segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Desigrejados? Mas, por qual motivo?




Existe uma diferença fundamental entre pessoas que se denominam cristãos e não estão inseridos em uma igreja local.

Já fiz parte do grupo que não frequenta nenhuma denominação e conheci muitos que estavam, ou ainda estão nessa situação. Dentro da pequena experiência que tenho posso destacar ao menos dois grandes motivos para justificar essa situação:

1) Os que buscam ministérios fiéis as Escrituras Sagradas.

Infelizmente temos hoje muito poucos ministérios, principalmente no sul do brasil, reformados ou fundamentalistas. Evidentemente não digo que existam lugares perfeitos, sem defeitos, sem falhas, espero ao menos que exista um desejo das pessoas que estão na frente desse ministério em buscar constantemente, em humildade, a fidelidade a Palavra de Deus.

Algumas pessoas que acabam saindo de suas denominações tamanha a distorção nos ensinos praticados, principalmente por igrejas neo pentecostais. Diria ser impossível um crente fiel se manter nesses lugares. Se tornando inevitável a busca por outras igrejas, e, em último caso a busca individual, em estudo e oração até que Deus venha a agir e encaminhar para algum ministério fiel às Escrituras.

2) Os que buscam um modelo ideal

Dou glórias a Deus pelo grupo citado acima, apesar de todas as dificuldades, a busca é em fazer a vontade de Deus. Em contrapartida existe um outro grupo que sai de igreja após igreja apenas buscando um modelo.

Esse grupo busca um lugar agradável, de preferência sem nenhum compromisso, onde possam se sentir confortáveis em ir quando bem entenderem, e não sofrerem por isso nenhum tipo de desconforto.

A igreja é um lugar para, quando possível, escutar alguma ministração, desde que essa não me cause nenhum desconforto em relação a minha vida, aos meus pecados e meu estilo de “cristianismo”. Desejam frequentar a igreja toda vez que a sua agenda assim permitir, e essa agenda é bem movimentada, principalmente aos domingos.

Querem desfrutar da liberdade que Cristo nos deu, sem nenhuma responsabilidade com nada além de si mesmos.

O modelo buscado é o que eles acham por ser o mais correto, moldado aos seus próprios estilos de vida. Não buscam o modelo bíblico, não buscam a fidelidade. Buscam o que é melhor para eles.


Fica a minha oração para o primeiro grupo, desejo que não desanimem e que se mantenham confiantes, pois Deus te encaminhará para um lugar fiel as Escrituras, assim como fez na minha vida.

E quanto ao segundo grupo, oro para que Deus abra os seus olhos, tire as escamas que impedem de enxergar, assim como fez com Paulo, e a partir desse encontro como nosso Senhor Jesus Cristo sua vida seja transformada.

Em Cristo.

Fernando Di Domenico

Nenhum comentário:

Postar um comentário