domingo, 10 de novembro de 2013

O Batismo segundo a Bíblia




O batismo segundo a Bíblia.

Dentre as doutrinas relacionadas a eclesiologia [1], as escrituras tratam sobre vários assuntos relacionados, como o governo, ofícios e ordenanças ou “sacramentos”, a igreja deve ser constituída de membros e “visto que estamos em um mundo caído e estamos parcialmente associados a ele, como determinamos quem é ou quem não é membro de uma igreja especifica e quem não pertence a igreja?”[2]O batismo, a ceia do Senhor, frequência, disciplina e amor.

A ordem dada por Jesus em Mt 28, sobre o batismo, é ponto de concordância e prática entre as igrejas consideradas cristãs, todos concordam que o batismo é o rito de iniciação, no qual se aplica água à pessoa por imersão, afusão ou aspersão[3], é a marca de inicio da vida cristã, os pontos de discordâncias se dividem em:

1.Significado(representa ou realiza).
2.Quem deve ser batizado.
3.Como deve ser o batismo.

Antes de tratarmos sobre a questão proposta do batismo cristão, é importante destacar a diferença entre sacramento e ordenança:

Sacramento, é o entendimento que os o batismo e a ceia são meios de graça, onde de fato as pessoas recebem graça por meio destes ritos, mesmo dentre a interpretação de sacramento existem divergências sobre a maneira de que essa graça é recebida [4].

Ordenança é a prática estabelecida por Jesus Cristo com a ordem de que ela deve ser realizada. Hoje é considerada um memorial ou um ato de obediência, em vez de um sacramento. O termo é usado por tradições cristãs não sacramentais para se referir a certas praticas, particularmente o batismo e a ceia do Senhor.[5]

1.1-Significado, o que representa ou realiza o batismo:

A-Católicos-romanos, Luteranos:

Segundo a posição católico-romano e luterana, o batismo é um “Sacramento”, é um meio de graça salvadora, ele é um meio pelo qual Deus efetua a graça salvadora.[6]

B-Presbiterianos, reformados:

Para a posição de Presbiterianos e reformados em geral[7], o batismo é um sinal e selo da aliança, ele é um sacramento, porém, diferentemente dos católicos, ele não regenera, porém é um sinal da aliança, ele não salva, mas sinaliza, é um selo da concretização da aliança feita com os homens.[8]

C-Batistas, Congregacionais:

Para a posição dos Batistas e Congregacionais em geral, o batismo é uma ordenança,[9] prova, símbolo, ele é o testemunho público da fé em Cristo, é a prova externa de algo que deve acontecer internamente, ele tem caráter proclamatório.

Considerações relacionadas com as posições:

A1-O batismo não é necessário para salvação (Lc23.43), a ideia do batismo regenerativo é contrário ao ensino do Novo Testamento, que ensina que a salvação é pela graça por meio da fé (Ef 2.8), salvação pela fé somente.[10]

B1- O batismo não substitui a circuncisão, a circuncisão é uma manifestação da descendência natural, para os judeus, ela tinha um caráter de promulgação do nome ou descendência, diferentemente o batismo é um sinal de estado espiritual,salvação, embora a semelhança entre a verdadeira circuncisão, que deve ser feita internamente, como um sinal externo de algo que deveria acontecer internamente, o que substitui a circuncisão do AT, é a circuncisão de Cristo, a circuncisão do coração, essa semelhança de fato existe, a circuncisão interna é a representada pelo batismo, porém a circuncisão não pode ser substituída porque não são a mesma coisa[11].

C1- O batismo de fato é uma ordenança, ele é uma pratica destacada ao longo de toda igreja,[12] e constitui um sinal visível de algo invisível, ou seja é a confissão diante da comunidade de uma profissão de seguir a Cristo, ele é a representação de algo que aconteceu espiritualmente, sendo assim ele é um sinal para o crente.

2.1Quem deve ser batizado?

Segundo vemos nas escrituras podemos destacar pelo menos os dois exemplos mais marcantes em relação a esta ordem, o batismo feito por João Batista , tinha como característica principal, o arrependimento, no qual somente pessoas com capacidade de discernimento podiam participar, porque eram chamadas a se arrepender de seus pecados (Mt 3.2) e logo após na ordem do próprio Jesus de fazer discípulos e somente depois batizá-los.(Mt 28)

“Para se tornar membro de uma igreja, você deve ser batizado como crente, com base na confissão de pecados e na afirmação que está confiando somente em Cristo para sua salvação, as escrituras registram em mateus 28, a ordem clara de Jesus ,concernente a batizar aqueles que se tornam discípulos, em todo livro de atos dos apóstolos, percebemos que os discípulos entenderam essa ordem e obedeceram”[13].

2.1.1 O batismo de crianças [14]é um ensino destacado na Bíblia?

Segundo Mark Dever, ele destaca algumas razoes para não serem realizados batismos de infantes:

O batismo esta reservado para aqueles que fizeram uma afirmação consciente da fé em Cristo,então segundo este entendimento é um erro doutrinário batismo de bebês, por algumas razões:

1- Ninguém discorda do batismo de pessoas que creem,o debate refere-se ao batismo infantil.
2- Não há nenhum exemplo claro de batismo infantil no Novo Testamento.
3- Não há nenhum ensino claro sobre o batismo infantil no Novo Testamento.
4- Nenhuma passagem do Novo Testamento ensina uma correspondência de circuncisão física com o batismo físico. [15]
5- Historicamente não se encontra o batismo infantil no Novo Testamento e nem no Didaquê, um manual de culto cristão, da Igreja primitiva.”

Mesmo em casos onde grande números de pessoas foi agregado a igreja, apenas os termos gregos usados para homens e mulheres adultos foram usados. Veja, Atos 5.14;8.3,12;9.2;22.4. Nestas cinco passagens, onde o livro nos conta a respeito de multidões convertidas, as únicas palavras usadas referem-se a homens (aner, adultos masculinos) e mulheres (gune, adultos femininos), mesmo as passagens que mencionam o batismo realizado em casa (Atos16.15;16.31-34) e que poderiam incluir crianças, continuam sem dizer que havia crianças. Esse silêncio é surpreendente[16], e um argumento delicado de ser alicerçado.[17]

2.1.2 Porque vemos diferença entre os batismo imediatos da igreja primitiva e os dos dias de hoje?

Nos dias da igreja primitiva com os apóstolos presentes(At2.37-37) devemos lembrar que esta confissão de fé , ou confissão de arrependimento ,era concretizada com o batismo, em virtude dos perigos das perseguições era uma decisão muito importante e bem avaliada, era a certeza de perseguição, não havia nenhuma vantagem social em receber o batismo, por isso vemos como o caso do Eunuco (At 8,36.37) ,diferentemente de nossos dias, onde é necessário uma analise para e fato analisarmos se entenderam o Evangelho.

2.1.3 O ato do batismo é o que de fato salva?

Pedro (At2.32-37) colocou o batismo como “essencial” para salvação nesta passagem porque o batismo naquela época definia realmente quem era crente, mas a mensagem inicial de Pedro era de “arrepender-vos”, e isso que produz o batismo e remissão de pecados é a conversão[18].

È fato que a ordem de Jesus era muito clara, nos textos de João 3.22,26 e 4,2, Jesus incumbiu aos seus discípulos a obra de batizar os convertidos. Devemos ter isto em mente quando lemos: “Ele,Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João”(Jo4.1), esta afirmação é muito instrutiva e demonstra três verdades:

1- Os que recebiam o batismo eram chamados de discípulos.
2-Jesus fazia discípulos antes de batizá-los.
3-O batismo não faz um discípulo.

3.1 Como deve ser o batismo:

Dentre as correntes de evangélicos protestantes algumas divergências quanto a maneira do batismo tem sido motivo de discordância.

O batismo que mais retrata a com fidelidade na Bíblia , imersão ou aspersão?

Entre os Luteranos, não são unânimes, o mais importante não é a forma e sim o resultado.

Para os Presbíterianos e reformados, em grande medida, feito por aspersão.

Para os batistas o ensino bíblico é a imersão.

3.1.1 Definição da palavra batismo:

O trecho a ser inserido aqui foi tirado do livro Manual das Igrejas Batistas de Edward T. Hiscox, editado pela IBR, em Abril de 1966, a partir da página 78. Fique distintamente entendido, contudo, que todos os nomes abaixo, são pedobatistas, ou seja, praticam o batismo infantil:

A palavra batizar, propriamente falando, é um termo grego (baptizo), adaptado para o idioma português por uma alteração em sua terminação. É o termo sempre empregado por Cristo e seus apóstolos para expressar e definir a ordenança. Que significa tal vocábulo, segundo originalmente usado? Que é que dizem os eruditos do grego? Como é que os léxicos gregos definem esse vocábulo?

Scapula diz: "Mergulhar, imergir, como fazemos com qualquer coisa com o propósito de tingi-la;"

Schleusner diz: "Significa, propriamente mergulhar, imergir, imergir em água."

Parkhurst diz: "Mergulhar, imergir, ou meter em água."

Stevens diz: "Imergir, submergir ou sepultar em água."

Robinson diz: "Imergir, afundar." ... [19]
Após a definição do significado da palavra batismo, o texto abaixo parece não deixar dúvidas quanto a maneira que mais designa a figura do batismo:

Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.(Romanos 6:3-4).

Se qualquer pessoa puder interpretar de maneira consistente e conclusiva este texto sem considerar que a imersão é o genuíno batismo cristão, eu realmente gostaria de ver como o faz.E mesmo sou bem incapaz de realizar tal feito, e não imagino como fazê-lo. Eu me contento em aceitar o ponto de vista que o batismo significa um sepultamento dos crentes nas águas em nome do Senhor.[20]

Ainda outras situações que deixam claras a referencia a imersão:

Mateus 3:16 diz-nos que Jesus "batizado, saiu logo da água", concluindo-se que ele tinha entrado na água. João 3:23 nos diz que João batizou em Enom "porque havia ali muitas águas".Se ele estivesse apenas borrifando ou derramando para batizar, porque teria sido necessária muita água?
Em Atos 8:38-39, encontramos Filipe e o eunuco entrando na água. Novamente, isto reforçao fato de que o batismo por imersão é exigido do crente. Também, Paulo compara o batismo a um sepultamento (Colossenses 2:12, Romanos 6:3-6). Não sepultamos um corpo jogando apenas uma pá de terra sobre ele nem tentaríamos sepultar o velho homem do pecado simplesmente com umas poucas gotas de água. A imersão está no plano de Deus para o batismo do crente.

O batismo é uma ordenança do Novo Testamento, instituída por Jesus Cristo, para ser para a pessoa batizada um sinal de comunhão com Cristo, na sua morte e ressurreição, de sua união com Ele,da remissão de pecados, da consagração da pessoa a Deus, através de Jesus Cristo, para viver em novidade de vida,

Somente podem ser submetidas a esta ordenança as pessoas que de fato professam arrependimento para com Deus, fé e obediência ao Senhor Jesus.

Para a devida administração desta ordenança é necessária a imersão, ou seja, a submersão da pessoa na água.[21].


Em Cristo

Guinho


Notas

1-Eclesiologia é o nome dado ao estudo da Igreja.

2-Refletindo a Gloria de Deus, Mark Dever, Editora Fiel pág77.

3-Dicionário popular de teologia, Millard Erickson, editora mundo cristão pág23.

4-Dentre aqueles que acreditam que o sacramento transmite graça, a igreja católica acredita que o batismo infantil é o modo de transmissão da graça salvadora, o batismo efetua nosso novo nascimento, nossa regeneração e nossa salvação, enquanto que,em geral, os presbiterianos e reformados, acreditam que o batismo é o sinal da aliança feita com o povo de Deus em substituição da circuncisão feita na antiga aliança com Israel, para eles a circuncisão era o selo,sinal no Antigo Testamento e agora o batismo é o selo ,sinal no Novo Testamento.

5-Dicionário popular de teologia, Millard Erickson, Editora Mundo Cristão pág 142.

6-Para os católicos, essa graça salvadora, ex opere ope rato,não depende da fé do batizado, já para os luteranos, eles dependem da fé implícita na criança, ou dependem da fé de seus pais.

7-Embora seja aceito por grande parte dos reformados, não são unânimes quanto aos métodos de batismo.

8-O batismo para os presbiterianos e reformados, está alicerçado na teologia da aliança, pacto da graça, na qual Deus deu no passado a circuncisão como selo da aliança, que também não salvava, mas era a representação daqueles que eram inseridos na aliança, e como na teologia da aliança, as sombras do AT, são substituídas pelas realidades espirituais da Igreja no NT, então a circuncisão era a sombra da realidade do batismo.

9-Quando nos referimos a ordenança, isso não quer dizer que não existam outras ordens a serem seguidas, mas sim as ordenanças de caráter ritualístico, especificamente Batismo e a Ceia do Senhor.

10-Os textos, em que se baseiam a posição da salvação pelo batismo, Joao3:5Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus, não se refere ao batismo e sim , purificação de vida, ele iguala o nascer da água e do Espirito, fala de regeneração espirital e não batismal, novo nascimento, não regeneração batismal.

11-Colossenses2:11-12 No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão de Cristo;Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.

A circuncisão interna de fato é representada pelo batismo, mas não substitui a circuncisão natural.Em Atos 15.1, no intenso debate sobre a circuncisão, não é extinta a circuncisão para os judeus, o que os apóstolos poderiam ter substituído , mas não o fazem, porem eles mantêm a marca da circuncisão para o judeu,mas não para o gentio.

12-Esta posição entendida que a Igreja começou no Pentecostes, e não anteriormente como entendem alguns reformados

13-Refletindo a Gloria de Deus, Mar Dever, Editora fiel pag77

14-Quando nos relacionamos a crianças, estamos nos referindo a recém-nascidos, ou então crianças que ainda não tem maturidade suficiente capaz de fazer um confissão de fê espontânea e coerente.

15-De fato , Colossenses 2 traça um paralelo entre a circuncisão espiritual e o batismo físico, ou seja , entre a circuncisão do coração e o batismo físico, reforçando a ideia de batizar somente aqueles que dão evidencias do novo nascimento-Mark Dever, Refletindo a Gloria de Deus, Editora Fiel , pag78

16-Pode uma criança ser salva? Dennis Gundersen, Editora Fiel, pag62-63.

17-Este argumento “silencioso”, de fato não prova nada, porque estatisticamente falando , era muito mais provável que não houvesse crianças do que de fato existisse, por isso é um argumento muito frágil.

18-Conversão é a nossa resposta espontânea ao chamado do evangelho, pelo qual sinceramente nos arrependemos de nossos pecados e colocamos a confiança em Cristo para receber a salvação. Teologia Sistemática Wayne Gruden pag.592-Editora Vida Nova


20-Projeto Spurgeon, Pregando a Cristo crucificado, pág 120.

21-Capitulo 29 ,artig4, Fé para hoje, Confissão de fé Batista de 1689,Ed Fiel ,pag58

Nenhum comentário:

Postar um comentário