quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Você Pergunta... A Bíblia Responde #22




Liturgicamente no Batismo nas águas o que deve ser pronunciado "EXATAMENTE" ? Colossenses 3:17..... "E quando fizeres por palavras ou por obras, fazei "T U D O" em nome de Jesus... -Sabemos que se iniciamos um culto a Deus, abrimos "EM NOME DE JESUS" -Se abrimos o Sacramento da Santa Ceia é "EM NOME DE JESUS" -Se abrirmos o Sacramento da Unção é "EM NOME DE JESUS" -Se expulsamos demônios é "EM NOME DE JESUS" Não teríamos que pronunciar antes da "FÓRMULA BATISMAL" de Mateus 28:19 o mandamento que está em Colossenses 3:17 ? Em Atos 22:16 manda "INVOCAR" expressamente o nome do Senhor.... Atos 22:16 E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados "INVOCANDO" o nome do Senhor. "Em nome do Senhor Jesus te batizo (Mandamento)... ....em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém (Fórmula sacramental)" A pergunta crucial é.... Para legitimar o batismo em sua fórmula de Mateus 28:19, não teríamos que selarmos com atos 22:16 ?


A sua dúvida irmão, já foi debatida em outras ocasiões através da história da Igreja Cristã. Em Atos vemos algumas expressões diferentes usadas em relação ao batismo, alguns sugerem inclusive que os Apóstolos não usavam a fórmula batismal de Mateus 28:19.

A fórmula do batismo está prescrita de maneira autoritativa em Mateus 28:19. Cristo deu um mandamento perenemente obrigatório à sua Igreja de batizar “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.

Segundo essa fórmula, o que recebe o batismo como rito cristão por isso professa estar naquela relação com o Pai, o Filho e o Espírito Santo que mantêm aqueles que professam receber a Deus Pai como seu Pai; a Deus Filho como seu Salvador; e a Deus Espírito Santo como seu mestre e santificador. E isso envolve o compromisso de receber a Palavra, da qual o Espírito é o Autor, como regra de sua fé e de sua prática.

Em Atos lemos reiteradamente que os Apóstolos batizaram seus conversos em “o nome de Cristo” (At 2:38 por exemplo). Não se deve inferir, com base nessa fato, que eles se afastaram da forma prescrita em Mateus 28:19, e administraram a ordenança usando as palavras “eu te batizo no nome de Cristo”, ou “eu te batizo para Cristo”. É desnecessário pressupor tal coisa, porquanto o batizo administrado da maneira prescrita em Mateus 28:19 é um batismo tanto em nome, ou pela autoridade de Cristo, quanto para ou em referência a ele. E assim como essa inferência é desnecessária, é igualmente improvável. É bastante improvável que os Apóstolos se afastassem da forma tão solenemente prescrita por seu Divino Senhor; e ainda é improvável que haja ocorrido um desvio desse tipo, com base no fato de que a forma prescrita em Mateus tem sido empregada em todas as épocas e partes da Igreja.

Para legitimar um batismo devemos obrigatoriamente batizar “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”, e por parte do novo membro da Igreja invisível de cristo devemos exigir um ato inteligente, voluntário, que por sua natureza envolve uma profissão de fé em Cristo e uma promessa de adesão a ele. Fazendo isso, estaremos invocando o nome e a autoridade do Senhor, e certamente estaremos operando legitimamente o sacramento do batismo sem a necessidade de acrescentar nenhuma vírgula a fórmula de Mateus 28:19.

Em Cristo.

2 comentários:

  1. Talvez a pergunta de numero 4 desta série, possa ser útil nesta questão, Atos não é um livro normativo primariamente, mas sim histórico, ou seja, ele não tem intuito de ser descritivo como norma para igreja e sim, demonstrar o período de transição de formação da Igreja, em Atos, acontece que muitos judeus já criam em Deus, mas não propriamente em Jesus, como descrito na pergunta 4 também, por isso em alguns casos eram batizados somente em nome de Jesus, porque já haviam sido batizados por Joao batista.

    Em cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue link da pergunta 4: http://respirandodeus.blogspot.com.br/2013/07/voce-perguntaa-biblia-responde4.html

      Excluir