sábado, 22 de fevereiro de 2014

Você Pergunta...A Bíblia Responde#32






'Hão de construir casas e as ocuparão; e hão de plantar vinhedos e comer os seus frutos. Não construirão e outro terá morada; não plantarão e outro comerá. Porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore; e meus escolhidos usufruirão plenamente o trabalho das suas próprias mãos.” (Isaías 65:21, 22) Os judeus, a quem Deus fez essas promessas, tinham certeza de que sua terra — na realidade a Terra inteira — um dia se tornaria um paraíso para o benefício eterno da humanidade. O Salmo 37 confirma essa esperança, dizendo:

 'Os próprios mansos possuirão a terra.” (Salmo 37:11) Esse versículo não fala apenas do restabelecimento temporário da nação de Israel na Terra Prometida. O mesmo salmo especifica: 'Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre.” (Salmo 37:29)* Note que esse salmo diz que a vida eterna na Terra será uma recompensa para os 'mansos”. PERGUNTA ... COMO AS RELIGIÕES DO MUNDO AFIRMAM QUE VAMOS MORAR NO CÉU ?


Obrigado pela interessantíssima pergunta, de fato muitas pessoas fazem confusão sobre o que é o céu, mas é importante fazermos um pequeno resumo, citando os versículos que você destacou, entendermos qual a intenção de seus escritores, para entender a ideia de moradia eterna das pessoas, que é totalmente  diferentemente das outras religiões, para no final definirmos biblicamente onde moraremos, lembrando que isto (moradia) segunda a Bíblia sempre estará vinculado com  Cristo, se moraremos com Ele (em um lugar), ou longe dEle (em outro lugar).

Sabemos que primeiramente, precisamos sempre ler as Escrituras a luz de seu contexto, primeiramente do capítulo inteiro, passando para livro e depois para a Bíblia como um todo.

O profeta Isaías, escreveu seu livro para trazer dois tópicos principais, os capítulos 1-39 vinculados principalmente ao julgamento e os capítulos 40-66 ao consolo, Isaías traz nos versículos que você citou, a certeza da esperança de que um dia Deus iria julgar os ímpios (não tementes a Deus), mas que sempre existiria um remanescente (povo escolhido por Deus para sua glória),  conforme destacamos, é importante que você leia os versículos anteriores para entender que Deus prometeu um dia criar novos céus e nova terra, para que seu povo (em Cristo não há mais separação de judeus e gentios, são agora um só povo, Gl 3.28), possa habitar e viver para Sua glória eternamente. Se refere ao tempo de consolo vindo da parte Deus.

O Salmo de Davi,  que você descreveu também traz uma mensagem semelhante,  sobre Deus estar ciente de todas as coisas que acontecem, a despeito de que os impíos vivem de maneira a dizer "não há Deus", nada passa despercebido, e o julgamento de Deus é iminente, não falhará e nós crentes devemos viver a luz disso e da confiança em Deus.

Agora lembrando que as Escrituras são um livro que se completa, sabemos que através destes versículos é tratado de que existirá um julgamento futuro, onde o próprio Deus julgará, sendo que aqueles que não receberam a seu Filho como seu Salvador, estarão condenados eternamente e aqueles que o receberem desfrutarão de uma vida eterna em sua presença. Mas o Novo Testamento, nos traz mais entendimento para várias questões escatológicas (futuras), que os próprios profetas não sabiam, como a vinda do Senhor Jesus, no tempo e na história, trazendo seu Reino no presente, mas que embora inaugurado (Mt 10.27), ainda não veio em sua plenitude, este também era um entendimento sobre "Reino" que os judeus desconheciam, porque eles esperavam um Rei para governar e tomar novamente a "terra", de imediato,  mas que o Senhor Jesus deixa claro que não seria da forma como os judeus achavam, e sim conforme o plano eterno de Deus, veja este topico sobre o "reino":

http://respirandodeus.blogspot.com.br/2013/06/o-reino-ja-veio.html

Sobre o julgamento, as Escrituras nos revelam que o Senhor Jesus voltará e fará a separação dos seus, como se fazem com as ovelhas dos bodes (Mt 25-31,34), de um dia de prestação de contas, que a Bíblia nos descreve como o juízo final (Ap 20.11-15, Mt 10.15, 1 Co 4,5), talvez você se pergunte:

Mas e aqueles que morrem antes disso?

As Escrituras ensinam que a alma vai imediatamente para a presença de Deus, cheia de alegria vivem imediatamente com o Senhor nos céus (2 Co 5.8, Fp 1.23, Lc 23.46 e Hb 12.23 este último versículo, traz o ensino que quando os crentes morrem estarão com Deus nós céus e com os justos aperfeiçoados, no céu).  Sobre o assunto do estado intermediário da alma, você pode ver a posição Bíblica aqui:

http://respirandodeus.blogspot.com.br/2013/04/o-estado-intermediario-da-alma.html

Então é fato, o céu é real. As Escrituras nos dizem que ele é um lugar já no presente, embora hoje sua localização seja desconhecida e sua existência impossível de ser percebida por nossos sentidos naturais,  então o que é o céu? Na era presente, o lugar em que Deus habita é frequentemente chamado "céu" nas Escrituras. O Senhor diz "o céu é meu trono" (Is 66.1) e Jesus nos ensina a orar " Pai nosso, que estás nos céus"(Mt 6,9), e  Jesus agora, "depois de ir para o céu, está a destra de Deus" ( 1 Pe 3.22). Outra citação de Jesus foi na sua promessa, "...vou prepara-vos lugar" (Jo 14.2), de fato o céu pode ser definido da seguinte maneira:

Céu é o lugar onde Deus torna conhecida da forma mais completa a sua presença para abençoar. Veja este texto:

http://www.gotquestions.org/Portugues/ceu-real.html

Entendemos por estes versículos, que existirá um dia de julgamento futuro, que as pessoas serão separadas entre os crentes em Jesus e os  não crentes,  que existe um lugar de morada eterna junto ao Senhor Jesus Cristo, que será somente para aqueles que confiaram suas vidas e creram no Senhor Jesus e em sua obra vicária, onde muitas vezes os crentes chamam de "céu" que as Escrituras descrevem como novos céus e nova terra  (2 Pe3.13, Ap 21). Veja este outro texto:

http://www.gotquestions.org/Portugues/ceu-como.html

Então é fato que viveremos eternamente com Deus nos novos céus e nova terra ( Is 65.17 anterior a sua citação), que os cristão chamam céu, veja sobre isso:

http://www.gotquestions.org/Portugues/novos-ceus-nova-terra.html

Mas o mais importante de fato não é o local onde viveremos, apesar que será maravilhoso, mas pensar em poder viver para sempre junto do Senhor, em uma sucessão infinita de tempo, que chamamos de eternidade.

Em Cristo.








          

Nenhum comentário:

Postar um comentário