domingo, 13 de dezembro de 2015

Transformando a incerteza em confiança




                    
                                




A riqueza da presença e da graça soberana de Deus



Muitas vezes nosso pensamento sobre a presença e a sabedoria de Deus são tragicamente fracos e sem base bíblica, por tantas vezes somos agitados por problemas simplesmente por não meditarmos em quem Deus de fato é.

Davi, um homem que aprendeu sobre Deus através de tantas dificuldades nos ajuda a aprender com ele a riqueza de conhecer e descansar na presença onipotente e na sabedoria infinita de Deus, ele começa dizendo:

“Senhor tu me sondas e me conheces” Sl 139.1

Saber que Deus conhece cada pequeno detalhe de nossas vidas é confortante e esclarecedor:

“Sabes quando me sento e levanto, de longe percebes meus pensamentos”

Saber que Deus conhece nossos labores e dificuldades traz consolo e ajuda-me:

“Sabes quando trabalho e quando descanso, todos os meus caminhos são bem conhecidos por ti”

Saber que Deus nos conhece intimamente nos dá liberdade em lhe pedir socorro sem receios:

“Antes mesmo que a palavra me chegue a boca, tu já conheces inteiramente, Senhor”

Saber que todos nossos atos e pensamentos são guardados pelo poder de Deus nos traz segurança:

“Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim

Todos estes pensamentos sobre o poder soberano, a majestade e a grandeza de Deus trouxeram a Davi um temor glorioso no poder da Sua graça protetora e incomparável:

“Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance, é tão elevado que não o posso atingir”

Brevemente Davi continua a descrever como Deus o guia e ajuda em meio a qualquer dificuldade e aflição, como que lembrando diariamente dessas verdades, sobre a impotência de qualquer lugar ou circunstância e se alimenta com a convicção da grandeza do poder do cuidado de Deus:

“Mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá”

Óh alma inquieta e preocupada, se entrega a confiança naquele em que não existe dificuldade grande demais da qual este Deus não possa lhe ajudar:

“Mesmo que eu diga que as trevas me encobrirão, que a luz se tornará noite ao meu redor, verei que nem as trevas são escuras pra ti. A noite brilhará como dia, pois pra ti as trevas são luz”

Amado servo do Senhor, deixa de vez a ansiedade e o medo de lado, se coloca nas mãos daquele que te fez e te criou:

“Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre da minha mãe”

Finalmente se regozija e se aquieta porque teus dias são vigiados por um Deus que é maior do que tudo e é capaz de te cuidar, proteger e lhe guiar mesmo quando os caminhos parecem trevas:

“Os teus olhos viram o meu embrião, todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir”

Filhos do Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, contemplem todas estas verdades junto com Davi que ficou maravilhado em saber do poder da riqueza e da sabedoria de Deus:

“Como são preciosos para mim, os teus pensamentos, ó Deus!”

Senhor Deus, nos ajuda a sermos aquecidos com a soma de todas estas verdades a teu respeito, que mesmo quando as trevas nos alcançarem, que lembremos que tu tem poder em transformá-las em luz, que o teu amor derramado na vida do teu filho, Jesus, nos dá acesso a confiar nestas promessas da tua graça futura:


“Sonda-nos e conhece nossos corações, prova-nos e conhece as nossas inquietações. Se existir algo em nossa vida que te ofenda, como incredulidade, medo, ansiedade, ganância, ira, nos resgata e nos guia pelo teu caminho eterno”


Em Cristo

Guinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário