terça-feira, 26 de março de 2013

O coração sem Cristo é idólatra por natureza




Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? 
Romanos 11:35

Nada temos para oferecer a Deus como moeda de troca, porque no final das contas tudo é de Deus! Tudo fora do Criador é criação, não temos nada a oferecer que já não seja dele! (Nem tampouco é servido por mãos de homens At 17.25), essa é a revelação da idolatria e orgulho que existe em nós, viver a vida cristã, trocando ou barganhando com Deus, “se eu fizer isso Deus me dará aquilo”, é fruto de um falso evangelho.

Deus não deve a mim ou a você, nós devemos a Ele, tudo que existe, deve existir para glória de Deus, a ideia de que Deus criou o homem porque precisa de companhia, é um ensino que sem dúvidas em alguma medida já escutamos, mas que não passa de uma heresia destruidora, Deus nunca se sentiu solitário, Ele não criou porque precisava, Ele sempre foi inteiramente autossuficiente nele mesmo, Pai, Filho e  Espírito Santo.

Ele criou simplesmente porque quis, por sua vontade livre e soberana, nós não temos o que lhe oferecer, tudo já é dele, mas Deus por amor de Seu nome, resolveu resgatar, separar e amar um povo, o Seu povo, a Bíblia descreve que Deus tem o desejo acima de qualquer outra coisa, na Sua própria glória.

Isso acaba com os ídolos e arrebenta corações orgulhosos, eu sei, já arrebentou o meu! Tudo que existe, não existe por nossa causa e para nós, existe por Deus e para Deus (Rm 11.36, Ez 20.5-9, Sl 106.8, Ex 14.4, Ef 1.3-6, Jo 12.17-18).

Toda forma de adoração que for atribuída com o máximo valor a alguém ou alguma coisa que não seja Deus, é idolatria.

Tudo que for um fim em si mesmo, não glorifica e não honra a Deus, como Ele deve ser adorado, a glória não pode terminar no dom em si ou em nosso prazer nele, mas sim naquele que concede o dom.

Queremos adorar alguma coisa, a adoração é uma reação nata, porque fomos feitos pelo próprio Deus, para sermos adoradores, mas aconteceu algo errado com a conexão, porque por causa do pecado, o homem muitas vezes troca a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível.

Se todas estas verdades das escrituras podem muitas vezes machucar o orgulho de alguns cristãos, imagino dos incrédulos, todavia, espero que seja exatamente isso que aconteça, que essas verdades sejam profundamente introduzidas em seus corações.

As escrituras nos mostram que realmente nossas bocas falam do que nosso coração esta cheio, e que não é o meio em que vivemos que corrompe o homem, mas sim o coração corrupto do homem que corrompe o resto, é de onde procedem as guerras e contendas que existem, o desejo pela honra, glória e poder. Sem Cristo, somos incapazes de enxergar profundamente o quanto carecemos de um salvador e um novo coração, o orgulho impede que nossos olhos contemplem a verdadeira beleza de Cristo, precisamos de um novo coração, regenerado pelo evangelho.


Em Cristo

Guinho

Um comentário:

  1. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Co 2.14

    ResponderExcluir