sexta-feira, 15 de março de 2013

O evangelho do mundo pós-moderno




Eu passei muito tempo de minha conversão, sem nunca imaginar de que se trataria coisas relacionadas a essas, como calvinismo ou então arminianismo, e muito menos exemplos históricos de homens cristãos ao longo de toda historia da igreja, tão pouco procurei entendê-los, estudar teologia para minha compreensão era algo que soava como perda de tempo e desnecessário, que: “a letra mata” e o importante realmente era a comunhão sem distinção, não importando como o ensino fosse redigido, sempre achei que o homem fosse a causa última de tudo, sempre tive como intenção seguir a Bíblia como regra de fé e prática, mas na integra pouco conhecia verdadeiramente dela, e tão pouco a tinha como fonte de instrução e reverência.

Bem, continuo com esta última regra, porque sei que realmente dela é o que deve permear a vida de um cristão, porém com grandes mudanças, vejo como quanto mais conheço da Palavra, mais dependente me torno, o tempo que dedicamos é como mostramos o que realmente temos de regozijo nela, não simplesmente transportá-la de um canto para outro. Tantos cristãos que amariam poder lê-la livremente, mas não podem em países perseguidos, coisas que a maioria dos crentes não imaginam, que cristãos morrem ainda nos dias atuais por causa dela.

Vejo agora como é importante aprender a história da igreja, porque os mesmos problemas, erros doutrinários e heresias que enfrentamos, são os mesmos que existiam na igreja primitiva, também aprendi que toda aquela teologia que achava desnecessária, é extremamente vital, porque em última instância todos que se debruçam a ler a Bíblia são teólogos em alguma medida, percebo que nunca realmente dei valor a reforma protestante, de que tudo isso que chegou até nós, veio de uma luta árdua em defesa da fé bíblica, e que apesar da comunhão ser importante, a verdade sempre foi colocada por primazia, e que as bandeiras da reforma dificilmente são conhecidas pelo evangélicos de hoje!

Os reformadores tinham este lema “Sola Scriptura”, com isso aprendi o que era essa palavra “Calvinismo”, tão mal interpretada por aqueles que não a conhecem, não, não sou discípulo de Calvino, e sim de Cristo, mas essa forma de estudo das doutrinas da graça, também vieram como forma de defesa em relação as distorções das Sagradas Escrituras, no Sínodo de Dort.¹

Então podemos chamar com o nome que acharmos mais conveniente ou apropriado, mas o calvinismo nada mais é, que dar o devido lugar a Deus, o lugar de soberano, sem dúvidas que existem muitos que usam o título como se fosse motivo de superioridade, mas faço coro com o Apóstolo Paulo em 1 Co.4, exaltar o lugar de Deus como sendo o todo poderoso, de modo algum exclui nossas responsabilidades, acredito que Deus preordenou todas as coisas porque a Bíblia me ensina isso, mas não acho que sejamos fantoches ou robôs, novamente como Apóstolo Paulo, trabalho, me esforço, evangelizo com todo afinco, mas sabendo que no fim, é Deus quem sustenta e convence (Fp 2:13).

Passei tanto tempo e nunca sequer havia escutado sobre todos atributos de Deus², valorizando mais a faceta do “amor” de Deus, mas esquecendo dos outros atributos, sim Deus ama, mas também é Santo, Justo e não pode conceber o pecado, entender qual é o significado da propiciação, que o homem está totalmente inclinado e morto para com o verdadeiro Deus, porque não quer e tão pouco pode amar a Deus, sem uma ação do Deus Espírito em nós.

Que Deus elege pecadores e os guarda. Onde está o problema nisso? O problema nisso está em reconhecermos que realmente não somos merecedores de nada, que não merecíamos mais que sua justa ira, por nossos pecados, que se todos fossemos condenados, ainda assim de maneira nenhuma seria uma injustiça, desta maneira conseguimos enxergar a bondade de Deus, em eleger pessoas para salvá-las, então por isso a eleição é perfeita.

O verdadeiro cristão não se acomoda, pelo contrário ele anseia a cada dia ser mais parecido com seu Salvador, sabendo que sem santidade³ não é possível ver ao Senhor, (Hb 12.14). Essas são verdades que todo cristão deve se deleitar.

Então tudo se resume a isso , um Deus livre, escolheu um povo pra Sua glória, Ele é soberano em tudo,mas o homem não deixa de ser responsável, e é essa questão que embora não se entenda, se aceita , como várias outras questões, Trindade, duas naturezas de Cristo, embora eu não compreenda, aceito porque vemos isso por toda Escritura.

Soli Deo Gloria

Guinho

Notas

1-Os Cânones de Dort-Ed Cultura Cristã
2-Os Atributos de Deus A.W.Pink, Pes Publicações
3-Santidade J.c Ryle Editora Fiel
4-Deus Soberano A.W.Pink-Ed.Fiel

5 comentários:

  1. “Religião” é, com certeza, um dos temas mais discutidos pela humanidade em toda a sua existência.
    As pessoas vivem falando sobre as religiões, sobre os deuses, sobre o céu e o inferno…
    Mas a verdadeira questão não é a religião – ou Deus.
    A real preocupação de todos está no que acontece DEPOIS DA MORTE!
    A morte é a questão central. As pessoas querem mesmo é saber o que irão encontrar DEPOIS.
    Então, vamos eliminar a morte desta equação.
    Qual seria a sua preocupação se soubesse que não morreria, que é imortal?
    Nenhuma – é óbvio!
    Por que se preocupar com Deus se ele não tiver poder sobre a alma?
    Se ele não pudesse lhe “mandar” para o céu ou para o inferno?
    O que ele cobraria de você se você não pudesse morrer?
    Assim, a morte torna-se a questão essencial.
    Pois como conseguir viver acreditando que tudo que você conquistou até hoje é seu, se esta vida vai acabar na morte? Desta forma, a vida não teria sentido, seria apenas casualidade.
    Mas é assim que acontece com a vida: quando menos espera, você morre e acaba tudo.
    A visão cristã sobre a vida após a morte envolve, geralmente, a crença no céu e no inferno. Os cristãos acreditam que a fé em Jesus Cristo proporciona aos seres humanos a salvação e a vida eterna. Alguns crêem que precisam cumprir certas obras para obter a salvação (salvação por obras). Outros crêem que a fé só pode ser demonstrada se a pessoa agir de acordo com aquilo que crê (salvação pela fé no sacrifício), embora o que salve seja a fé. Mas salvo sempre APÓS A MORTE.
    Não existe promessa de salvação DURANTE a vida!
    Não há como negar, a religião existe por causa da morte!
    E assim, sem a morte não haveria religião ou deuses…
    E – no final das contas – descobre-se que a religião nada mais é que uma desesperada e patética tentativa de fuga para a imortalidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "a religião existe por causa da morte"

      Essa é uma típica falácia genética, onde se afirma que algo é falso por se explicar a sua origem. Mesmo que o homem tivesse começado a religião por medo da morte, isso não é prova de que Deus exista ou não. Por isso, dizer que a crença em céu e inferno começou no medo da morte não é evidencia contra a existência dessas coisas.

      No entanto, eu desconfio que a crença no céu e inferno começou no medo da morte. Primeiro, se o homem tem medo da morte, porque ele inventaria o inferno? Se for para alguém inventar algo que console depois da morte, porque inventar um tormento desses?
      Segundo, mesmo que o homem não morresse, ainda assim ele precisaria de algo que justificasse e desse razão para a sua existência.

      Por isso, e muitas outras coisas, o argumento acima é extremamente falacioso e pretensioso.

      Excluir
  2. Segundo o comentário acima a morte é a única certeza da vida, então segundo ele mesmo, temos 2 opções: Viver até a morte na incerteza ou viver crendo que Jesus era Deus, portanto crendo em seus ensinamentos, que são de vida eterna na presença Dele.

    Sinceramente, prefiro a segunda opção.

    Ps: Salvação não é apenas após a morte, todo Cristão desfruta do Reino de Deus já em vida, por mais que não plenamente, mas já pode usufruir das bençãos da salvação desde já. Mas quanto a isso, apenas um Cristão pode testemunhar. Abç.

    ResponderExcluir
  3. Prezados anonimos, o texto foi escrito em cima da mensagem do evangelho (boas novas)e como ela tem sido distorcida nos dias de hoje, a mensagem disso nas Escrituras é:

    O homem precisa de um Salvador, e Deus em sua bondade,misericórida providenciou em seu filho esta salvação, este Blog, tem uma Cosmovisão de vida Cristã, ou seja :
    Criação, Queda, Redençao e Consumação.

    Deus é soberano sobre tudo,
    então as possiveis hipoteses do anonimo 1, "se a morte não existisse"... nao passam de falacias que de fato nao provam nada, nem mesmo a estrategia para poder falar mal da religiao,
    citando o fato que o Cristianismo, não separa pessoas boas das ruins(COMO FAZEM AS RELIGIOES E TAMBEM OS MORALISTAS), separa pessoas arrependidas de não arrependidas. o arrependimento é uma mudança de vida em relação ao pecado cometido contra o Deus das escrituras, arrependimento sem levar Deus em consideração não passa de remorso.

    Existe uma realidade objetiva : Deus, tudo fora dele é criação, portanto sujeitas ao criador.Essa realidade é inabalável, sem colocar Deus no lugar que lhe é devido o homem teima em ocupar seu lugar, o que geralmente podemos chamar de orgulho.

    A mensagem do evangelho é de salvação por fé,(Confiança em JESUS e em sua obra), SEM OBRAS, mas que de fato esta fé produzirá verdadeiros frutos, como o próprio Jesus disse,(Mt7:20), somos salvos em Cristo "PARA" fazermos as boas obras , mas não "POR" fazermos elas.

    A vida eterna é antes de sua forma futura, já desfrutada pela vida presente do crente, porque o significado disso é comunhão com Cristo, isso é vida eterna, desfrutada agora e futuramente pela eternidade, comunhão eterna com Cristo, então não fica de forma alguma vinculada apenas a morte, porque vivemos já agora , conforme comentario do anonimo-2.

    Por fim , apesar da morte ser realmente inevitavel, ela nem de longe é a questão principal na vida do cristão, exatamente como falei , para a Cosmovisão Cristã, nada ocupa o lugar de Cristo em nossas vidas, então vivemos para glória de Deus, e não para nossa, (1co 10.31) e essa forma de viver, muda nosso viver agora e consequentemente a forma de encarar a morte tambem.

    Em Cristo

    ResponderExcluir
  4. "Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;" 2Co 10:5

    ResponderExcluir