sexta-feira, 30 de março de 2012

Alegria no sofrimento



http://poucaspalavras.files.wordpress.com/2008/04/lagrimasesorrisos.jpg

Romanos 8:18 Tenho para mim que os sofrimentos da vida presente não têm valor em comparação com a glória que há de ser revelada em nós.

Os sofrimentos da vida presente não têm valor nenhum se comparados com a glória que há de vir.

Então saibam de antemão que com o cristão não é diferente, teremos sofrimento durante toda a nossa vida. A diferença é que sofremos com Cristo e temos a certeza de que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.

Mas porque Deus permite que seu povo, o povo escolhido por Ele sofra? Porque Ele não leva de uma vez esse povo para junto Dele?

Deus permite que a gente sofra para moldar o nosso caráter.

O cristianismo é a única religião que te oferece o sofrimento como ferramenta para edificação do caráter. E é também a única a dizer que é possível ter alegria em meio ao sofrimento.

2 Coríntios 1:8 Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos.

Paulo passou por momentos de tribulação maiores até do que ele podia suportar.

O sofrimento nos aproxima de Deus.

Temos a tendência de abandonar, ou buscar pouco a Deus quando tudo vai bem.

A busca é muito maior quando passamos por momento de dificuldades.

2 Coríntios 12:9-10 E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.

Quando estamos fracos é aí que somos fortes, porque não existe mais orgulho nesses momentos.

Outro objetivo no sofrimento é quebrar o nosso orgulho.

Deus pode fazer você passar por dificuldades financeiras para quebrar o teu orgulho nessa área, se você valoriza acima do que deve o dinheiro, Deus pode muito bem tocar nisso pra te fazer mudar.

Deus pode permitir que você passe por algum problema de saúde, para te mostrar que você é mortal e que sem Ele você não é nada.

Deus pode permitir uma dificuldade na sua família, pra te mostrar que Jesus tem que estar em primeiro lugar na sua vida.

Mas se todas essas dificuldades nos aproximarem de Deus, e nos fizerem reconhecer que somos pecadores e dependentes Dele e que sem Ele não somos nada, se todo esse sofrimento nos levar a salvação, então todas as dificuldades valeram a pena, pode ter certeza.

O sofrimento, muitas vezes, é muito mais simples que isso, quando você abre mão dos teus desejos, das tuas vontades próprias, isso já é um grande sofrimento.

Mortificar a nossa carne, os nosso desejos para que a gente se aproxime de Cristo, dando prioridade a nossa vida espiritual ao invés da nossa vida carnal.

Mas quando conseguimos fazer isso, dar prioridade pra Jesus, ou seja, colocar Ele em primeiro lugar na nossa vida, nesse momento encontraremos a verdadeira alegria, aquela que é constante, que não termina de um dia para o outro, como acontece com nossas felicidades cotidianas.

Eu fiquei feliz porque comprei um carro novo, amanhã quando ele der o primeiro problema mecânico que você tiver que gastar, já se foi a alegria.

Eu feliz porque fui promovido no meu emprego, daqui a pouco não vou me contentar com este cargo, quero o próximo. Alegria passageira.

Eu me alegro porque tenho uma família perfeita. Acontece um discussão, descobre um defeito, uma falha, ou até mesmo algo mais grave, uma doença, perda de um familiar. A felicidade acabou.

Basicamente na nossa vida aqui tudo é momentâneo, nossos sentimentos são voláteis, se não estivermos firmados em uma única verdade.

Temos que ter Jesus como o nosso bem mais precioso, receber Ele como o único, nossa felicidade é estar Nele e Ele em nós.

Sabendo que tudo, eu digo tudo mesmo, o que acontece na nossa vida tem a permissão de Deus.

Até as coisas ruins? Sim, até estas tem o aval Dele. E por isso não nos gera grandes preocupações, isso gera ainda mais intimidade, mais vida, porque nesses momentos eu clamo ainda mais alto.

Muitos tem a mania de por a culpa de todo o problema no diabo, mas até ele precisa da permissão de Deus para agir, é isso que nos conta o livro de Jó.

A maioria dos problemas são causados por nós mesmos.

Mas uma coisa posso garantir, não existe sofrimento que faça um cristão verdadeiro perder a esperança.

Glórias a Deus.

Fernando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário