domingo, 25 de novembro de 2012

Reflexão sobre a I Conferencia Respirando Deus e Escola Charles Spurgeon de Teologia



O tema desta conferencia sem duvidas foi algo totalmente pertinente e atual em nossos dias, podemos notar os sintomas de que o evangengelicalismo brasileiro tem sofrido muitas vezes as igrejas se transformam em clubes de entretenimento, onde a palavra de Deus tão pouco é proclamada, o mundo tem entrado nas igrejas de forma assustadora e o relacionamento nas igrejas muitas vezes e planejado de forma a se tornar confortável aos ouvintes  como verdadeiros clientes:

Segundo o texto pregado em 2 tm 4:1

Podemos notar as grandes falhas que estão impregnadas nas igrejas evangélicas principalmente em nosso país,

A bíblia não tem lugar de centralidade e muitas vezes é apenas usada como base para suporte de psicologia e auto-ajuda,
Paulo destaca a Timóteo em minha opinião duas coisas fundamentais

1- a importância da pregação do evangelho, a palavra tendo a centralidade, a pregação deve ser  recheada abundantemente de bíblia, 
 
2- Paulo deixa claro a Timóteo que o esta convocando a um chamado solene, e que ele não deve ter vergonha de proclamá-lo, quer em tempo, quer fora de tempo,

Deus não se importa com retórica e tão pouco com marketing, hoje temos nas igrejas verdadeiros vendedores do evangelho, profissionais qualificados, altamente treinados, preparados para engodar e manipular as pessoas de acordo com seus próprios interesses mundanos, a pregação não é uma palestra, e o problema é que o alimento com que as pessoas tem se alimentado nas igrejas, não tem sido muitas vezes de alimento saudável, então logicamente quando é oferecido alimento sólido, consistente, recheado de sã doutrina, as pessoas não gostam, porque elas tem sido constantemente alimentadas com comida estragada.

Paulo, nesta carta, convoca solenemente a Timóteo, e deixa explicito que chamou uma testemunha diante dele nesta convocação, o próprio Jesus Cristo, para mostrar a seriedade dessa convocação, não diferente em nossos dias, pregadores deveriam ter temor e tremor de que Cristo é a testemunha , e que Ele é o inventor da  Igreja, e de julgara como justo juiz a todo ensino distorcido de sua palavra, isso não será esquecido. 

O evangelho deve ser  proclamado, a bíblia deve ser central nas igrejas,  o estado verdadeiro do homem sem a graça de Deus deve ser mostrado, e o chamado ao arrependimento deve estar constantemente nas igrejas, como disse Calvino, enquanto as igrejas não forem mais bem providas de pastores qualificados, a sã doutrina jamais prevalecera,  precisamos de igrejas saudáveis, para que seus membros sejam saudáveis e para que a noiva viva para a glória de Deus e de seu Salvador Jesus Cristo.

Glórias a Deus

Guinho 

Um comentário:

  1. Amém! Precisamos de igrejas que pregue o verdadeiro evangelho e não palavras que agradam aos ouvidos...

    ResponderExcluir