quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Você Pergunta...A Bíblia Responde#29


 



Qual a orígem do Zen? Quem criou e fundou Zen? O Zen é de origem budista, indiano ou japonês? Quais são as teorias e práticas realizada pele Zen? Cite figuras, artes e atividades realizadas por quem pratica o zen.
Zen é o nome japones da tradição religiosa chan, que surgiu na China por volta do século VII . O zen costuma ser associado ao budismo do ramo maaiana. A pratica do zen, na sua versão japonesa e monastica, é o zazen, tipo de meditacao  contemplativa que visa a levar o praticante à "experiência direta da realidade" através da observação da própria mente .
 
O zen, tal como conhecido hoje, só foi possível devido à forte influência que o budismo sofreu do taoismo. Para alguns estudiosos, o zen nada mais é que a síntese dessas duas correntes de pensamento (budismo e taoismo). Outros concluem que o zen deveria ser considerado à parte do budismo, pois sua natureza e tradição tão peculiares só foram possíveis e criadas devido à influência do pensamento chines. Uma descricao que pode lhe ajudar do budismo:
Todos estes ensinos são totalmente contrarios ao ensino das Escrituras, quanto a criação do homem, existe um Deus criador e pessoal no qual todas as coisas só existem por sua permissão,  enquanto que na perspectiva budista, panteísta de mundo, deus não é um ser pessoal e criador, tudo é deus e deus é tudo, o que novamente e totalmente contrário a descrição da criação nas Escrituras.
 
Em relação ao pecado, que claramente as Escrituras descrevem que o pecado é a transgressão da lei de Deus, não um estado de ignorância no sentido de que o homem pode um dia se tornar um deus, sabemos pelas Escrituras que ao homem é dado viver e morrer apenas uma vez, vindo após isso o juizo. (Hb 9.27). Apesar de parecer uma boa ideia a perspectiva de que ser "zen" esta relacionado com calma, auto-controle e paciência, as Escrituras nos descrevem que existem caminhos que aos olhos dos homens parecem bons, mas que sao caminhos que levam a destruição (Pv 16.35).
 As Escrituras ensinam que somos criaturas que cairam, pecaram, e que só podemos ter acesso novamente ao criador, através de um caminho (Jesus), pela iluminação do Espírito de Deus, não por meditações da propria mente.
Só existe um caminho que pode nos salvar, e esse caminho é através do Senhor Jesus, diferentemente dos ensinos budistas, as Escrituras nos dizem que Jesus é o caminho a verdade e a vida.
Em Cristo.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário