quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Revelação de Deus



http://2.bp.blogspot.com/_S64LkHHRSXM/TPzH4E0f7yI/AAAAAAAAAvQ/qlS-GNie2LY/s1600/revela%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bdeus.jpg

Pela incapacidade humana, pela sua finitude e Deus sendo infinito, é necessário que Deus se revele para nós, de uma maneira que possamos conhecê-lo e também ter um relacionamento com Ele, então partimos do pressuposto que Deus existe e se revela de duas formas:

Revelação Geral e Revelação Especial.

Algumas considerações entre as revelações são de grande beneficio para ressaltar suas diferenças,

Na revelação geral, Deus é o criador, a norma na sociedade é pelos valores de padrão morais, ela traz condenação e demonstra as coisas criadas.

Na revelação especial Deus é o redentor, a norma do povo de Deus são deveres morais e não valores, traz a salvação do homem e é demonstrada através das escrituras.

Na revelação geral existe um Deus, na revelação especial esse Deus é nosso Pai.

Revelação geral é a comunicação de si, a todas as pessoas, de todos os tempos e de todos os lugares, esta revelação é a automanifestação de Deus pela natureza, historia e personalidade do homem, e é geral por dois motivos:

1.Pela disponibilidade universal e pelo conteúdo geral da mensagem, a escritura nos mostra o conhecimento de Deus pela ordem física criada (natureza), (Sl 19-1,4; Rom 1:20)desde a variedade das arvores na natureza , até a complexidade dos mares nos dão provas da grandeza de Deus,a criação dá testemunho crucial , para todos conhecerem sobre Deus, sobre um criador.

2.Pela disponibilidade na historia, a escritura nos mostra que Deus controla a historia e mesmo os desobedientes estão debaixo de seu poder (Sl 47 -7,8), Deus conduz as estações do ano (At14 15-17), tudo isso faz parte de um curso, ela demonstra um propósito, ela é acessível a todos, embora seja menos acessível que a natureza, e mesmo essas que não tem acesso a historia, podem olhar para a historia de sua própria experiência.

3.Pela disponibilidade no ser humano, manifesta informações, qualidades morais, espirituais.
3aPadrão moral: mesmo as pessoas que não tem acesso à revelação especial (Palavra de Deus), têm gravadas as noções do padrão moral de Deus, mesmo distorcida em maior ou menor grau (Rm 2-14,15) e isso é o que garante a restrição social ao mal que os homens fazem, e por ter esse senso comum de certo e errado, varias coisas são compartilhadas, questões de leis civil, ética para negócios e padrões aceitáveis de conduta na vida comum e consciência intima do que é certo no coração, ao tentar corrigir injustiças.

3b. Padrão religioso: O homem tem uma religiosidade nata, pela criação, por serem feitos a sua imagem e semelhança, a maioria tem um senso de divindade, demonstram esse senso do criador, a busca por um Ser maior.

Apesar de o homem poder conhecer sobre Deus, a revelação geral não pode ser o meio do pleno conhecimento de Deus, pelo pecado, o homem se torna incapaz de reconhecer a Deus somente pela revelação geral, porém o problema não está na revelação e sim no homem, (Rom 1-18,32), por causa do pecado a revelação geral se tornou insuficiente, e ela transmite informações sobre Deus, de maneira cognitiva.

Revelação especial, é a maneira de comunicação particular de Deus, para pessoas especificas e épocas especificas, ela é um complemento da revelação geral, enquanto a revelação geral transmite informações sobre Deus, a revelação especial transmite informações de Deus, informações pessoais de relacionamento,não simplesmente de percepção de Deus ,mas sim de relacionamento com Ele , embora essa revelação tenha sido feita de formas distintas, hoje só podemos ter acesso a ela, pela consulta das escrituras.

A revelação é especial porque existe um emissário, um receptor e um código revelado (informação), na revelação especial Deus se relaciona de modo pessoal, usando maneiras antropicas, ou seja, a forma a ser revelada comum a suas criaturas e elementos de comunicação analógicos, de maneira que se possa entender, embora o que a bíblia nos diz a respeito de Deus seja unívoco, a linguagem utilizada pra nossa compreensão é analógica.
 
Deus se revelou especialmente através de:

1-Eventos históricos com interpretação autorizada, os grandes feitos de Deus ao longo da historia, chamado de Abraão, provisão de Jose, êxodo do Egito, o nascimento, milagres, morte e ressurreição de Cristo, um evento histórico só pode ser considerado revelação se ele tiver interpretação autorizada, o que exclui todo tipo de suposição quanto a terremotos, tsunamis e outras coisas, como o holocausto, apesar de serem eventos históricos não podem ser tidos como revelação pela falta de interpretação autorizada.

2-Falas divinas, agentes de palavras divinas onde geralmente eram acompanhados de: “Assim diz o Senhor,” profetas escrevendo, Deus usando mediadores, falas audíveis como os casos de Adão e Abraão, teofanias (caso da sarça ardente), discursos (cláusulas proféticas), interior (visões e sonhos), sendo que só temos acesso a todas essas através das escrituras.

3-Revelação em Cristo (Hb 1-1,2), o maior evento revelatorio de Deus, foi através de Cristo, ele foi Deus nos homens. Ver, ouvir ou falar com Cristo, era o mesmo que ver, ouvir ou falar com Deus.

È importante deixarmos muito claro, que só temos acesso a todas essas revelações através das escrituras, toda fonte de ensino e estudo, são as que temos contidas dentro da escritura.

Glorias a Deus!

Guinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário