quinta-feira, 18 de julho de 2013

Você Pergunta... A Bíblia Responde #6




Amado estava lendo o Livro de Jonas, e de repente, o édito do rei para o Jejum, me chamou a atenção Cap. 3, nos versos,7- Não provem coisa alguma.... nem os animais, nem bois , nem ovelhas, não comam, nem bebam água.- 8 Mas .... e os animais estarão cobertos de pano e saco, e clamarão fortemente a Deus, e se converterão, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos.- A Pergunta é. (Os animais)... nominalmente bois, ovelhas etc... Isso não é sentido figurativo,me parece real. Que interpretação se deve dar a isso?
Obrigado pela pergunta, primeiramente gostaria de esclarecer que o livro de Jonas deve ser entendido como uma narrativa histórica, apesar dos grandes e miraculosos acontecimentos, uma vez que o relato gira em torno de um profeta identificável do Antigo Testamento que viveu no século 8 a.c, então depois de explicado isso: Esta passagem não tem sentido figurado, é totalmente literal, pelo que entendi, a dúvida se dá na ordem de se converterem, se abrangia também aos animais, uma vez que está junto no texto.

Em Jonas 3, ele percorre a cidade inteira, cidade muito grande, anunciando para que se arrependesse, pois era uma cidade extremamente pagã, ou seja cultuadora de vários deuses como Dagon, Nanshe, o povo persa costumava incluir os animais nas cerimonias de lamentação, mas o fato da conversão era destinada aos homens, sem dúvidas, mas em virtude da importância do fato, era de costume incluir os animais, creio que sua dúvida na expressão do verso 8, e clamarão fortemente a Deus, está destinado aos homens, e a parte anterior do mesmo verso, mas sejam cobertos de pano de saco tanto homens quanto animais, se refere na extensão da ordem do rei, ou seja o jejum abrangeria todos tanto homens quanto animais (verso 7), em virtude de seus "costumes" de incluir animais nas cerimonias de lamentação, como já descrevi antes.

Em Cristo,

Nenhum comentário:

Postar um comentário