quinta-feira, 2 de junho de 2016

Se o Evangelho é o poder de Deus, por que as pessoas não se convertem?... A Bíblia responde #93


O Evangelho é o poder de Deus, então por que algumas pessoas não se convertem? A fé é gerada pelo Espírito de Deus, por que alguns não creem em Jesus?

Existem duas grandes verdades ensinadas nas escrituras que respondem a sua pergunta:

1) A responsabilidade humana em sua condenação:

As pessoas amam mais as trevas do que a luz: João 3:19 “E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.”

Este versículo está falando de Jesus Cristo, Deus se fez carne e veio ao mundo, mas o mundo o rejeitou.

Em efésios capítulo 2 o apóstolo Paulo diz que os homens estão mortos em seus delitos e pecados. O homem simplesmente é incapaz de sair de sua situação de condenação, por conta de seus próprios pecado que o aprisiona de forma miserável. O homem não crê em Jesus por conta da sua incapacidade.

Diante dessa verdade ensinada pela bíblia, chamada de depravação total, surge a segunda grande verdade.

2) A graça de Deus na salvação humana:

O homem é incapaz de se reconciliar com Deus, somente com a intervenção do Espírito Santo um homem é capaz de crer.

Efésios 2:8 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.”

Você se questiona sobre o motivo por qual Deus não salva a todos, pois Ele possui poder suficiente para isso. Mas a questão mais correta seria: Se Deus condenasse toda a humanidade Ele estaria sendo injusto?

A resposta é não, nós escolhemos as trevas, todos pecamos (Romanos 3:23) e o justo seria que recebêssemos a devida punição pelo nosso pecado (Romanos 6:23). Mas Deus mostra sua imensa misericórdia ao escolher e capacitar alguns para a salvação.

Quando reconhecemos o nosso estado caído, nesse momento, reconhecemos o tamanho do amor de Deus em providenciar a salvação através de Jesus Cristo.

Ele não está sendo injusto com aqueles que não forem escolhidos porque eles estão recebendo aquilo que merecem. Ao escolher ter compaixão por alguns, Deus não está sendo injusto com os outros. Ninguém merece nada de Deus: por isto, ninguém pode protestar se não receber nada de Deus. Uma ilustração seria se eu desse dinheiro a 5 pessoas em um grupo de 20. As 15 pessoas que não recebessem dinheiro ficariam aborrecidas? Provavelmente sim. Mas elas têm o direito de se aborrecerem? Não, não têm. Por quê? Porque não devia dinheiro a nenhuma delas. Eu simplesmente decidi ser generoso com algumas.

Se Deus escolhe quem é salvo, isto não enfraquece nosso livre arbítrio para escolher e crer em Cristo? A Bíblia diz que devemos escolher: tudo o que temos a fazer é crer no Senhor Jesus Cristo e seremos salvos (João 3:16; Romanos 10:9-10). A Bíblia nunca descreve a Deus rejeitando quem Nele crê ou mandando de volta alguém que O busque (Deuteronômio 4:29). De algum jeito, no mistério de Deus, a predestinação trabalha de mãos dadas com a pessoa sendo atraída por Deus (João 6:44) e crendo na salvação (Romanos 1:16). Deus predestina quem será salvo, e devemos escolher a Cristo para sermos salvos. Os dois fatos são igualmente verdadeiros. Romanos 11:33 proclama: “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário