terça-feira, 19 de junho de 2012

A tristeza do Espírito


http://api.ning.com/files/ryHS0wy5ezN3ByeyPkGi9iP9MaahbxmdW8D5F4cit7JjxjdTG9J5*tT-6L7SaDXsH75qUSX0Nwd91piDv59kTZCbbyVUoFeW/tristeza.jpg


Efésios 4:30 E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.

Existe uma maneira de causar a tristeza na pessoa do Espírito Santo, e apesar de sua presciência, onde essa atitude não será surpresa, mesmo assim ela o entristece, quando pensamos em quais motivos seriam conduzidos nossos corpos a ponto de causar tão repugnante atitude, pode-se com certeza vincular ao baixo padrão e até mesmo nenhum padrão de santidade, é Cristo quem começa a obra da santificação em nós , assim como a da justificação que começa em nós pela Graça livre de Deus, mediante a fé em Cristo.

Todavia elas são intimamente ligadas, mas também são distintas, enquanto na justificação não possa ser aumentado ou ganhar mais validade através dos tempos, porque se você foi alcançado pela Graça e mediante a fé, creu verdadeiramente em Cristo, este justificado para sempre, diferentemente da santificação, que é um longo e duradouro processo que exige esforço e negação própria.

Afastando-nos de toda conversa inconveniente, palavras vãs ou chocarrices, neste próprio texto de Efésios, as principais formas de entristecer o Espírito se permeiam ali, troque a mentira pela verdade, ao invés de roubar, trabalhe e ajude na causa dos necessitados e quão destrutiva pode ser a nau para o navio, o pequeno membro em nosso corpo, denominado, língua, causa muita tristeza ao Espírito Santo, porque ao invés de edificarmos, conforme a necessidade, muitas vezes tornamo-nos destrutivos e arrogantes (Ef4: 31).
 
Devemos perdoar, ter controle próprio, não transformar Deus em fantoche, como se isso fosse possível, e vigiar nosso comportamento e atitudes. A santidade é a única maneira de prosseguirmos em direção certa, pois não somos salvos pelas obras, sem sombra de dúvida, mas um cristão genuíno jamais terá um baixo padrão de santidade, sabendo que nesse tempo não conseguira alcançar a perfeição, mas constantemente vigia, sabendo que o tempo vindouro é a prova de sua esperança.

Exaltando e amando o padrão santo que o excelso Deus assim determinou, nos quais Deus usa seu crisol para que o cristão se torne cada vez mais parecido com seu Salvador, o crente segue seu imarcescível salvador, lutando e muitas vezes sendo derrotado, mas confia que deve seguir o padrão exigido, a fim de que não entristeça o Espírito.

Louvado seja Cristo.

Guinho

2 comentários:

  1. MUITO BOM! A santidade é a única maneira de prosseguirmos em direção certa, pois não somos salvos pelas obras, sem sombra de dúvida, mas um cristão genuíno jamais terá um baixo padrão de santidade,....

    ResponderExcluir
  2. exato, temos que entender que embora nao sejamos salvos pela lei, sempre que lemos a biblia , lemos com dois tipos de oculos, LEI e EVANGELHO, poderiamos resumir que LEI é o que damos para DEUS e Evangelho o que DEUS deu pelos crentes, Joao Calvino, dizia que a lei tem sua principal função normativa,

    ResponderExcluir