terça-feira, 2 de julho de 2013

Você Pergunta... A Bíblia Responde #3




Supondo que surgisse uma seita cristã, com diversas semelhanças com o cristianismo, mas sendo ela diferente por Jesus não ter o nome de "Jesus", por Deus possuir outros nomes, por acreditar-se em outras coisas "secundárias" que diferem da doutrina cristã, como por exemplo: Acreditar que a mulher é a "cabeça" da família ao invés dos homens, possuir algum ritual que eles precisem beber sangue de animal (muitos cristãos não consideram consumo de sangue errado, tal como aquele sangue no churrasco, nesse caso beber sangue seria apenas algo estranho). Resumindo, essa seita seria igual ao cristianismo mas com alguns conceitos secundários diferentes (muitos cristãos entre si possuem essas diferenças secundárias, tal como o uso correto ou não de tatuagens etc...) Então, eles poderiam ir para o céu? agora supondo que eles acreditassem que o cristianismo fosse falso, mas o deles verdadeiro, ainda poderiam ir para o céu?


A salvação apenas é possível através de Jesus Cristo.

João 14:6 “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”

Não existe maneira, segundo as Escrituras Sagradas, de uma pessoa ser salva senão através de Jesus Cristo.

E isso acontece mediante a fé, crer que o Cristo relatado na Bíblia é o filho de Deus que veio ao mundo, morreu, pagando uma dívida que era minha, ressuscitou e hoje vive.

Jesus é o único caminho para a salvação porque Ele é o Único que pode pagar o preço pelos nossos pecados (Romanos 6:23). Nenhuma outra religião ensina a profundidade ou seriedade do pecado e das suas consequências. Nenhuma outra religião oferece o pagamento infinito que só Jesus poderia dar pelo pecado. Nenhum outro “fundador religioso” foi Deus vindo como homem (João 1:1,14) – a única forma pela qual um débito infinito poderia ser pago. Jesus tinha que ser Deus para que pudesse pagar nosso débito. Jesus tinha que ser homem para que pudesse morrer. A salvação está disponível apenas pela fé em Jesus Cristo! “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4:12).

Essa é a questão principal e que depende toda a nossa salvação, existem entretanto, questões “secundárias” como você citou, algumas dessas questões são de fácil elucidação, outras nem tanto. Por exemplo: acreditar que a mulher é a “cabeça” da família é uma posição claramente contrária às Escrituras (1Co 11:3, 1Tm 2:12-13, Ef 5:23).

Um cristão verdadeiro, terá a Bíblia como regra de fé para sua vida, acreditará que ela é infalível, inerrante e totalmente suficiente e seguirá com humildade todo o ensino claro que ela transmite. Buscará o estudo zeloso e não acrescentará nenhum ensino, muito menos seguirá um caminho contrário ao dela.

Já questões como o uso ou não de tatuagens é uma questão bem mais ampla e difícil de se conseguir um consenso, entrando, podemos enquadrar esse assuntonas questões de escândalo explicadas por Paulo em 1Co 8. Outro exemplo seria o pedobatismo, onde não existe consenso entre diversas denominações cristãs. Mas questões como essas de maneira alguma influenciam na salvação de uma pessoa. Apesar de não concordarem com alguns desses pontos secundários continuam crentes em Jesus Cristo como seuSenhor e Salvador.

Claramente através do ensino da Palavra de Deus nenhum grupo de pessoas que não se sujeitem as Escrituras, por mais que suas doutrinas e ensinamento sejam parecidos com o cristianismo, jamais encontrará a salvação por esse caminho. Existe apenas um cristianismo autêntico e verdadeiro.

Se eu creio em Jesus Cristo, eu amo e guardo as Leis do Senhor, ou seja, todos os mandamentos e ensinos da Bíblia. João 14:21 “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.”

Se eu creio em coisas diferentes, ou ensinos contrário aos da Bíblia, então não sou de fato um cristão, não sou de fato um seguidor de Jesus Cristo, e, consequentemente não serei salvo.



Leia mais sobre o assunto em questão aqui:

Para mais perguntas sobre a Bíblia acesse: http://www.gotquestions.org/Portugues/

Um comentário:

  1. Penso que um ponto a ser relacionado com questões secundárias, ou erros teológicos está ligado ao resultado, existem questões secundárias que não devem causar divisões, por si só não são prejudiciais no correto entendimento das Escrituras, mas dificilmente um erro teológico não continua no "efeito dominó", trazendo sérios problemas a outras áreas, esta muitas vezes fundamentais. Cada caso é muito específico.

    ResponderExcluir