segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O plano de Deus e sua providência na história


http://mulherscd.files.wordpress.com/2012/03/a-gloria-de-deus_3605_1024x7681.jpg


Toda vez que imaginamos a direção que o mundo ou a historia vai, porque as coisas acontecem e como acontecem, nos leva a pensar se existiria realmente algo que sustenta o mundo , ou que o governa, se estamos jogados ao acaso.

A bíblia nos descreve que sim, que O Deus da bíblia tem um plano em relação a historia , que Ele tem agido no presente, concretizando seu plano.

Então podemos destacar as características, eternidade – plano – preordenação – predestinação – providência – soberania (1).

O plano de Deus, pode ser considerado como uma decisão livre (Is40,13-14) e espontânea de Deus , criado antes da eternidade, (Sl 139,16) sem influencia de nenhum agente externo e tampouco de impulsos internos, por impulsos internos entendemos a necessidade de criá-los,porque DEUS sempre foi autossuficiente em si , Deus Pai, Deus Filho e Deus Espirito (2), este plano se desenvolve em uma linha passando pela criação, seguindo pela provisão e terminando com a conclusão de seu plano, é importante destacarmos que assim como em um projeto de uma construção , onde o arquiteto do projeto tem total liberdade de usar os meios e formas que desejar para conclusão de seu projeto, embora em projeto varias pessoas sejam usadas, o seu plano é o que determinará o resultado de toda ação.

Porém isso não indica que as decisões humanas não continuam responsáveis, mas que não acontecem isoladas da preordenação de Deus,
no AT expressões impessoais como “choveu”, não são encontradas, para os hebreus a chuva não era algo que simplesmente que acontecia ;Deus enviava a chuva(3),(Sl27.10,Pv16.4), no novo testamento Jesus afirmou que Deus não havia somente planejado os eventos grandes como a queda e destruição de jerusalém(Lc 21.20-22), como também os detalhes apostasia e traição de Judas e a fidelidade dos demais discípulos(4)(Mt26.24;Mc14.21;Lc22.22).

O plano de Deus é inclusivo, tanto os fins como os meios, no plano não existe separação entre o sagrado e secular, como muitas vezes temos a tendência em fazer.
Este plano é a certeza de que sua obra, tem uma sequência, e isso nos direciona a entender que a historia tem um rumo, porque ela foi desenvolvida dentro de um plano, ele é “ incondicional” e o seu propósito último é a sua glória. (Ef1.5,6)
 
Porém existe uma diferença entre o Plano e a ação , ou entre o projeto da construção e a construção, o plano (projeto) garantirá que a construção será feita, porém  ele não é o que causa o fato, para isso podemos dar o nome de ação, ou lidando em relação ao plano de Deus, a providência, Deus em seu plano planejou a sua construção, agora no processo de sua construção, entra a ação para construir,  então Deus agora começa a dar cabo para seu planejamento.(5)

Isso podemos chamar providência, podemos definir a providencia :Deus está continuamente envolvido com todas as coisas criadas de forma que (A)as preserva como elementos existentes, que conservam as propriedades que ele criou; (B) coopera com as coisas criadas em cada ato,dirigindo as suas propriedades características a fim de fazê-las agir como agem, e (C) as orienta no cumprimento dos seus propósitos. (6)

Em sua providência  Deus usa de três modos:
 
A- Preservação é relacionado com a ideia que Deus continuamente sustem a tudo (Hb1.3), também com os atos previsíveis na natureza, (Ne9.6), os animais (Mt6.26).

B- Cooperação – não é porque conhecemos a causa natural , que não é ação de Deus, Deus age através de sua criação, ele é a causa primeira , e a sua criação a causa secundária, mesmo os acontecimentos que temos como naturais, é Deus quem age para acontecer (Sl 148.8,).

C- Governo - Deus tem propósito com tudo que faz no mundo, e governa a fim de que tudo se cumpra. (SL 103.19)

Entre todas as posições teológicas em relação a providência de Deus, e a liberdade humana, são onde se destacam a maioria dos debates, vimos anteriormente que em seu plano, Deus livremente preordenou todas as coisas, segundo a sua própria vontade e decisão, e quando nos relacionamos com a providência, ou podemos considerar o agir sobre o plano.
Usaremos a analogia da soberania de Deus e da Responsabilidade do homem, como dois trilhos de trem, que andam lado a lado. Nas posições abaixo veremos as inclinações de cada uma das posições, sendo que algumas sustentam mais um ou outro lado dos trilhos.
Posição Arminiana
Esta posição apesar de colocar Deus como sendo soberano, declara que a presciência é um ato do conhecimento de Deus, ou seja Deus previu o que os homens escolheriam e assim definiu seu planejamento, e age na história, entre outras colocações ,esta é a mais defendida, ou seja Deus previu o que aconteceria no futuro em relação as atitudes dos homens e assim , planejou, esta posição tende a sustentar o lado dos trilhos onde a liberdade humana fala mais alto.
Em relação a isso devemos contrapor que a palavra presciência na bíblia, nunca está relacionada com a atitude e sim com o conhecimento íntimo , ou seja , esta palavra na bíblia esta intimamente ligada ao conhecer pessoas e não atitudes de pessoas, Deus conhece pessoas desde a eternidade, o que descaracteriza sua defesa em relação a Deus ter conhecimento do futuro (presciência) e por isso determinou, e também de fato isso tiraria a questão da liberdade de Deus em sua decisão, porque se Deus realmente precisa da decisão do homem, que garantia teríamos que de fato aquilo aconteceria?
Posição Molinista
Esta posição declara que Deus conhece todas as possibilidades em que os homens escolheriam (conhecimento médio), situações específicas, ou em todos os mundos possíveis de escolhas, Deus soberanamente escolhe a que melhor se encaixa em seu plano, assim mantendo total liberdade do homem.
Em relação a isso devemos contrapor que apesar de se encontrar uma solução teoricamente agradável, ela não tem muita base bíblica, esta muito mais firmada em pressupostos filosóficos do que bíblica .(7)
Posição Calvinista Moderada (8)
Esta é uma posição onde basicamente Deus é a causa ultima dos acontecimentos, Deus preordenou e definiu todas as coisas em seu plano antes da fundação do mundo, porém sem tirar a responsabilidade do homem, Deus decreta mas o homem continua responsável, ela trata com essa medida sobre a soberania de Deus e a responsabilidade do homem, como um mistério.
Em relação esta posição ela eleva muito a soberania de Deus, mas resguarda a questão de que Deus não é o autor do mal, contudo ele controla o mal, dessa maneira não restam duvidas de que o mal não pode triunfar, e sabemos que Deus usa até mesmo o mal em favor dos seus, citamos os casos de José e seus irmãos, e o auge disso na crucificação de Jesus.
Entendo que apesar de sistemas filosóficos nos ajudarem a entender assuntos que a bíblia não é exaustiva, devemos ter muita clareza sobre o que a bíblia realmente ensina e o que ela não ensina, a posição calvinista moderada(8), é sem duvidas a mais firmada nas escrituras, porque sim, Deus preordena e determina todas as coisas desde a fundação do mundo , porém os homens continuam responsáveis por suas decisões, e que elas fazem diferença, mas notamos que nos ensinos bíblicos não temos uma explicação sólida sobre como funciona, então realmente a posição de mistério, é a que me parece mais explicita nas escrituras.
Embora nossa compreensão humana finita, não seja capaz de entendê-la, as escrituras deixam muito clara que elas existem, as vezes no mesmo versículo, este é mais um dos mistérios assim como a trindade e as duas naturezas de cristo, pela certeza das escrituras serem a palavra de Deus , nós a aceitamos e sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, chamados para seu propósito, se tornarem semelhantes a Jesus. (Rm8.28)
Guinho.


Notas
1-Na eternidade passada, Deus planejou seu plano, o ato do planejamento de seu plano é dito como preordenação relacionado com todas as coisas e predestinação relacionado com os homens, por ser o autor do plano, Ele tem o direito e a autoridade de agir conforme seu desejo.
2-A.W.Pink, Os Atributos de Deus-PES -Pag 10
3-milard Erickson Int.Teologia sistemática Pag 145
4-milard Erickson Int.teologia sistemática Pag 145
5-analogia do plano de Deus com uma obra de um arquiteto, que planeja uma casa ou um prédio , embora incapaz de expressar perfeitamente em comparação a Deus, maneira usada para facilitar o entendimento -Ideia retirada Millard Erickson Int.teologia.
6-Wayne Grudem Teologia sistemática Pag 247
7-No campo relacionado com a Soteriologia, essa posição segue em linhas muito diferentes do relato bíblico.
8-Aula teologia sistemática 2 professor Anonio Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário