segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Existem provas históricas que possamos dar credibilidade a existência de Jesus?...A Bíblia Respondende#74






 Após  ler sua resposta sobre a existência de jesus,pesquisei as fontes citadas em sua resposta, e não encontrei as literaturas citadas,quando achei os autores,todos eles foram escritos a quase cem anos apos a morte de jesus,por tanto,voltamos a questão de credibilidade histórica...enfim..os senhores podem me enviar os trechos de Antiguidades Judaicas,que falam sobre jesus...OBRA de Plínio,o jovem. Nascimento: 61 d.C., Como, Itália Falecimento: 112 d.C., Bitínia, Turquia Cônjuge: Calpurnia (desde 100 d.C.) Filiação: Lucius Caecilius Cilo, Plinia Marcella...como podem ver Plinio nasceu em 61 depois da morte de jesus,,mais uma vez ,sem credibilidade...enfim aguardo sua resposta...obrigado p.s. um homem tao importante como jesus..por que não há relatos da época de sua passagem em manuscritos egípcios,persas,romano mesmo,turco,etc etc etc...?

Olá!

Obrigado pela pergunta,  primeiramente gostaria de lhe dizer que mesmo quando não acreditamos na Bíblia como a "Palavra de Deus", devemos recebe-la como um material histórico, digno de confiança e agora tentarei lhe ajudar com material suficiente para demonstrar esse meu argumento. Também gostaria de lhe dizer o quanto é importante procurarmos pela verdade, você está certo.

Deixe-me lhe dizer uma outra coisa antes de continuarmos, para sabermos sobre a credibilidade histórica de algum manuscrito antigo.  A Ilíada de Homero, escrita por volta de 800 a.c, a cópia mais antiga que temos hoje é de 250 d.c, ou seja 1050 anos depois com cerca de 650 manuscritos, Júlio Cesar escreveu  história das guerras da Gália em aproximadamente 50 d.c. a cópia mais antiga que temos é de 1000 d.c, ou seja 1050 depois do original com 10 manuscritos e também Os tratados de lógica de Aristóteles foram escritos por volta de 340 a.c e a cópia mais antiga que temos é de 1100 d.c, ou seja 1440 anos depois do original com apenas 5 cópias, a maioria avassaladora dos historiadores aceita como autêntico os três documentos mencionados, mas o que poderíamos falar a respeito do Novo Testamento?

Lá pelo ano 90 d.c, cerca de sessenta anos após Cristo ter vivido na terra, todos os 27 Livros do Novo testamento já haviam sido escritos e encontramos manuscritos do 1 século, no segundo século temos mais manuscritos e todos esses falam em um  período entre 100 e 300 anos, com mais de 5000 manuscritos incrivelmente parecidos que chegam a 99,5 % de pureza, sendo assim utilizando os manuscritos da antiguidade nenhum se compara ao Novo Testamento em autenticidade e é por isso que podemos estar seguros de sua autenticidade e veracidade.

Sendo assim, pense comigo o seguinte: Como você sabe que você tem a idade que você tem? Por causa do documento registrado certo? E seguindo o raciocínio, quem garante que você de fato tem esta e não outra idade?As testemunhas que estavam lá e registraram esta informação. Então se você pegar uma pessoa mais antiga, como seu avo ou bisavô e aplicar este raciocínio lógico, você terá que confiar no testemunho de pessoas que você não conheceu para garantir a veracidade deste fato, o que é totalmente normal e aceitável. È o que chamamos de testemunhos oculares (como em uma cena de um crime, por exemplo).

Quando pensamos em Jesus, é exatamente o que temos na Bíblia, testemunhas oculares dele, que registraram sua vida e ministério, mesmo sem acreditar nos milagres registrados na Bíblia, ainda assim temos que no mínimo conceber a veracidade histórica por causa da nossa honestidade intelectual, muitas pessoas nos tempos de Jesus registraram que o viram (1 Jo 1:1), então estas informações aconteceram enquanto Jesus estava vivo e foram registradas antes do ano 100 d.c. Segue-se então que vivemos em um calendário dividido por uma pessoa real e física e não um mito.  Se considerarmos que informações escritas em 60 d.c ou até 100 d.c, não tem valor, devemos novamente apelar para o raciocínio lógico: Jesus morreu em torno de seus 33 anos, sendo assim escritos  feitos por seus discípulos tinham apenas 30-40 anos após a sua morte, isto é digno de muita confiança histórica relatada na Bíblia.

Ainda assim, podemos ter o relato do historiador judeu Josefo que viveu também no primeiro século, não era judeu e portanto não teria nenhum interesse em falar sobre Jesus de maneira a influenciar por algum motivo.

Os relatos do império romano, sua conquista sua decadência, todos são, historicamente falando, compatíveis com o relato Bíblico.  Fora do relato bíblico, você pode constatar Josefo que escreveu sobre Jesus em seus tratados e também é um documento bastante antigo. Dê uma lida neste artigo:



Existiram várias pessoas que justamente por querer exatamente desmascarar o fato de que Jesus não ressuscitou dos mortos (note que nem mesmo esses desconfiavam da existência de Jesus, mas sim de quem Ele dizia que era), se aprofundaram e estudaram todos os registros possíveis históricos, são histórias de vida muito interessantes e justamente por causa da veracidade dos fatos, hoje eles são alguns dos apologetas (defensores da fé cristã), mais influentes no mundo.

Um deles, já falecido, chama-se C.S. LEWIS, famoso escritor de vários livros, o outro chama-se Josh Macdowell, este ainda vive e tem muitos livros destinados as provas da veracidade cristã, sugiro para você este volume dele completo chamado: "Evidências que merecem um veredicto."

Uma outra pessoa que também se empenhou para desmascarar o cristianismo e acabou se convencendo mediante tantas provas históricas é um jornalista muito influente. recomendo muito que você assista, é muito interessante e acredito que relata exatamente as dúvidas que você tem:


Gostaria de fortemente lhe recomendar que você realmente prove e desconfie dos fatos, isso é importante para descobrirmos a verdade, mas também lhe aconselho que você seja sincero com você mesmo, porque nós sabemos que toda a verdade procede de Deus, logo, quando você busca-la você vera que não existe nenhum furo, brecha ou contradição na Bíblia e nos relato da pessoa do Senhor Jesus.

"E conhecereis a verdade, e ela vos libertará."Jo 8,32

Em Cristo





Nenhum comentário:

Postar um comentário