quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Você Pergunta...A Bíblia Responde #26





 Que mistérios são esses de 1 Coríntios 14:2?


Para uma interpretação saudável das Escrituras, é sempre necessário entender o contexto tanto histórico, quanto o contexto sobre o texto, a isso se dá o nome de
exegese, Paulo  no contexto da carta aos Coríntios, o principal foco de Paulo era a correção do comportamento, muito embora ele também ensine doutrinas quanto ao pecado e justiça.
Talvez este seja um dos textos mais mal compreendidos das Escrituras, justamente pela falta de exegese, tentando dar um sentido forçado e que não tem amparo nem pelo contexto histórico e tão pouco pelo gramatical, ao que é chamado de eisegese. Quanto ao "dom de línguas", veja este artigo bastante explicativo:

http://www.gotquestions.org/Portugues/dom-falar-linguas.html

No versículo citado (1 Co 14.2), Paulo está enfatizando a necessidade de se desejar que os dons sejam usados para o crescimento da Igreja e da importância de que os dons sempre são usados em benefício do próximo e nunca para o da própria pessoa. Eles está justamente corrigindo, destacando como pregar a palavra de Deus (profetizar) deveria ter importância muito maior pelo motivo de que é dessa forma que a Igreja é edificada,  e ele continua pelo capítulo inteiro corrigindo a importância da ordem no culto em vista dos erros, exageros e mal entendidos que estavam acontecendo. Especificamente agora o versículo citado:

 "Ninguém o entende, e em espírito fala mistérios". Os coríntios carnais, usando o falso discurso extático do paganismo não estavam preocupados em ser entendidos, mas em apresentar um espetáculo dramático. O espírito por intermédio do  qual falavam não era o Espírito Santo, mas o próprio espírito humano deles, e os mistérios que eles declaravam estavam associados a religiões pagãs de mistério, que era dotado de uma profundidade que só alguns poucos iniciados tinhm privilégio de conhecer e entender. Esses mistérios eram totalmente diferentes daqueles mencionados na Escritura (Mt13.11- Ef3.9), os quais eram revelações divinas de verdades anteriormente escondidas.



     

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário