quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Sem um tostão, possuímos o mundo




“Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo”.

2 Coríntios 6:10

Devemos deixar tudo — a nós mesmos, nossos direitos, nossa causa, nosso futuro todo — nas mãos de Deus. Principalmente se achamos que estamos sofrendo injustamente. . . Deixemos com Deus a nós próprios, nossa causa, nossos direitos — tudo, enfim — com serenidade de espírito, mente   e coração. . .

Agora note o que sucede ao homem que é como este. «Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra». Que significa isso? Podemos sumariá-lo mui brevemente. Os mansos já herdam a terra, nesta existência, do seguinte modo: O homem verdadeiramente manso está sempre satisfeito, já está contente. Goldsmith o expressa bem ao dizer: «Nada tendo, todavia, tem tudo».

O apóstolo Paulo o expressa ainda melhor, pois diz: «Nada tendo, mas possuindo tudo». Outra vez, escrevendo aos filipenses, como que diz: «Obrigado pelo presente que me mandastes. Gostei. Não porque eu desejasse alguma coisa, mas me agrada o espírito que vos moveu a mandar-mo. Contudo, quanto a mim, tenho todas as coisas, e abundantemente». Ele já lhes dissera: «Sei estar abatido e sei também ter abundância», e «Posso todas as coisas naquele que me fortalece» (Filipenses 4.11,13). Observe também o modo contundente pelo qual ele expressa esse mesmo pensamento, em 1 Coríntios 3.

Depois de dizer aos seus leitores que não precisavam ter inveja nem preocupar-se acerca destas coisas, diz: «Todas as coisas são vossas», tudo; «seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam as cousas presentes, sejam as futuras, tudo é vosso, e vós de Cristo, e Cristo de Deus». Tudo é seu, se você é manso e é cristão verdadeiro; você já herdou a terra.
 
Martyn L. Jones

Studies in the Sermon on the Mount, i, p. 70,1.

[Via]

Nenhum comentário:

Postar um comentário