quarta-feira, 28 de novembro de 2012

As duas famílias


http://cinemaedebate.files.wordpress.com/2012/07/dois-caminhos.jpg

1 João 3:7-10
Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão.”

Aqui João faz um paralelo, nos apresenta as duas famílias presentes no mundo todo, apenas duas, todas as pessoas pertencem ou a uma ou a outra.

A família de Deus e a família do Diabo.

Não tem uma terceira. Não existe a família do moralista, daquele que se acha bom o suficiente.

Assim como a bíblia nos descreve apenas dois caminhos ela também nos afirma, quem está no caminho descrito como estreito pertence a família de Deus, quem está andando pelo caminho largo, pertence a família do diabo. Simples assim.

Assim como não existe caminho do meio não existe uma outra família, uma família alternativa.

Vejamos como são os filhos do Diabo:

1Jo 3:8 - Pratica o pecado. Vive na prática do pecado, o pecado não o constrange, não existe a percepção da ofensa que ele exerce diariamente contra Deus, ele até gosta, assim como o próprio diabo ele blasfema contra Deus, Deus nem existe pra esse.

1Jo 3:10 – Diz que o filho do diabo não pratica a justiça, ou seja, é injusto. Julga pensando em si mesmo, no seu próprio umbigo. Não há justiça alguma nos seus estatutos.

Consequentemente, não ama o seu irmão, pois não o considera como alguém que merece respeito e consideração. Nunca passa pela cabeça desejar para o próximo algo que desejaria para si mesmo. Os filhos do diabo passam por cima mesmo, pisam em pescoços, tropeçam pelas pessoas na rua sem se importar com nada além de si mesmo.

Sabe como Deus reage a pessoas que odeiam seus irmãos? Quem odeia o próximo é considerado por Deus como um assassino. 1Jo 3:15.

1Jo 3:17 – Olhem a desigualdade social no mundo hoje, veja se você encontra algum obeso morando na Somália. Em compensação nos EUA 30% da população é obesa e 48% tem sobrepeso.

Isso é viver sem olhar as necessidades dos outros, estamos vendo as pessoas padecendo e estamos fechando os corações, fazendo como se não estivéssemos vendo nada.

Precisamos ter um estilo de vida cristão, falo isso, e desejo começar por mim mesmo. Não podemos mais jogar comida fora todo almoço e toda janta sabendo que cerca de 300 crianças morrem de fomo por hora em todo mundo.

Cada vez que jogarmos comida no lixo que a gente se lembre que essa mesma comida que estamos colocando para apodrecer numa lata qualquer poderia salvar uma dessas 300 crianças.

Os filhos do diabo não se importam com isso. Os filhos de Deus enchem os olhos de lágrimas, e no outro dia tentam fazer diferente.

Vejamos os da família de Deus:

Pratica a justiça. 1Jo 3:7.

Não vive na prática do pecado. 1Jo 3:9.

Os da família de Deus são odiados pelo mundo. 1Jo 3:13.

Amamos nossos irmãos, ao ponto de darmos nossa vida por ele. 1Jo 3:16.

E como que amamos? 1Jo 3:18.

Guardamos os Seus mandamentos. 1Jo 3:24.

A bíblia diz que podemos identificar as duas famílias, não são todos os humanos uma porção homogenia. Os filhos de Deus e do diabo são como água e óleo você percebe que eles não conseguem se misturar, não falo no sentido de convivência, vamos conviver sempre com as duas famílias, mas existe uma nítida diferença, você enxerga tanto uma quanto a outra no mundo.

Esse capítulo da epístola de João é um chamado para que vivemos de acordo com a família que pertencemos. No caso a família de Deus.

Devemos nos avaliar e ver qual família pertencemos, existem indícios que foram fornecidos por João nesse terceiro capítulo.

Se esforce, busque, ore a Deus para que na sua vida existam claras evidências que a família a qual você faz parte é a família certa.

Deus nos atribui, nos concede o título de filhos, mas isso para que possamos ser os representantes, devemos ser modelos, devemos seguir o exemplo de Cristo. As pessoas tem que olhar para nós e ver de alguma maneira nem que apenas um pequeno reflexo, um pequeno feixe de luz em meio a escuridão. Mas precisam ver em nós um pouco de Cristo.

Porque, se Deus é o Pai dessa família e é Santo, seus filhos também deverão ser santos.

Ele nos da uma certeza, existe apenas duas famílias e apenas uma dessas terminará bem. A outra padecerá.

Que Jesus nos ajude.

Fernando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário