quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

"Você já pensou no dia da sua morte?"











“...Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa” Tg 4:14

Tiago estava dizendo nesta carta sobre a brevidade de tempo de vida de cada um, mais especificamente sobre as pessoas fazerem planos sem considerar Deus, porque assim como estamos vivos em um piscar de olhos, de um dia para o outro, de um minuto para o outro, podemos não estar mais. Penso que uma meditação sobre este assunto da morte em nossos dias é tão incomum para a maioria das pessoas, com exceção, talvez, daquelas que passam pelo sofrimento de alguma doença.

Os Puritanos tinham um lema muito interessante a este respeito, eles sempre discorriam que deveríamos sempre ter em mente nos esforçarmos para ter uma boa morte, e aqui chegamos ao clímax da meditação:

O que deveria ser uma boa morte, afinal morrer não parece ser uma coisa muito boa, não é verdade?

Realmente a morte marca um acontecimento marcante na vida de todas as pessoas, ela também é triste, no entanto aqui se encontra o grande divisor entre aqueles que creêm na Bíblia e sua explicação sobre a morte e naqueles que simplesmente vivem “deixando a vida lhes levar”.

A Bíblia narra um fato marcante no mundo, a entrada da morte através do pecado da desobediência e assim toda a humanidade passou a morrer (Rom 5:12). Este fato é inegável mesmo para aqueles que não acreditam no relato bíblico.

Então existem aqueles que acreditam que a boa morte é você viver a vida aproveitando o máximo, se deleitando em toda espécie de prazeres, fazendo o bem aos outros simplesmente para alimentar seu ego interno de ser uma boa pessoa, viajar pelo mundo inteiro, etc...

Tudo isso parece ser o que podemos chamar de boa morte, não é? Viver sem arrependimentos de não fazer algo, aproveitando tudo de toda forma, afinal para o homem o céu é o limite, não é?

Para estes homens, Puritanos, na verdade não é. Porque aqueles que vivem desta forma esquecem o mais importante da vida:

Viver para glorificar a Deus e se deleitar nele eternamente.

Qual a diferença entre os dois tipos de pensar a respeito de uma boa morte?

Estes homens, Puritanos, viviam á luz de uma vida eterna, uma vida que não termina aqui e agora, eles entenderam que a vida aqui é como uma neblina, frágil , passageira, e que enquanto aqui, mesmo desfrutando das coisas boas que a vida tem a nos oferecer, eles nunca deixavam o criador e doador da vida de fora, Deus, afinal "toda boa dádiva vem de Deus". 

Eles entendiam que a vida não termina neste curto e frágil espaço de tempo, eles vivam uma boa vida, para glória de Deus, por saberem que uma boa morte é resultado disso (honrar a Deus enquanto vivos) e não de simplesmente aproveitar o máximo sem levar Deus em consideração.

Poucas vezes pensamos na morte, ela nos assusta, mas existe uma solução para este problema. Jesus Cristo venceu a morte,(Hb 2:14) ele ressuscitou (1 Co 6:14; 2Co 4:14) e isso garante para todos aqueles que depositaram sua fé nele que poderão viver para sempre com ele. Isso nos ajuda a viver sem medo, mesmo que por causa de nossa fragilidade, isso ainda nos assuste.

Então, prefiro pensar que viver uma boa vida é viver para honrar a Deus enquanto aqui (1 Co 10:31), vivendo um vida com os olhos voltados para eternidade, que Deus nos ajude a viver dessa forma (crendo em Cristo como Salvador e honrando a ele com nossas vidas) para aí sim pensar em uma boa morte, afinal de contas nossa vida aqui na terra é como uma neblina, logo passará, todavia, existe uma eternidade onde viveremos com Cristo para sempre ou longe dele para sempre, diante disso, devemos pensar o que é uma boa morte.


Em Cristo

Guinho



Nenhum comentário:

Postar um comentário