domingo, 30 de junho de 2013

Você Pergunta... A Bíblia Responde #2






Minha dúvida é sobre como devo posicionar minha oração. Na igreja quando precisamos pedir por algo o pastor sempre fala com Deus da seguinte forma "Deus em nome de Jesus não aceito que tal pessoa esteja no hospital entre a vida e morte...". Devo orar assim? Ou seja, dizer que não aceito algo? Como posso ter a certeza da cura de uma pessoa se eu não sei qual o plano de Deus para ela. Por exemplo: Estou agora com minha perna doendo muito (acho que deve ser por causa do frio), como posso orar pedindo pra Deus curar e ter a certeza que seria curada se eu não sei qual o plano Dele pra mim? Sei lá, talvez eu tenha alguma doença que Deus quer que eu tenha, ou talvez seja somente uma dorzinha mesmo, mas como vou ter certeza? Vi um crente que tinha câncer e sempre orava com a família e com a igreja pela cura, mas ele morreu. Todos tinham certeza da cura, mas ele morreu. Mesmo sem saber do plano de Deus, devo orar com certeza da cura ou de algo? Sempre com certeza do milagre? 

Duas coisas devem ser levadas em consideração para podermos entender melhor: 

Primeira: Nada, absolutamente nada, acontece sem a permissão de Deus. Nem um fio de cabelo cai sem a permissão do Pai. (Isso já é motivo de grande alegria saber que Deus está no controle, nada é muito grande ou muito insignificante que Ele não leve em conta). 

Segunda: Deus não precisa de nós, nós que precisamos dele, então como dar ordens ou oferecer algo para alguém que não precisa de nada? (Isso deve nos trazer tremenda humildade diante disso). 

Coloquei estas duas coisas porque elas ajudam a entender a posição da oração diante de Deus. 

Devemos ser homens e mulheres de oração, de muita oração, mas de fato existem grandes distorções sobre o ensino da oração. Sua oração sempre deve estar posicionada no que as Escrituras nos ensinam, pedir algo em nome de Jesus não deve ser entendido como um mantra. Você pode ver sobre isso em:
http://www.gotquestions.org/Portugues/orar-nome-Jesus.html

Na medida que nos aprofundamos mais na palavra de Deus, aprendemos o que realmente importa, ou seja começamos a orar mais biblicamente. Quando oramos, devemos buscar relacionamento e intimidade com Deus. Nossa oração nunca deve ser entendida com se Deus fosse um gênio da lâmpada e que nós determinamos, mandamos, demandamos, é exatamente sobre isso que Tiago fala em sua carta no capitulo 4, sobre as orações "mundanas". Deus não concede, porque muitas vezes as orações são direcionadas para longe de sua vontade descrita nas escrituras. 

Devemos colocar nossas angústias, sofrimentos, medos e tudo que nos aflige aos pés do único que pode fazer a diferença, Deus, mas a diferença é de quando oramos pensando em fazer nossas vontades, como se Deus fosse obrigado por nós, de quando oramos pensando em fazer a vontade de Deus em nossas vidas,(este é um grande abismo de entendimento). Lembra-se da oração do Pai nosso, que Jesus deixou como exemplo? Seja feita a tua (Deus) vontade, então devemos sempre levar em consideração a motivação de nossas orações, nossa oração é para glorificarmos a Deus? Ou para nós mesmos? 

A oração pela cura não é errada, mas sim a maneira como oramos. Orar segundo a vontade de Deus e aprender qual é a vontade de Deus para nossas vidas é aprender pelas Escrituras a vontade revelada de Deus, ou seja, é esta que esta ao nosso alcance. Somente através da Bíblia podemos aprender isso. Uma vida de santidade e temor ao Senhor são bons exemplos disso, destacado na Bíblia. 

Já vi alguns casos como você relatou sobre doenças, com crentes, mas creio que o posicionamento certo, deve ser o de orar sim, mas confiar que Deus faz o que Ele acha melhor, tenho um bom exemplo sobre isso, especificamente em relação a doenças e curas. Segue o link para esse testemunho: 

O resumo do testemunho dele creio que resume bem a questão sobre Deus curar ou não curar, a frase dele: Oro a Deus para me curar porque Deus é bom, e se Deus não me curar ele continua sendo Deus e continua sendo bom! (Nota a diferença?) 

Sempre que buscamos aprender sobre Deus, através das Escrituras, o Espírito Santo nos molda a desejarmos o que realmente importa, ou seja buscar as coisas do alto, onde nosso Senhor Jesus está! 
Nossas orações começam a ser cada vez mais moldadas na Bíblia, e aprendemos cada vez mais qual é a vontade de Deus para nós. Minha sugestão é você meditar no livro de Salmos, pois é um verdadeiro manual de oração ao longo de toda história da Igreja! 

Em Cristo.


Para mais perguntas sobre a Bíblia acesse: http://www.gotquestions.org/Portugues/

Nenhum comentário:

Postar um comentário