terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Soberania de Deus ou livre arbítrio para a Salvação?


http://setimodia.files.wordpress.com/2010/11/salvacao.jpg


Atos 13-52 E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se,e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos os que estavam ordenados para vida eterna.

Fica claro que a salvação das pessoas esta relacionada com a vontade de Deus e não na nossa própria vontade, porem também fica claro as características que se encontram nos “salvos”, eles glorificam a palavra do Senhor. Glorificar a palavra do Senhor significa acreditar nela como sendo sustento para sua alma, glorificar ela, é o mesmo que glorificar a Deus, porque quem o ama guarda Seus mandamentos.

Quando pensamos em Soberania de Deus, muitas vezes não separamos de nossos corações que tudo absolutamente tudo, só acontece com a permissão do Altíssimo, é dele tanto o querer quanto o fazer, vemos que nem mesmo o poder de governantes e reis, existe se por ele não for permitido (Jo 19-11), Deus não é apenas um mero escritor de uma historia movida a qualquer tipo de pensamento e emoção, Ele sempre existiu, e nada escapou de seu maravilhoso projeto calculado com riqueza de detalhes, onde ele sabe quem são ou quem não são os seus, porque ele mesmo os escolheu antes da formação do mundo(Ef1:4), seu caráter é movido em Sua própria gloria e Justiça, tudo sempre foi projetado e escolhido por ele, para sua Gloria Majestosa em primeiro lugar.

Quando pensamos que podemos por nosso livre arbítrio escolher se somos ou não salvos, estamos simplesmente anulando a obra redentora da cruz, onde Jesus pagou o preço por todos os nossos pecados, para que pela Graça, fossemos alcançados, então não seria uma incoerência dizer que podemos através de nossas próprias escolhas , decidir pela nossa salvação? O mesmo Deus que já havia projetado a morte de cruz de Jesus, como perdão aos nossos pecados, Ele já havia predeterminado quais seriam os seus salvos,(Rom 8:30), quem somos nós para querermos entender todos os pensamentos de Deus? Nossa estrutura falível não é capaz de entendê-lo de maneira a querermos desvendá-lo como uma formula matemática.

Simplesmente devemos entender que precisamos de Sua ajuda e sem Cristo estamos perdidos e tudo isso perde o significado, se na vida do cristão não existe, amor pelo perdido, busca pela santificação, reconhecimento da Soberania de Deus, sem influenciar em suas responsabilidades e desejo de mudanças constantes, é bobagem falar sobre eleição, a primeira característica do povo eleito, é a busca pela santificação, temor do Senhor e desejo verdadeiro de amar seus mandamentos (palavra).

O que nos cabe de escolher é: Buscaremos de todo nosso coração, alma e forças os caminhos do Senhor? Ou usaremos a desculpa de que podemos não ser um escolhido e assim se deleitando em todo tipo de atitudes que nos afastam do Senhor?Essa deve ser a nossa preocupação!

A Deus seja toda honra, glória e louvor.

Guinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário