quinta-feira, 28 de abril de 2016

Por que os demônios não aparentam ser inteligentes?... A Bíblia Responde #88


Por que os espíritos imundos não aparentam serem seres inteligentes? Se eram anjos, não deveriam eles pensar em algo maior do que ficar invadindo corpos e se comportando como animais? Obrigado


Primeiramente, devemos compreender como podemos saber se uma “possessão demoníaca” é de fato verdadeira? Tudo em nossas vidas devem ser baseadas nas Escrituras Sagradas, cada experiência pessoal, cada passo que dou em minha vida cristã e na vida da minha Igreja deve sempre ter como balizador a Bíblia, tudo deve estar de acordo com ela.

Pelo seu breve relato consigo imaginar o tipo de manifestações demoníacas que você tem observado. A pergunta que você deve fazer é: será que essas manifestações estão de acordo com as manifestações relatadas na Bíblia?

A Bíblia dá alguns exemplos de pessoas sendo possuídas ou influenciadas por demônios. Nestes relatos podemos encontrar alguns sintomas de influência demoníaca e também ter entendimento de como um demônio possui alguém. Seguem-se algumas passagens bíblicas: Mateus 9:32-33; 12:22; 17:18; Marcos 5:1-20; 7:26-30; Lucas 4:33-36; Lucas 22:3; Atos 16:16-18. Em algumas destas passagens, a possessão demoníaca causa enfermidade física, como inaptidão para falar, sintomas de epilepsia, cegueira, etc. Em outros casos, faz com que a pessoa faça o mal, e disso Judas é o maior exemplo. Em Atos 16:16-18 o espírito aparentemente dá à menina escravizada a habilidade de conhecer coisas além de seu próprio entendimento. No caso do endemoniado da província dos gadarenos, que estava possuído por um grande número de demônios, ele tinha força sobre-humana, vivia nu e tinha sua morada nas sepulturas. O Rei Saul, depois de se rebelar contra o SENHOR, foi perturbado por um espírito do mal (I Samuel 16:14-15; 18:10-11; 19:9-10), com o efeito aparente de uma depressão e crescente desejo e disposição para matar Davi.

Desta forma, há uma grande variedade de possíveis sintomas de possessão demoníaca, como um dano físico que não possa ser atribuído a nenhum problema fisiológico real, mudanças de personalidade tais como grande depressão ou agressividade fora do normal, força sobrenatural, uma falta de modéstia ou “normal” interação social, e talvez a capacidade de compartilhar informações que ninguém poderia saber naturalmente. É importante notar que quase todas, se não todas destas características podem ter outras explicações, sendo assim importante que não se rotule cada pessoa deprimida ou epilética como sendo possuída por demônios. Por outro lado, penso que em nossa cultura ocidental, nós provavelmente não levamos suficientemente a sério o envolvimento satânico na vida das pessoas.

Somando-se a estas características físicas e emocionais, pode-se olhar para atributos espirituais como demonstrando influência demoníaca. Tais podem incluir uma recusa a perdoar (II Coríntios 2:10-11) e a crença e disseminação de falsas doutrinas, em particular a respeito de Jesus Cristo e Sua obra expiatória (II Coríntios 11:3-4,13-15; I Timóteo 4:1-5; I João 4:1-3).

Portanto, qualquer manifestação que fuja do padrão bíblico não deve ser considerada como verdadeira, pois contradiz as Escrituras. Não creio nesses shows onde pessoas são incrivelmente influenciadas por uma atmosfera emocional nos chamados cultos de libertação, e acabam sendo induzidas a fazerem um teatro para as outras pessoas.

Você tocou num ponto muito pertinente e um forte argumento contra esse tipo de manifestação, sejamos racionais, um demônio é um anjo criado por Deus que se rebelou contra Ele, anjos são imortais, ou seja, todos os demônios estão aqui desde o início da criação, os demônios são extremamente inteligentes e sabem antecipar cada passo ou decisão que alguém vai tomar, pois conhecem o ser humano muito melhor do que nós mesmos conhecemos.

Quero ainda, deixar alguns bons textos sobre o assunto para a sua leitura:



Que Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário