sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Você Pergunta...A Bíblia Responde#31







 O fato de Samuel ter dito ", e amanhã tu e teus filhos estareis comigo; 1 Samuel 28:19" a Saul, quer dizer que naquele tempo o céu e o inferno ficavam tipo no mesmo lugar? Como funcionava antes? Havia separação no lugar da habitação dos mortos? Obrigado!!


Olá!

O texto que você descreveu nos traz no contexto que  Saul desobedeceu a Deus, tanto como rei contra Amaleque (v 18) , como depois tentando consultar mediuns, algo extritamente proibido pelo Senhor (Lv 20.27). Essas desobediências acarretaram na mensagem proferida através de Samuel, a certeza que em breve Saul morreria, assim como Samuel tinha morrido. Dos versos 16 a 18, vemos que Samuel repreende Saul por suas atitudes terríveis de desobediência, inclusive por tentar se comunicar com ele.

Adiante disso, vemos o que aconteceu no desfecho de 1 Sm 1.31-36, de fato Saul morre na mão dos filisteus, exatamente como Samuel disse que aconteceria. Penso que a intenção dentro do contexto era predizer a morte de Saul, não necessariamente falar do lugar em que estava Samuel, antes podemos ver no contexto do texto sobre o "estado" de Samuel,  em outras palavras Samuel disse, por tudo que você fez, inclusive tentar me consultar, é certo que morrerá, o que vemos no desfecho da certeza da predição de Samuel sobre a morte de Saul do cap 31.

O local de perdição eterna em que chamamos inferno, e o local de presença do Senhor eternamente que chamamos de céu, não estavam misturados nem nunca estiveram, penso que a maior intenção dentro do contexto do capítulo inteiro era Samuel demonstrando que Saul e seus filhos morreriam, sendo que Samuel se encontrava morto fisicamente, e este seria o destino de Saul (v19).


Em Cristo







  
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário