terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Você Pergunta...A Bíblia Responde#28






 Em uma breve pesquisa virtual não achei uma resposta que sanasse minha dúvida. Já conhecia o "site" e resolvi perguntar. Em tudo o que a Bíblia diz sobre a criação da terra por Deus nada se diz, ao meu ver, sobre o espaço sideral. Não se tratando de vida fora da terra, mas sobre a complexidade dos planetas, por exemplo. Toda a grandeza, tipos rochosos, gelo, satélites naturais, buracos negros etc foi também criado por Deus? Em algum lugar da Bíblia isso está implícito? Obrigado desde já.
 
Primeiramente é importante entendermos qual o tema que perpassa por toda Escritura, tendo em vista que ela foi escrita por um único autor, Deus, sendo assim podemos achar unidade por toda Ela,  o tema central que passa por toda a Escritura é de que Deus tem um plano em redimir um povo para Sua glória, então diante desta perspectiva a  intenção das Escrituras é descrever a maneira como Deus se revelou ao homem, Ela é um livro baseado em relatos históricos, Ela conta a história do universo, dos grandes impérios, das civilizações e do ser humano, sua mensagem histórica é muito relevante não somente pelo conteúdo preciso e altamente didático, mas pela relevância de seu autor: o Deus que não pode mentir.

Esta é a prioridade dela, nos mostrar como devemos viver e de que maneira podemos ter contato com esse Deus, todo poderoso, criador, soberano,  pelo motivo de que o homem, quando pecou na descrição da desobediência de Adão em Gênesis 3, se tornou inimigo de Deus por causa do pecado, e Deus providenciou um meio novamente através de Seu filho Jesus (Jo 14-6), nos descrevendo que Ele é o caminho (único), a verdade e a vida, para podermos ter relacionamento novamente com esse Deus criador.

 Então poderíamos neste sentido dizer que a Bíblia  é um livro historico que nos conta os fatos do plano da promessa de Deus em ter um povo para Sua glória, atrávés dos relatos históricos  que começam com a criação, a grande vantagem de confiar nela (Bíblia), se encontra no fato que não contém erros porque Seu autor é o próprio Deus, diferentemente dos historiadores que contam as histórias baseadas em opiniões ou relatos de terceiros, assim podendo conter erros, porque eles não estavam lá!

A Bíblia neste sentido é unica, também porque seu autor nunca precisou de relatos, porque Ele é o próprio condutor da história, então fica evidente que sua preocupação está muito mais relacionada em descrever como o homem pode se relacionar com esse Deus criador, do que relatar fenomênos ou fatos cientificos, isso não quer dizer que ela não possa se encaixar com a ciência, porque toda ciência bem entendida e toda Escritura bem interpretada, vem do mesmo dono da verdade, Deus, toda verdade é de Deus, porém é importante salientar que as Escrituras tem primazia, porque foi a maneira como Deus decidiu se revelar de maneira especial.

Tendo destacado essa perspectiva sobre a Bíblia, podemos nos aprofundar sobre o que Ela ensina na criação:

Como a intenção das Escrituras é descrever que a criação é obra de Deus, Ela não se detem em dar informações exaustivas sobre os fatos que você relacionou, inclusive é importante lembrar que estas nomenclaturas, espaço sideral, satélites naturais, são nomenclaturas relativamente novas, em comparação com as Escrituras que foram escritas milhares de anos atrás. Por isso é importante salientar que no livro de Genêsis, existe uma das afirmaçoes mais explícitas sobre a criação de todas as coisas, mas por causa de muitos pressupostos, que são trazidos para interpretação do texto bíblico, como coisas que hoje falamos, como chamar o planeta de Terra, ou pensar no céu apenas no contexto do planeta Terra, comprometem o entendimento. Os escritores bíblicos, quando se relacionavam  com céus e terra, estavam se referindo a criação como um todo:

"O que fez os céus e a terra, o mar e tudo quanto há neles, e o que guarda a verdade para sempre." Salmos 146:6

Todavia, vemos referências claras quanto ao Sol, satélites naturais, estrelas, espaço sideral, toda obra da criação revela a grandeza de Deus criador, e a cada descoberta que o homem faz sobre planetas, estrelas... só torna o homem ainda mais culpado de não reconhecer a grandeza da glória daquele que criou todas estas coisas (Rom 1-18,21). É isso que as Escrituras querem nos ensinar em relação a toda criação, quer nos céus (inclui o espaço sideral), quer na terra, quer no mar.

Alguns textos bíblicos que retratam bem essa idéia:

"E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos." Genêsis 1 -14,18". (Referência explícita ao Sol, Lua e Estrelas).

"Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de Suas mãos". Salmos 19-1,7.( referência a glória de Deus na criação e controle da criação nos céus)

"Conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes."Salmos 147:4

"Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste." Salmos 8:3

Existem ainda muitas outras referências claras sobre a criação de Deus de todas as coisas a partir da palavra de Seu poder, ou seja todas as coisas existem para glória de Deus, e nós fomos feitos com este propósito.

      Glórias a Deus,
     

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário