quinta-feira, 11 de agosto de 2016

O Determinismo É Bíblico?... A Bíblia Responde #100


Todas as coisas, materiais e espirituais, seja a natureza, atos, vontade, pensamentos, etc, subordinados ao eterno decreto de Deus. Em linhas gerais, toda a criação está sujeita à vontade decretiva e providente de Deus. De tal forma, que se uma folha cair, é porque Deus determinou que caísse. Se não, é porque Deus determinou que não caísse. De tal forma, que se escolher um sorvete de laranja ao invés de um sorvete de coco, é porque Deus determinou até mesmo essa escolha. Seja nos eventos complexos ou nos mais insignificantes, eles somente acontecem pela vontade divina. Correto? O Determinismo bíblico é verdadeira e clara?

A Bíblia nos mostra que Jesus Cristo fez questão de deixar claro que Deus está no controle de todas as coisas desde as mais simples quanto as mais complexas, conforme podemos ver em Mateus 10:29-30 “Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês.
Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados.”

Entretanto, quando falamos que Deus determina se você escolheu sorvete de laranja ao invés de coco, podemos correr um risco de entrar em uma contradição Bíblica, tirando a responsabilidade do homem por suas escolhas. Se aceitarmos esse conceito então se uma pessoa escolhe dar veneno ao invés de leite para seu filho tomar, então Deus determinou que essa escolha fosse feito, e em última análise Deus é o responsável por isso e não o homem, afinal foi determinado por Deus essa escolha. Tornaremos então Deus o autor do mal.

A Bíblia é clara quanto a soberania de Deus em todas as coisas, mas é também igualmente clara quanto a responsabilidade humana, dizendo que o homem é o único responsável por seus atos e pelos seus pecados.

É impossível que compreendamos totalmente a relação entre a soberania de Deus e a responsabilidade do homem. Somente Deus sabe totalmente como estas duas coisas trabalham juntas em Seu plano de salvação. Provavelmente mais do que com qualquer outra doutrina, é crucialmente importante que, no que diz respeito a esse assunto, admitamos a nossa incapacidade de compreender totalmente a natureza de Deus e o nosso relacionamento com Ele. Ir longe demais para qualquer lado resulta em uma compreensão distorcida da salvação.

A Bíblia deixa claro que Deus sabe quem será salvo (Romanos 8:29; 1 Pedro 1:2). Efésios 1:4 nos diz que Deus nos escolheu “antes da fundação do mundo”. A Bíblia descreve várias vezes os crentes como os “escolhidos” (Romanos 8:33; 11:5; Efésios 1:11; Colossenses 3:12; 1 Tessalonicenses 1:4; 1 Pedro 1:2; 2:9) e “eleitos” (Mateus 24:22,31; Marcos 13:20, 27; Romanos 11:7; 1 Timóteo 5:21; 2 Timóteo 2:10; Tito 1:1; 1 Pedro 1:1). O fato dos crentes serem predestinados (Romanos 8:29-30; Efésios 1:5, 11) e eleitos (Romanos 9:11; 11:28; 2 Pedro 1:10) para a salvação é totalmente claro.

A Bíblia também diz que somos responsáveis por receber a Cristo como Salvador - tudo o que temos que fazer é acreditar em Jesus Cristo e seremos salvos (João 3:16, Romanos 10:9-10). Deus sabe quem será salvo, Deus escolhe quem será salvo e nós temos que escolher a Cristo para sermos salvos. É impossível que uma mente limitada compreenda como estas três coisas trabalham juntas (Romanos 11:33-36). Nossa responsabilidade é levar o Evangelho a todo o mundo (Mateus 28:18-20; Atos 1:8). Devemos deixar a parte que diz respeito à presciência, eleição e predestinação nas mãos de Deus, simplesmente sendo obedientes em compartilhar o Evangelho.

Em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário