quinta-feira, 13 de março de 2014

Deus é o Próprio Ser?... A Bíblia Responde #34




O que significa que Deus é o próprio ''Ser'?

Deus é o próprio ser?” A primeira pergunta que fazemos é: “É possível algo realmente ser auto existente?” Logicamente é impossível que algo seja auto criado, porque para que algo crie a si mesmo, ele deveria existir antes de existir, e precisaria também ser e não ser ao mesmo tempo e no mesmo relacionamento. A lógica elimina isso como uma possibilidade racional.

A ideia de auto existência, que em teologia chamamos de atributo de aseidade é a ideia de que algo existe em e por si mesmo; é não causado, não criado e difere de tudo no universo que tem uma causa.

Um ser eterno, auto existente é aquele que tem o poder, em e por si mesmo. Não recebe sua existência ou seu ser de algo antecedente a si mesmo. Tem sua própria existência. E por ter sua própria existência, a tem eternamente. Nunca existiu momento em que esse ser auto existente não tenha existido. Se houve momento em que esse ser auto existente não tenha existido então ele não seria auto existente; teria sido criado por outra coisa. Um ser auto existente é, por definição, um que tenha sempre existido.

Foi assim que Deus se revelou com seu sagrado nome para Moisés no deserto midianita. Moisés via que a sarça ardia, mas não se consumia, e ouviu uma voz falando com ele, chamando-o pelo nome, dizendo: “Moisés, Moisés!... tira os teus sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa” (Ex. 3:4-5). Então Moisés fez uma grande pergunta: “Quem és tu?”. E Deus lhe respondeu dizendo seu sagrado nome, o nome pelo qual é conhecido por todas as gerações: “EU SOU O QUE SOU” (v.14).

Não “eu fui” ou “eu serei” ou “eu estou em processo de estar mudando e tornando”, mas “EU SOU O QUE SOU”. Ele usa o verbo “ser” no tempo presente. Esse é o nome de Deus, o que cuja existência é sempre presente, eternamente presente e eternamente imutável, sem cuja existência nada poderia existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário