quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Você Pergunta...A Bíblia Responde#12




 O que Deus, por meio de Paulo, quis nos dizer em Romanos 3:31? 



Primeiramente, sempre é muito importante ler o versículo em seu contexto, neste caso o capítulo 3, para não existir influências de interpretações que não estão no texto, o que se chama eisegese. 

Paulo estava lidando em uma esfera de ensino sobre a justiça de Deus, que todos são condenáveis, tanto os judeus que viviam pela lei, quanto os gentios que não tinham lei, todos são condenáveis diante de Deus, sem exceção (Rom 3.23). 

Paulo enfatiza o ensino de que o homem não se salva por legalismos da lei,  por méritos alcançados por justiça própria, é impossível ao homem (Rom 3.19-20), a salvação depende da graça de Deus, pela fé em Cristo. 

Agora em Cristo todos estão debaixo da lei de Cristo, que resumiu o caráter moral dos mandamentos de Deus em dois, amar a Deus e o próximo, então neste sentido, a lei (preceitos), é reconfirmada por Paulo, porque aqueles que creem, desejarão viver para Cristo, neste sentido, os princípios morais advindos da lei permanecem, porque o caráter moral de Deus é irrevogável. 

"Antes, confirmamos a lei". 

A salvação pela graça, por meio da fé, não denigre a lei, mas enfatiza sua verdadeira importância:
1- Ao cumprir o propósito original da lei, mostrar a incapacidade do homem de obedecer as exigências de justiça de Deus e levar as pessoas a Cristo (Gl 3.24). 
2- Ao fornecer o pagamento pelo castigo de morte, o qual é exigido pela lei por não conseguir cumpri-la. 
3- Ao dar aos cristão a capacidade de obedecer a ela (Rom 8.3-4). 

O aspecto cerimonial da lei mosaica foi posto de lado (Cl 2.14-17), e a responsabilidade básica quanto ao aspecto civil, que mostra a aplicação da lei moral em uma comunidade, foi transferida para o governo humano (Rom 131-7). A lei moral tem sua base no caráter de Deus e é apresentada em linhas gerais nos Dez Mandamentos, sua forma mais reduzida está nos mandamentos de Jesus para a pessoa amar a Deus e ao próximo como ela mesma. Essa aplicação da lei moral nunca foi abolida e encontra a sua autoridade na nova aliança. Todo incrédulo está debaixo da sua exigência de perfeição e sua condenação até que vá a Cristo ( Gl3.23-25), e todo cristão ainda encontra nela o padrão de comportamento. Embora o cristão não seja mais escravo da condenação e do castigo da lei moral (7.6), a lei ainda reflete o caráter moral de Deus e sua vontade para suas criaturas. 

Creio ser este sentido que Paulo quer descrever, o padrão ensinado para vida do cristão continua válido sempre: " E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom"( Rom 7.12). 

Em Cristo 











Nenhum comentário:

Postar um comentário