sexta-feira, 27 de abril de 2012

Vaidade


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhC5s6lZlagIOFU49t8uB-RGlfaKmtWeFzh0gPzqC7fODlRE7Pexx5EPSPDniRh53IpIcjjeAh2k4ad8uUlMSiZ8W5J-g0-354Ptbq8dmhJjyyJfn_aPEqVwRcKUzvOs1OhN-rdmOwe7yY/s1600/VAIDADE.bmp


Vaidade: Sentimento de grande valorização que alguém tem em relação a si próprio. = VANGLÓRIA

A vaidade é sim um pecado, e como todo pecado deve ser combatido pelo cristão sob o risco de nos afastarmos de Deus e Suas vontades.

Trazendo para o nosso contexto atual, há no meio cristão, principalmente entre as mulheres, uma confusão sobre o que é vaidade, entende-se que uma mulher "vaidosa" é aquela que cuida em vestir-se bem e ter uma "boa" aparência.

Então, como saber diferenciar? Como encontrar um equilíbrio, para que os cuidados com a minha aparência não se transforme em vaidade? Segue abaixo alguns pontos a serem considerados:

Primeiramente, temos que entender que a nossa definição de beleza, na grande maioria das vezes, nem de longe se parece com a definição de beleza que Deus tem de nós. Nossa definição é baseada, basicamente, no padrão que o mundo nos impõe como sendo belo. E toda definição de conceitos que o mundo tenta definir, sem levar em consideração o que Deus entende por esses conceitos, a tendência natural nossa é distorcer completamente as vontades de Deus para as nossas vidas, a tendência é seguirmos os conceitos do mundo ao invés dos conceitos de Deus.

Por longo de toda a Bíblia temos inúmeros exemplos de pessoas belas aos olhos de Deus, mesmo sendo todos pecadores, temos pessoas que agradaram a Deus com suas vidas, e, eu não me lembro de nenhum caso, onde alguém foi exaltado por conta da sua aparência bonita e bem vestida.

Se levarmos em conta que tudo que não provém de fé é pecado (Rm 14:23) e que temos que fazer tudo para a glória de Dele (1Co 10:31). O tempo que a gente gasta preocupados com a nossa aparência está sendo usado para glorificar a Deus?

Todo o tempo que perdemos não volta mais, somos instruídos pela Bíblia a remir nosso tempo aqui na Terra. Além do tempo que gastamos com isso, devemos considerar o dinheiro gasto. Será que esse dinheiro investido glorifica a Deus de alguma maneira?

Faça uma comparação simples: o tempo e o dinheiro investido com a minha aparência se comparados com o tempo diário e o dinheiro que eu invisto no Reino de Deus é semelhante? Se for parecido algo está muito errado. O tempo e dinheiro devem ser infinitamente menores se considerarmos o valor eterno que nossa alma possui, comparado ao valor mortal do nosso corpo.

Somos um povo que deve refletir a Cristo em nossas vidas. A nossa aparência reflete a Cristo ou reflete a vaidade?

Não quero ousar dizer com tudo isso, que não devemos ter nenhum tipo de cuidado com nossa aparência, que não devo me vestir apropriadamente, e que uma mulher não deve se arrumar para agradar o seu marido, mas temo que a real motivação não seja essa. O nosso orgulho muitas vezes nos impede de identificar as reais motivações no nosso coração. Não se esqueça, vaidade é igual a vanglória.

O foco sempre tem que ser glorificar o Senhor. Você tem glorificado a Deus com sua maneira de ser, como seu tempo, com o seu dinheiro e com sua aparência?

Que não sejamos como o Rei Salomão que um dia analisou sua vida e descobriu que tudo era vaidade. 

Eclesiastes 1:2 "Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade. "

Que Jesus nos ajude a ter esse equilíbrio para que possamos fazer da nossa vida toda uma oferta a Deus.

Fernando.

Um comentário:

  1. Amado filho vc me surpreende a cada texto escrito. Faco do blog um instrumento para aprender e creia tenho aprendido mto, tenho tentado ser uma pessoa melhor e o blog e uma ferramenta para meu aprendizado. amo vc e que Deus continue te usando para tornarmos mais puros e sermos verdadeiros cristaos. bj e que Deus te abencoe. Ha os textos do guinho tbem estao otimos.

    ResponderExcluir