sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Você Pergunta... A Bíblia Responde #18




O que é crer em Jesus? Qual a diferença entre crer e acreditar?

No livro de Tiago capítulo 2 versículo 19 o autor nos diz que até o demônios creem e até estremecem diante de Deus.

Não posso afirmar que creio em Cristo da mesma maneira que digo que eu creio que meu time de futebol será campeão este ano.

Em João 14:21 diz que quem crê realmente, quem ama de fato a Jesus Cristo, esse tem os mandamentos e guarda esses mandamentos, vive de uma maneira que evidencia essa fé.

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.”

Entretanto, existem diferentes tipos de crenças ou de fé. Na bíblia crer e ter fé são traduzidos pela mesma palavra, e a Bíblia cita diferentes tipos de fé, segue abaixo alguns exemplos:

FÉ MORTA OU EXPECULATIVA: Há muitos que creem que a Bíblia é a Palavra de Deus; que recebem tudo o que ela ensina; e que são profundamente corretos em suas crenças doutrinais. Foram ensinados a crer assim desde a mais tenra idade. A igreja a qual pertencem inculca esta fé, que lhes é ensinada como verdadeira e necessário. A reflexão poderiam levá-los a dizer que creem porque outros creem. Possuem uma convicção racional de que as Escrituras são uma revelação de Deus. Mas a vida dessas pessoas é perfeitamente compatível com uma vida mundana ou perversa. Isso é o que a Bíblia chama de fé morta.

FÉ TEMPORAL: Em muitas pessoas o evangelho produz uma impressão temporal, mais ou menos profunda e duradoura. Mas, por não terem raiz em si mesmos, mais cedo ou mais tarde apostatam. É muito comum homens em tempos de perigo, ou ao se aproximar da realidade da morte, se convencem profundamente das verdades religiosas que já conheciam anteriormente, porém até então negligenciadas ou rejeitadas. Uma fé que opera na alma, porém não renova a alma, que revelam a verdade à consciência e fazem com que produza convicção, e não mais do que isso.

FÉ SALVÍFICA: A fé que assegura a vida eterna; que nos une a Cristo como membros vivos do seu corpo; que nos converte em filhos de Deus; que nos faz participantes de todos os benefícios da redenção; que opera através do amor e é frutífera em boas obras, fundamenta-se não na evidência externa ou moral da verdade, mas no testemunho do Espírito Santo com a verdade e através da verdade na alma renovada. “Antes eu era cego, agora vejo”.


Certamente não basta crer que Jesus existiu, pois isso é até mesmo inegável. Não basta crer em um Jesus “histórico”, um personagem da história da humanidade como outro qualquer.

Certamente não basta eu dizer que acredito que Cristo era o filho de Deus que veio ao mundo, se isso não trouxer nenhum impacto sobre minha vida e continuar a viver da mesma maneira de quando eu não acreditava nisso.

Costumo dizer que uma pessoa quando passa a ter a fé salvífica é semelhante a ser atropelado por um caminhão, é impossível alguém que você conhecia antes, ver você depois e não perceber que algo muito grande aconteceu com você, uma mudança enorme ocorreu na sua vida.

Esse processo é o chamado novo nascimento. Leia mais sobre isso aqui: http://www.gotquestions.org/Portugues/Cristao-renascido.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário