quarta-feira, 23 de julho de 2014

Me torno morador do Reino quando sou salvo?... A Bíblia responde #42








Hoje em dia é muito comum algumas denominações religiosas adotarem um sistema de células ou visão celular, realizam um retiro chamado de encontro com Deus e ali realizam palestras mostrando o passado pecaminoso dos participantes, na maioria pessoas que já são convertidas, pergunto, quando a gente aceita Jesus como nosso salvador pessoal já é o suficiente para a salvação? Algumas denominações chegam a pregar que salvação e Reino de Deus são coisas diferentes, isso é verdade baseado pela Bíblia?

Sobre os movimentos que você cita, existem muitos tipos e fica difícil falar especificamente de cada um deles. A Escritura nos ensina que Ela é útil para instrução, para exortação, correção, ensino (2 T 3.16), e muitas vezes os pequenos grupos são bons caminhos para poder aprender mais especificamente sobre as Escrituras, principalmente porque muitas vezes nem todos podem fazer bons seminários de teologia.

 O ponto crucial de sabermos se um grupo desses é benéfico ou não, esta ligado intimamente com o compromisso de aprender a Bíblia, e pela Bíblia como devemos viver, todavia, muitos grupos pensam somente em aumentar seus "membros", mas que muitas vezes não tem cuidado em fazer verdadeiros discípulos de Jesus, comprometidos com seu Senhor (Mt 28). Um bom teste que você pode fazer tanto na igreja, quanto nos grupos, é ver se é Deus quem está sendo exaltado, ou o homem, se o ensino é Cristocêntrico  ou totalmente antropológico.  


Dentre estes ensinos é de vital  importância de compreendermos a influência do "pecado" na nossa vida e na das pessoas, somente quando realmente entendemos a "anatomia" do pecado, poderemos dar a devida importância ao Salvador, em outras palavras, reconhecer Jesus como seu Salvador, implica saber de onde e do que fomos libertos, outra forma ainda de entender: Saber que estávamos mortos em pecados e éramos inimigo de Deus, mas que em Jesus somos reconciliados com Deus, por causa dele recebemos perdão e passamos de criaturas adotados para a família e podendo ser chamados de filhos (essa é a boa notícia chamada Evangelho, existe um Salvador para nossa situação, e tudo isso pela Graça de Deus, não por nosso méritos).

Tendo dito isso, o ensino fundamental principalmente do Novo Testamento, é a salvação somente pela fé, em Jesus, e isso está intimamente ligado, mais uma vez, não com um simples reconhecimento de que Jesus existiu, mas de um depósito de confiança, necessidade na pessoa de Cristo, esta é a fé que a Bíblia fala. Quando falamos em crer em Jesus, conforme o Apóstolo Paulo fala, se alguém ensina outro evangelho diferente deste da graça de Deus, seja anátema (Gl 1.8). Todos aqueles que depositam sua confiança em Jesus, vivem para Ele como seu único Senhor e Salvador, passam automaticamente para  o  Reino, toda pessoa salva, já participa do Reino aqui e agora, Jesus declarou que Ele já trouxe Seu Reino, de maneira invisível dentro de cada crente, mas que virá um dia em sua plenitude, onde o Senhor reinará também de maneira visível para julgar.



 A ideia do ensino na Bíblia sobre o Reino é de que ele já chegou, porém, ainda não em sua plenitude, esta será em sua segunda vinda. Um estudo sobre o Reino pode lhe ajudar a entender melhor:


Em Cristo







Nenhum comentário:

Postar um comentário