Filho, que existe Deus Pai, que existe Deus Espírito, de maneira que compartilham da mesma essência divina, mas três pessoas distintas,  na Bíblia sabemos que só existe um Deus, mas que esse Deus é Trino (Pai, Filho, Espírito):

Sobre a expressão usada pelo relato em Atos 7,55 e 56, é importante sempre lembrarmos do contexto em que o texto se insere, Estevão no capítulo 7, faz uma grande defesa  quando levado diante das autoridades judaicas da época, pelo relato de que Estevão cheio de graça e poder fazia grandes sinais(At 6.8). Entre alguns da sinagoga (At 6.9) até levarem o acusando diante das autoridades (At7,1). Então Estevão anunciou sobre Jesus Cristo, o Messias, prometido nas Escrituras do Antigo Testamento e que os judeus em geral não haviam reconhecido, pelo contrário, Estevão os  acusa, retratando seu endurecimento em reconhecer Jesus como Messias,  sendo assim eles ouviram isso com muita raiva (v 54),  então o contraste disso era que enquanto Estevão estava sendo julgado diante das autoridades terrenas, tudo isso era assistido diante da verdadeira autoridade, Jesus (7,56).

A expressão usada para descrever a posição de Jesus diante de Deus, como estando a direita, ou a destra de Deus, foi muitas vezes usada para se retratar sobre Jesus( At 2.34; Mt 22.44; Lc 26.69; Ef 1.20; Cl 3.1; Hb1.3; 10.11-12; Mt 23 1-9). Na cultura judaica era muito comum esta expressão para dizer sobre a posição de autoridade e honra de uma pessoa. Por todo Salmos, vemos estas figuras de linguagens para falar do poder de Deus (Sl 110.5; Sl 137.5, Sl 144.11) o próprio nome Benjamin, quer dizer "filho da mão direita", justamente para trazer esta ideia, filho de honra, do poder.

Quando lemos nas Escrituras que Jesus está a direita de Deus, não devemos entender do ponto de vista geográfico, "lado esquerdo ou direito", muito embora Jesus esteja no céu, no trono de Deus (Hb8.10;10.12). Nas passagens relacionadas com Jesus sentado á direita de Deus, se refere a um lugar de distinção e poder e um governo ativo. Também podemos entender que o estar assentado no trono, diz respeito a que Jesus já reina Soberanamente do céus, (Rm 8.34) como um governador soberano e esta expressão quer dizer respeito a sua entronização como este Rei soberano, fazendo cumprir uma promessa feita no Antigo Testamento de que o Messias se sentaria destra de Deus (Sl 110.1).

Um exemplo que poderia ajudar seria o seguinte: imagine que eu trabalho em uma empresa, e o meu chefe se refere a mim da seguinte maneira:

O Adriano é meu braço direito. O que ele estaria falando não é que eu de fato sou seu braço, mas que ele me deu algum tipo de "poder" e autoridade e honra, para exercer determinada função. Este tipo de expressão era muito comum em meio ao povo judaico, pelos períodos de monarquia onde os Reis designavam governadores com autoridade, então quando Estevão falou a eles que via Jesus a direita de Deus, ou seja, Jesus como sendo aquele a quem as Escrituras falavam, com toda autoridade, poder,  foi o motivo final para eles o matarem!


Em Cristo






Nenhum comentário:

Postar um comentário