quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Deus pode punir o cristão em pecado com a morte?... A Bíblia Responde #82



Boa noite, li aqui neste site uma coisa sobre o ''pecado para a morte'' e diz que se um cristão estiver a viver em pecado e não se arrepender que Deus pune o cristão até mesmo ao ponto de tirar a vida, fiquei um pouco confuso quanto a isto, se Deus tirasse a vida a todas as pessoas que vivem em pecado neste mundo, já não haveria quase pessoas nenhuma neste mundo, e também existem pessoas que foram cristãs e depois voltaram para o pecado e Deus não tirou a vida... estou confuso, explique-me melhor por favor.

Imagino que sua dúvida é sobre este texto: 1 João 5:16 “Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore”.

Conforme você mesmo deve ter lido, este texto é um dos mais difíceis de se interpretar em todo o novo testamento.

É bom termos sempre em mente que a Bíblia afirma que o salário do pecado é a morte (Rm 6:23), quando o pecado entrou no mundo a morte também entrou. A Bíblia cita morte de duas maneiras, morte física e morte espiritual. A morte espiritual é uma separação eterna de Deus e condenação eterna em tormentos no inferno.

A Bíblia também afirma que todos os homens estão mortos em seus delitos e pecados (Ef 2:1), ou seja, o homem é radicalmente contrário a Deus até que Ele em sua imensa misericórdia nos concede a graça do Espírito Santo e nos redime para uma vida em santidade através de Seu filho Jesus Cristo.

O apóstolo João quando escreveu sua primeira epístola ele estava combatendo falsos profetas que deliberadamente ensinavam falsamente e tentavam enganar a igreja cristã da época. Imagino que esse é o pecado que estava combatendo, um pecado específico e muito sério cometido por pessoas que intencionalmente e sem arrependimento proclamavam heresias dentro da igreja.

Não se arrepender do pecado nem abandoná-lo, no final, levará a morte física como um juízo de Deus (At 5:1-11; 1Co 5:5; 11:30). Nenhuma oração intercessória será eficaz em favor daqueles que cometeram um pecado tão deliberado e arbitrário; ou seja, a disciplina de Deus com a morte física é inevitável nesses casos, uma vez que Deus procura preservar a pureza de sua Igreja.

O contraste entre as frases “há pecado para morte” e “há pecado não para a morte” significa que o escritor faz distinção entre pecados que podem levar à morte física e outros pecados. Isso não implica identificar um determinado tipo de pecado, mortal ou não, mas dizer que nem todo os pecados são julgados por Deus da mesma maneira.

Mas não se esqueça, todos os homens estão “mortos”, separados de Deus e sem a intervenção de Deus nos concedendo vida nada que façamos poderá mudar essa situação. A Deus cabe o nascer e o morrer.

Em Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário